Fábrica das Artes: um novo espaço cultural na “A Moagem”

0
4182

Desde quarta feira, dia 16, que Tomar passou a contar com uma nova oferta cultural, em pleno centro da cidade, no edifício da Moagem A Portuguesa, estrutura que data de 1912 e é parte integrante do Complexo Cultural da Levada de Tomar.

Numa primeira fase engloba a instalação de oficinas de artes tradicionais ligadas à Festa dos Tabuleiros, no piso térreo, nomeadamente: oficina de latoaria com a artesã Otília Marques, oficina de cestaria com o artesão José Henriques, oficina de olaria tradicional com o artesão Celestino Marques e oficina de flores de papel e rodilhas com a artesã Maria Vitória Simões. Nos três primeiros pisos podem ser visitadas as oficinas e ateliers criativos ali instalados e que contam com a presença do artista têxtil João Bruno Videira, no piso 1, Dawn Mendonça e Bill Rivers com atelier de pintura no piso 2 e João Pinto Costa com oficina de cerâmica no piso 3. O último piso fica reservado para residências artísticas, com carácter temporário, sendo o primeiro convidado Mário Bicho com a arte da joalharia.

O projeto “A Moagem – Fábrica das Artes” pretende afirmar-se como um polo de fruição cultural, de atração turística e que seja reconhecido como uma referência a nível nacional e internacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here