No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museus, assinalado hoje, 18 de maio, foi apresentado, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma nova ferramenta para os turistas, os visitantes e para os tomarenses, as visitas virtuais 3D.
Segundo a vereadora Filipa Fernandes, o município tem por hábito assinalar este dia “com algo diferenciador” e este ano é com esta ferramenta que vai permitir explorar um pouco mais sobre o nosso património.
Acedendo a https://www.visit-tomar.com/, poderão ser feitas visitas virtuais à capela de Santa Iria, à Casa Memória Lopes-Graça, à Central Elétrica, à Igreja Santa Maria do Olival, à Igreja de S. João Baptista, ao Núcleo de Arte Contemporânea e à Sinagoga.
Sendo certo que estas visitas não substituem a visita presencial, “irão certamente despertar a atenção para se ver de perto os nossos monumentos”, disse a vereadora. Salientou igualmente a vertente da inclusão, pois se há espaços adaptados para quem tem mobilidade reduzida, existem outros que, derivado à sua estrutura arquitetónica, não o permitem.
Disse ainda a vereadora que esta será uma ferramenta útil para as produtoras de cinema que, antes da visitação, solicitam sempre fotos e vídeos e assim podem explorar e aproveitar outras áreas.
Por fim, a vereadora convidou todos a, enquanto não puderem vir presencialmente, visitar Tomar através destas visitas virtuais 3D.