fbpx
16.9 C
Tomar

Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes à Covid-19

Relacionadas

Centro de Natureza da Póvoa inaugura este sábado

Este sábado, dia 2 de julho, inaugura pelas 11h00 nas instalações da antiga escola primária da Póvoa...

Voluntários das Paróquias de Tomar festejaram S. João com a comunidade

Um grupo de voluntários e amigos da Paróquia de Santa Maria promoveram, no passado domingo, dia 26...

Obras de conservação e restauro do Convento de Cristo inibem acesso ao monumento

As obras de conservação e restauro das fachadas e coberturas da Nave Manuelina e Charola irão inibir...

O Centro Hospitalar Médio Tejo vai abrir, a partir de 6 de dezembro, os seus Serviços de Patologia Clínica à população, e possibilitar, mediante marcação, a realização de testes à Covid, todos os dias úteis, nas três Unidades e também aos sábados, apenas na Unidade de Tomar.

Os testes podem ser solicitados por qualquer cidadão e para quaisquer fins, independentemente de o motivo estar ou não relacionado com a visita ou acompanhamento de doentes internados no CHMT. O preço dos testes à Covid varia entre os €20 (teste de antigénio) e os €45 (teste PCR).

As excecionais condições existentes dos Laboratórios de Patologia Clínica do CHMT, quer em termos de recursos humanos, quer em termos de equipamentos, permitem às três Unidades hospitalares oferecer este serviço complementar à população. Trata-se de uma inovadora iniciativa do CHMT a nível nacional, que tem como objetivo contribuir para o esforço de testagem nacional, com vista ao controlo da pandemia, oferecendo à comunidade e aos utentes servidos pelos três hospitais do CHMT, uma resposta de proximidade e qualidade, dentro da esfera do Serviço Nacional de Saúde.

Para a realização de testes de COVID-19 nos hospitais do CHMT, os utentes deverão efetuar a marcação do teste para o número de telefone central de cada uma das Unidades, solicitando encaminhamento da chamada para o Laboratório de Patologia Clínica. Em alternativa, o pedido poderá ser remetido de forma eletrónica para o mail SPC_marcacao_Covid@chmt.min-saude.pt. No pedido, o utente deverá referir em que Unidade hospitalar do CHMT pretende realizar o teste.

Os testes realizam-se de segunda a sexta-feira, a partir das 11h00 em qualquer Unidade (Abrantes, Tomar ou Torres Novas), e aos sábados, a partir das 13h00, na unidade de Tomar. O resultado do teste será comunicado ao utente até final do dia da realização do mesmo.

A testagem é a ferramenta central para o controlo da pandemia e para travar o aumento das cadeias de contágio numa época tão crítica como a do inverno e Natal”, refere Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, acrescentando: “Com a entrada do Estado de Calamidade em Portugal, está a verificar-se uma maior procura de testes COVID, devido às medidas complementares que estão em vigor. O CHMT não quis ficar alheio a este esforço e graças ao dinamismo do Diretor do Serviço de Patologia Clínica, reuniu esforços humanos e técnicos dos seus laboratórios para reforçar a sua capacidade de resposta, e assim poder oferecer à população uma alternativa de testagem dentro do Serviço Nacional de Saúde, e com custos mais reduzidos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Centro de Natureza da Póvoa inaugura este sábado

Este sábado, dia 2 de julho, inaugura pelas 11h00 nas instalações da antiga escola primária da Póvoa...

Voluntários das Paróquias de Tomar festejaram S. João com a comunidade

Um grupo de voluntários e amigos da Paróquia de Santa Maria promoveram, no passado domingo, dia 26 de junho, junto da igreja...

Obras de conservação e restauro do Convento de Cristo inibem acesso ao monumento

As obras de conservação e restauro das fachadas e coberturas da Nave Manuelina e Charola irão inibir o acesso ao Convento de...

“Gala Vinhos do Tejo 2022” distingue Rosé da “Herdade dos Templários” e dinamismo da “Encosta do Sobral”

Realizou-se na noite de sábado, 25 de junho, a “10.ª Gala Vinhos do Tejo 2022”, que juntou mais...

Igreja de S. João Baptista: conclusão das obras adiada para o final de 2022

Foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara, na segunda feira, a prorrogação do prazo para a conclusão das obras de requalificação...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -