Foi um fim de semana (24 e 25 de julho) de decisões na Taça de Portugal de Downhill (DHI), com a final em Lorvão, Penacova, marcada pela chuva, na descida da tarde.
A última prova da Taça de Portugal viu Gonçalo Bandeira (Individual) conquistar o título em Elites Masculinos, num dia em que o vencedor foi José Borges (Clube BTT Matosinhos), com o tempo de 02:18.315.
Já em Elites Femininas foi Margarida Bandeira (Casa do Povo de Abrunheira) a dominar (03:30.750), vencendo a prova e o ranking da Taça de Portugal.
O tomarense Francisco Sousa (Team Ribeirense DH) conseguiu o oitavo lugar (02:29.073) nesta terceira e última etapa, bem como no ranking geral da Taça de Portugal, onde, dentro do top-15, estão nomes como o de Amaury Pierron (campeão da Taça do Mundo em 2018 e 2019) ou Thibaut Dapréla (n.°1 do Ranking Mundial), entre outros.
“Foi um fim de semana muito divertido. A última prova é sempre uma grande festa, a pista era pequena e rápida, sabíamos que os tempos iam ser apertados, mas o pó era tanto que não permitia descer uns atrás dos outros nos treinos e perceber se estávamos rápidos ou não, tão depressa íamos bem, como ao mais pequeno deslize podíamos deitar tudo a perder. Decidi fazer uma qualificação controlada para ‘estudar’ os meus adversários e ver onde podia arriscar na final. Mas sendo um desporto ao ar livre, estamos sujeitos a vários factores. A meteorologia não esteve do nosso lado – de um momento para o outro começou a chover bastante. Eu e cerca de 15 atletas que faltavam descer, apanhámos uma pista completamente diferente, com lama e escorregadia, era ainda mais fácil cometer erros. Os tempos começaram a cair e todos estavam a piorar relativamente à qualificação. Decidi arriscar, mas cometi dois erros que me saíram caros, e neste deporto não existe espaço para erros. Mesmo assim fico feliz por ter feito uma Taça bastante consistente, mesmo com todas as incertezas que a pandemia tem causado. Resta-me agradecer a todos os que têm tornado isto possível. Agora é tempo de descansar e em breve começar a preparar a próxima época”, referiu no final o piloto de Tomar.