O tomarense Francisco Sousa (Team Ribeirense DH) saiu de Boticas, no passado domingo, com o 17.° lugar da ‘geral’ e quinto melhor português, em competição com a elite mundial do BTT.
Esta segunda prova da Taça de Portugal de Downhill ficou marcada pela forte afluência de atletas estrangeiros, nomeadamente alguns dos melhores do mundo, num total de 230 inscritos.
“Cheguei a Boticas sem a certeza se ia competir. Na semana passada tive duas quedas fortes que me deixaram bastante maltratado. Decidi experimentar e, no sábado, durante os treinos, vi que conseguia alinhar na corrida de domingo, apesar de estar a faltar a confiança para ‘largar travão’, com a metrologia a complicar ainda mais as coisas. No final não podia estar mais satisfeito – acabar dentro do top-20 numa prova C1 (categoria internacional) e a correr contra alguns ‘tubarões’ do mundial, é sempre motivo de orgulho, além da experiência enriquecedora”, salientou o atleta tomarense, que terminou a final com o tempo de 2’21’’267.
Os corredores franceses estiveram em destaque nesta prova na região do Alto Tâmega: Amaury Pierron e Myriam Nicole, ambos da Commençal/Muc Off, venceram as corridas dos escalões de Elite.
A prova masculina foi emocionante, com os três primeiros separados por menos de um segundo. Thibaut Dapréla (Commençal/Muc OFF) foi o mais lesto na qualificação, colocando em 2’08”842 a marca de referência a bater na final.
Mas os adversários mais diretos do gaulês não se fizeram rogados ao desafio. Amaury Pierron foi o melhor na final, conseguindo a marca de 2’07”266. Ángel Suárez (Commençal 21) gastou mais 498 milésimos de segundo.
Thibaut Dapréla superou a marca que lhe dera o primeiro lugar na qualificação, mas não conseguiu ir além do terceiro posto final, a 941 milésimos do vencedor.
O melhor português foi Gonçalo Bandeira, sétimo classificado, a 7,536 segundos de Pierron.
Também a corrida feminina teve toque francês, mas com menos incerteza quanto à vencedora. Myriam Nicole, atual vice-campeã mundial, foi a mais rápida na qualificação e na final (2’21’’552), sempre uma larga margem sobre as adversárias.
A terceira prova da Taça de Portugal de Downhill vai realizar-se em Águeda, no dia 25 de julho. Antes disso, no dia 11 de julho, Porto de Mós recebe o Campeonato Nacional.