Frustrante! Um golo de Nicolas Barbieri, a apenas 22 segundos do final, impediu o Sp. Tomar/IPT de trazer os três pontos de Itália, em jogo da primeira jornada do Gupo A da Liga Europeia de hóquei em patins.
A equipa tomarense, em estreia na principal competição europeia, comandou o marcador no recinto do Amatori Lodi, mas a forte pressão final da equipa italiana acabou por resultar num empate, a quatro golos.
Alberto Greco adiantou a equipa leonina, no oitavo minuto, ao desviar a bola para a sua própria baliza… após passe da esquerda de Guilherme Silva.
Os leões de Tomar conseguiam disputar o jogo em toda a pista, colocando em sobressalto a baliza defendida por Valentín Grimalt.
Rúben Sousa, já no minuto 16, permitiu a defesa do guardião argentino na cobrança de um livre direto (cartão azul a Alberto Greco por falta sobre Sousa).
Embora não tendo conseguido aproveitar o tempo de superioridade numérica, o Sp. Tomar/IPT chegou ao segundo golo no minuto 21, num forte remate frontal de Filipe Almeida.
Mas a resposta do Amatori Lodi surgiu logo no minuto imediato, pelo espanhol Jordi Méndez, numa recarga após defesa de Francisco Veludo.
O avanço dos leões foi reforçado (1-3) logo no terceiro minuto da segunda parte, por Caio, em forte remate da esquerda.
Jordi Méndez reduziu volvidos dois minutos, na cobrança de uma grande penalidade (corte irregular de Ivo Silva).
E o empate, a três golos, demorou mais cinco minutos, por Alberto Greco, em excelente jogada individual finalizada da direita.
A décima falta do Amatori Lodi levou Tomás Moreira para a marca de livre direto, mas Grimalt opôs-se, por duas vezes, com sucesso ao número 7 leonino. No entanto, já dentro do minuto 37, num contra-ataque, Moreira atirou forte da esquerda… e recolocou a equipa tomarense de novo no comando do marcador (3-4).
Caio, no minuto seguinte, teve uma excelente oportunidade (livre direto por cartão azul a Romeo D’Anna) para reforçar a vantagem, mas, depois de levantar a bola, finalizou… ao lado!
Mais uma vez, a equipa de Nuno Lopes não tirou partido da superioridade numérca…
Os últimos minutos foram de grande pressão do Amatori Lodi, em busca do golo do empate, mas Francisco Veludo esteve em excelente nível na defesa da sua baliza. A equipa de Pierluigi Bresciani, entre outras oportunidades, dispôs de dois livres diretos (décima e 15.ª faltas do Sp. Tomar/IPT): Veludo negou o golo aos espanhóis Enric Torner e Jordi Méndez.
Contudo, a 22 segundos do final, num lance de contra-ataque, Nicolas Barbieri recebeu um passe… e finalizou rapidamente da direita, sem hipóteses para o guardião leonino.
Tal como no último jogo para o campeonato (3-3, em casa, frente à Juv. Viana, na quarta feira), um melhor aproveitamento das situações de bola parada (e do power-play) teria certamente permitido ao Sp. Tomar/IPT a conquista dos três pontos.
No outro encontro do Grupo A, também disputado nesta noite de sábado, o Trissino (Itália) foi vencer ao recinto do La Vendéenne (França) por claro 2-5.
Na próxima jornada, agendada para 11 de dezembro, o Sp. Tomar/IPT recebe o La Vendéenne (18h00).
Foto: Facebook Amatori Wasken Lodi