Marcar um golo, logo na fase inicial (e praticamente na única oportunidade que criou…), e ser competente a defender! Estas duas virtudes bastaram ao Coruchense para vencer em Tomar (0-1) e, ao somar três pontos, garantir o primeiro lugar (e a conseguente subida de divisão) no principal campeonato da Associação de Futebol de Santarém.
A equipa de Coruche tem agora nove pontos de avanço sobre o Cartaxo, segundo classificado, quando faltam apenas duas jornadas para o final do campeonato (ou seja, da primeira volta).
Já o U. Tomar, com esta terceira derrota na competição distrital, desceu para a quinta posição, atrás de Coruchense, Cartaxo, Abrantes e Benfica e Mação.
Com algumas ausências de vulto, nomeadamente Nuno Rodrigues e Siaka Bamba, a equipa unionista ficou em desvantagem logo no minuto 5: Rafael Alturas recuperou a bola na esquerda, rematou forte… Nuno Ribeiro sacudiu a bola para a frente e, na recarga, o número 51 do Coruchense abriu o marcador (0-1).
A equipa tomarense demorou um pouco a reagir a este golpe madrugador… e, já no minuto 32, Nuno Ribeiro travou a finalização de Kevin Roxenborg, após cruzamento de Marco Véstia, da direita.
Um mau alívio de Alireza Alipour (Ali), volvidos quatro minutos, ofereceu uma excelente oportunidade a Tiago Vieira, para repor o empate… Mas o guarda-redes do Coruchense redimiu-se com uma excelente defesa… e Leandro Filipe, na recarga, atirou ao lado!
Fábio Luzio, passados mais dois minutos, também viu o guardião iraniano negar-lhe o golo, em remate da direita, após assistência de Cláudio Major.
Na terceira situação de golo, Fábio Luzio arrancou um bom cruzamento da direita e Hélio Ocante finalizou de cabeça… para a mãos de Ali!
O treinador Filipe Pinto (na bancada devido a castigo) refrescou o ataque, logo no início da segunda parte, com Chrystian Pedroso e Tiago Luzio. Mas o acerto defensivo do Coruchense não permitiu muitas veleidades aos unionistas…
Ainda assim, frente a um opositor que praticamente abdicou do ataque, o U. Tomar criou três ou quatro boas situações de golo. Leandro Filipe, no minuto 75, atirou da esquerda… para defesa segura de Ali.
Um cruzamento de Ricardo ‘Riscas’ Simões, já depois da meia hora desta segunda parte, obrigou o guardião iraniano a ação acrobática, para desviar a bola sobre a trave.
Volvidos três minutos (80’), Ali desviou um remate de Leandro Filipe… e a bola foi embater no poste direito da baliza do Coruchense! Chrystian Pedroso finalizou de cabeça… a rasar o poste esquerdo.
Tiago Luzio, já no quarto minuto da compensação, rematou da zona frontal… desta vez a rasar a trave!
O golo madrugador de Rafael Alturas acabou por fazer a diferença no marcador… e, com isso, garantir a festa da equipa de Coruche.
Outros resultados desta jornada 13: Abrantes Benfica-Amiense, 0-0; Entroncamento-Moçarriense, 3-1; Glória Ribatejo-Ferreira Zêzere, 2-2; Rio Maior-Riachense, 6-0; Samora Correia-Mação, 0-2; Torres Novas-Alcanenense, 1-1; Fazendense-Cartaxo, 0-2.
Em estaque está também a U. Santarém: o clube da capital do distrito apurou-se, hoje, domingo, para a Liga 3 ao empatar sem golos no terreno do Alverca.
Este resultado decidiu os dois apurados da Série 6 do Campeonato de Portugal: o Alverca é primeiro classificado, com 11 pontos, e a U. Santarém está no segundo lugar, com oito. Marinhense e Condeixa têm ambos quatro pontos, quando falta apenas uma jornada.