Com uma vitória robusta (0-4) em Marinhais, apesar de alguns sustos, o U. Tomar apurou-se hoje para os oitavos de final da Taça do Ribatejo.
A equipa unionista não entrou bem neste encontro, permitindo ao adversário (do segundo escalão) criar três situações claras de golo, logo na primeira dúzia de minutos. Valeu, nessas ocasiões, a má pontaria do avançado Rodrigo Loução… e ainda duas grandes defesas do guardião Ivo Cristo.
Mas aos poucos a equipa de Filipe Pinto (ficou na bancada a cumprir castigo) foi acertando marcações e assumindo mais posse de bola…. e abriu o marcador no minuto 24: cruzamento da esquerda e excelente finalização (desvio de calcanhar) de Cláudio Major, sem hipóteses de defesa para Bernardo Piedade.
Apesar do domínio tomarense, a equipa da casa voltou a criar perigo pouco depois da meia hora, mas Ivo Cristo travou o forte remate de Kevin Martins, da direita.
Hélio Ocante, logo a abrir a segunda parte, após cruzamento de Rafael Leite, surgiu solto na área e finalizou de cabeça… ao lado da baliza de Piedade! Mas, passados apenas cinco minutos, o U. Tomar reforçou mesmo a vantagem no marcador, por Leandro Filipe, de grande penalidade (falta sobre Ocante).
Hélio Ocante, mais uma vez em excelente posição, atirou de cabeça… para as mãos do guarda-redes!
No outro lado, na sequência de um contra-ataque, o Marinhais também esteve muito perto do golo: o capitão João Bartolomeu rematou da zona frontal… a rasar a trave da baliza unionista!
Volvidos quatro minutos, Cláudio Major, após cruzamento de David Vieira, da direita, rodou na área e atirou para o 0-3 (a bola ainda tabelou na trave antes de entrar na baliza).
O resultado ficou definido já no minuto 89, pelo jovem (primeiro ano de júnior) Guilherme Nunes: recebeu passe de Tiago Vieira e, frente a Piedade, atirou rasteiro e certeiro (0-4).
Ivo Cristo, no lance seguinte, voltou a brilhar… ao negar, pela terceira vez, o golo a Loução.
Outros resultados desta primeira eliminatória (1/16 avos de final): Benfica Ribatejo-Glória Ribatejo, 1-4; Alcanenense-Ferreira Zêzere, 6-0; Águias Alpiarça-Entroncamento, 0-3; Torres Novas-Moçarriense, 1-1 (5-6 g.p.); Vasco Gama-Abrantes Benfica, 0-3; Porto Alto-Salvaterrense, 1-1 (6-7 g.p.); Rio Maior-Amiense, 2-1; Atl. Ouriense-Mação, 0-4; Caxarias-Cartaxo, 0-3; Rebocho-Espinheirense, 2-5.
Nos oitavos de final, agendados para o dia 3 de junho, o U. Tomar visita o Espinheirense, do segundo escalão distrital.