Mais um sofrimento… que valeu três pontos! Apesar da forte pressão do adversário, sobretudo nos últimos minutos, o U. Tomar conseguiu arrancar uma vitória, por 1-2, na visita a Salvaterra de Magos, em jogo a contar para a jornada 11 do principal campeonato de futebol da Associação de Futebol de Santarém.
A equipa unionista adiantou-se e permitiu o empate na primeira parte, mas ainda teve a eficácia necessária para voltar ao comando do marcador, mantendo, assim, a liderança isolada do campeonato distrital (tem mais um ponto que o Rio Maior e mais oito que o Mação).
Foi um embate com duas partes bem distintas. Na primeira mandou o U. Tomar… O costa-marfinense Siaka Bamba foi o protagonista dos primeiros minutos, em três ocasiões que não tiveram a melhor finalização: três remates, um deles de cabeça, ao lado da baliza salvaterrense.
Henrique Matos e Pedro Pires, nos minutos seguintes, não tiveram melhor sorte na conclusão dos lances de ataque… porque a bola chegou às mãos do guardião David Lourenço.
Mas o U. Tomar marcou mesmo, no minuto 25: Tiago Vieira colocou a bola nas costas da defesa e Wemerson Silva tocou-a por cima do guarda-redes… abrindo assim o marcador (0-1).
Na outra baliza, logo no minuto imediato, o guardião Ivo Cristo evitou o golo do empate… por três vezes: primeiro num remate frontal, de longe, e depois nas duas recargas, da direita, de Pedro Duarte.
Com paciência, a equipa unionista tentava circular a bola… preparando o ataque e retirando a iniciativa ao adversário. Contudo, uma perda de bola na sua zona defensiva, no minuto 37, esteve na origem do golo do empate: cruzamento imediato e, em velocidade pela esquerda, surgiu Pedro Duarte a finalizar sem hipóteses para Ivo Cristo (1-1).
Voltou o U. Tomar ao ataque, embora, mais uma vez, sem a melhor finalização: o remate de Tiago Vieira foi bloqueado por um adversário… e, numa sequência de cantos, o guarda-redes David Lourenço evitou o golo ao desviar a bola por cima da trave!
O segundo tempo começou com um grande susto para a baliza tomarense: cruzamento da esquerda, falhanço de um defesa… e a bola passou rente ao poste esquerdo!
Perante a maior pressão do adversário, a equipa de Filipe Pinto apostava em rápidas transições… e criou três ou quatro situações onde só faltou melhor finalização! Mas, no minuto 59, Chrystian Pedroso (que seis minutos tinha entrado para o lugar do lesionado Wemerson Silva), na zona frontal, ganhou na luta pela bola com um adversário e rematou certeiro, para a direita de David Lourenço: 1-2.
A partir daqui, com um futebol mais direto, o Salvaterrense colocou à prova a coesão, entreajuda e capacidade de sofrimento dos unionistas.
Ainda assim, sempre que podia, o U. Tomar voltava ao ataque, mas Chrystian Pedroso não conseguiu acertar na baliza e Anderson Nascimento, também em duas ocasiões, rematou fraco… e, no minuto 84, acertou no poste direito!
Já em período de descontos, a equipa da casa criou duas boas oportunidades: num canto, na direita, o suplente Quaresma finalizou, de cabeça, à trave da baliza tomarense; na sequência de um livre, na esquerda, surgiu o remate frontal e uma tentativa de desvio… e a bola acabou nas mãos de Ivo Cristo!
Triunfo muito suado do U. Tomar… Contudo, equipa unionista podia ter amealhado uma vantagem confortável na primeira parte, para enfrentar a previsível reação do adversário.
Na próxima jornada do campeonato, agendada para dia 5 de dezembro, o U. Tomar recebe o U. Almeirim (15h00).
Antes, na quarta feira (1 de dezembro, feriado, 15h00), visita Ferreira do Zêzere, para a pré-eliminatória da Taça do Ribatejo.
Outros resultados desta jornada 11: Benavente-Samora Correia, 0-1; Amiense-Fazendense, 1-1; Abrantes e Benfica-Alcanenense, 0-1; Cartaxo-Rio Maior, 1-2; U. Almeirim-Atl. Ouriense, 0-1; Ferreira do Zêzere-Torres Novas, 1-2; Glória do Ribatejo-Mação, 1-1.
Resultado da jornada 21 (realizado no dia 24): U. Almeirim-Mação, 0-1.