Na cidade da Maia, distrito do Porto, realizou-se, nos dias 26 e 27 de junho, a principal competição de pista do calendário português, os Campeonatos de Portugal, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Foram cinco os atletas do U. Tomar que estiverem presentes entre a elite da modalidade nacional. E o destaque vai para Margarida Mota e Manuel Dias, que conseguiram subir ao pódio nesta competição nacional.
Margarida Mota terminou a sua prova de salto em altura na terceira posição, superando a fasquia a 1,60m.
A tomarense fez um concurso bastante bom, transpondo todas as fasquias a que se propôs à primeira tentativa, falhando apenas a 1,64m.
Manuel Dias, que continua a sua preparação para o Campeonato da Europa de Sub-23, onde irá representar Portugal no Decatlo, participou nas provas de salto com vara e 110 metros barreiras.
Na primeira jornada, no sábado, Manuel subiu também à terceira posição do pódio ao bater o seu recorde pessoal no salto com vara, transpondo a fasquia a 4,80m.
No domingo, o atleta unionista ficou muito perto de chegar à final – terminou no nono lugar com a marca de 15’’25.
Carlota Gonçalves alcançou a sua melhor marca da presente temporada na disciplina de salto com vara. A unionista superou a fasquia a 3,05m – ainda tentou a altura de 3,20m, que, em caso de superação, seria o seu recorde pessoal igualado.
João Valente alcançou igualmente um excelente lugar dentro do top-10, na distância de 5000 metros. Ao correr as doze voltas e meia à pista em 14’32’’91, João alcançou a sua melhor marca da época.
Beatriz Guilherme estabeleceu um novo recorde pessoal na distância de 400 metros barreiras, terminando na 14.ª posição nacional com o registo de 68’’62.
SA UFCIT