Entre os dias 8 e 11 de julho, em Tallinn, capital da Estónia, realizou-se o Campeonato da Europa de Sub-23, organizado pela European Athletics e destinado aos atletas desse mesmo escalão.
Portugal levou os 33 atletas que alcançaram marca de qualificação nas diferentes disciplinas do atletismo. Manuel Dias obteve o ‘passaporte’ para estes campeonatos quando se sagrou vice-campeão nacional de provas combinadas, em Vila Real de Santo António, ao terminar com o registo de 7323 pontos.
Manuel partia para esta aventura com o intuito de melhorar a sua marca e obter uma classificação digna e honrosa para o próprio, para Portugal e também para a sua cidade.
O atleta do U. Tomar excedeu tudo isso, ao somar mais 77 pontos à sua anterior marca, terminando este decatlo com uns impressionantes 7400 pontos. Alcançou, com este somatório, o 14.º lugar (tinha a 20.ª melhor marca à entrada para esta competição). Ou seja, mais uma brilhante prestação num grande palco como é o Campeonato da Europa de Sub-23.
Composto por dez disciplinas, o Decatlo teve o seu início no sábado, 10, de manhã, com os 100 metros, onde Manuel Dias alcançou um novo recorde pessoal ao terminar em 11’’08.
Seguiu-se o salto em comprimento: o tomarense esteve muito próximo do seu melhor ao saltar 7,13m.
E finalizou a primeira jornada com mais um novo recorde pessoal, desta feita no lançamento do peso, ao arremessar o engenho (de 7,26kg) a 12,74m.
No início da segunda jornada, no mesmo dia mas à tarde, Manuel realizou mais uma marca muito próxima do seu melhor: transpôs a fasquia a 1,84m no salto em altura (a fasquia seguinte foi a 1,87m, marca que seria um novo recorde pessoal para o atleta unionista).
Na sempre difícil e exigente prova de 400 metros que corresponde ao final do primeiro dia, Manuel esteve mais uma vez ao seu melhor nível: terminou a volta à pista em 49’’68, ficando a apenas dois centésimos de segundo do seu melhor de sempre.
Manuel seguia na 14.ª posição no final do primeiro dia de competição, com um total de 3829 pontos… E com tudo em aberto para alcançar um novo recorde pessoal!
Logo bem cedo, no domingo, bom registo para o tomarense na prova de 110 metros barreiras ao finalizar com o tempo de 15’’35. E de seguida lançou o disco (de 2kg) a 39,54m.
Ainda no período da manhã, no salto com vara, com condições adversas devido ao vento que se fazia sentir no estádio, Manuel terminou com a boa marca de 4,60m.
Na derradeira jornada, domingo à tarde, no lançamento do dardo, o atleta do U. Tomar realizou a sua melhor marca da presente temporada ao lançar o engenho (de 800g) a 49,62m.
Chegou então a última prova, os 1500 metros, conhecida entre os atletas de Decatlo como a ‘maratona’ devido ao cansaço acumulado de dois dias de competição, o que tornam as três voltas e dois terços à pista ainda mais exigentes quer a nível físico como mental. E se há ‘disciplina’ onde o atleta ribatejano é bastante acima da média, é na parte mental. Por isso, liderou esta última prova cerca de 1000 metros em busca da melhor marca possível… e terminou com o registo de 4’31’’49.
Feitas as contas, Manuel Dias concluiu o Decatlo com um novo recorde pessoal de 7400 pontos. Ou seja, subiu a quinto melhor português de sempre nesta disciplina. Foi também, como já referido, o 14.º melhor da Europa nestes campeonatos.
Está portanto de parabéns o atleta tomarense, bem como o seu treinador, Tiago Madureira.
SA UFCIT