Estamos em plena época alta nas competições das modalidades gímnicas. Atletas e demais envolvidos já não estavam habituados a este ritmo tão intenso depois de meses e meses de espera!
No passado fim de semana o Ginásio Clube de Tomar (GCT) participou na Scalabis Cup, competição internacional de trampolins, e no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão em ginástica acrobática.
Entre os dias 8 e 10 de julho decorreu em Santarém mais uma competição de trampolins de elevada importância e nível competitivo, pois contou com a presença de 480 ginastas de cinco países. A comitiva do GCT contou com seis ginastas, os treinadores André e David Graça e a dirigente Ana Paula Lopes.
Esta prova servia também, para os portugueses presentes, de apuramento para a Competição Mundial por Grupos de Idades (CMGI). Ou seja, o nível estava muito elevado!
Mais uma vez, os ginastas honraram as cores do GCT e obtiveram resultados muito interessantes para o pouco tempo de treino que tiveram até agora. Destaque para o segundo lugar por equipas em duplo minitrampolim no escalão sénior.
Quanto ao apuramento para CMGI, Martim Lopes está muito bem encaminhado!
Os resultados dos atletas do GCT nesta prova foram os seguintes:
Duplo minitrampolim
Escalão menos de 12 anos: 12.º lugar – Martim Lopes (quarto português).
Escalão menos de 16 anos: 32.º – Domingos Lebre (18.º português).
Escalão menos de 21 anos: 20.º – Pedro Duarte (14.º português).
Seniores: 9.º – André Graça (quinto português); 11.º – David Ferreira (sexto português); 16.º – David Graça (nono português).
Equipas: GCT – segundo lugar.
Trampolim individual
Escalão menos de 12 anos: 10.º lugar – Martim Lopes (terceiro português).
No domingo, 11 de julho, foi a vez da ginástica acrobática entrar em ação. A prova decorreu nas instalações do Ginásio Clube de Tomar (GCT) porque, infelizmente, nesta divisão apenas participaram ginastas de Tomar.
A pandemia fez estragos muito grandes nesta modalidade em todo o país e o distrito de Santarém não foi exceção. Graças ao enorme esforço de ginastas, pais, treinadores, dirigentes e amigos, o GCT conseguiu manter as modalidades em atividade.
Nesta prova o GCT esteve representado por 11 ginastas, pelas treinadoras Diana Lourenço, Joana Freitas e Márcia Godinho e pelos dirigentes Miguel Graça, Elsa Silva e Sandra Vieira.
Além das juízas da modalidade Patrícia Sobreira e Margarida Pereira, estiveram presentes também as ex-ginastas Maria Rita Silva e Bárbara Bento, que sempre que os seus estudos no ensino superior o permitem, estão presentes para ajudarem.
Um agradecimento especial a mais dois amigos que colaboram com o GCT: o Mário Pinto, no controlo do som e apresentação da prova, e o Hugo Alves, no registo fotográfico.
Por último, mas não menos importantes, os pais dos ginastas, que ajudaram na preparação e desmontagem do evento.
Este campeonato, além de atribuir o título de campeão distrital, servia também de apuramento para o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão em ginástica acrobática. Esta prova irá decorrer nos dias 24 e 25 de julho. Todos os atletas foram apurados para a prova maior!
Os resultados alcançados foram os seguintes:
Juvenis
Grupos femininos: 1.º lugar – Núria Mendes/Lara Neves/Beatriz Neves (campeãs distritais); 2.º – Leonor Bragança/Leonor Estrela/Sofia Graça.
Juniores
Grupos femininos: 1.º – Matilde Estrela/Maria Batista/Maria Calafate (campeãs distritais).
Pares mistos: 1.º – Maria Marques/Nuno Nogueira (campeões distritais).