10.8 C
Tomar

FC Porto e Sporting na final da Liga Europeia de hóquei em patins

Relacionadas

FC Porto ou Sporting! Um destes clubes vai levantar, pela terceira vez, o troféu da Liga Europeia de hóquei em patins. A final está marcada para as 17.30 horas deste domingo, no pavilhão do Luso.

Ao início da noite de sábado, na segunda meia-final, o Sporting, após empate, a cinco golos, no final do prolongamento, superou o Benfica no desempate por grandes penalidades.

Carlos Nicolía e Lucas Ordoñez (2) marcaram os golos da equipa encarnada no tempo regulamentar, enquanto os golos dos leões foram apontados por Matías Platero, Ferran Font e Toni Pérez.

No prolongamento, a equipa leonina esteve por duas vezes em vantagem, golos de Matías Platero e Ferran Font, mas o Benfica logrou a igualdade nas duas ocasiões, com finalizações de Sergi Aragonès e Carlos Nicolía.

Nicolía marcou para as águias e Alessandro Verona para os leões, na primeira série de cinco penáltis.

Verona voltou a bater Pedro Henriques na ‘morte súbita’; Nicolía permitiu a defesa a Ângelo Girão… e, consequentemente, o apuramento do Sporting para a final da competição.

Na primeira meia-final da final-4 da Liga Europeia, ao final da tarde de sábado, o FC Porto venceu a Oliveirense por 6-4.

A equipa de Oliveira de Azeméis entrou a todo o gás e chegou à vantagem de 0-4, golos de Jordi Bargalló, Marc Torra, Henrique Magalhães e Lucas Martínez.

Mas os dragões operaram uma sensacional reviravolta… com os golos de Ezequiel Mena (2), Carlo Di Benedetto (2), Daniel ‘Poka’ Oliveira e Xavier Barroso.

Pela primeira vez, a final-4 da Liga Europeia teve quatro equipas portuguesas. Estas quatro equipas contam, nos seus plantéis principais, com 44 jogadores. Destes, 22 são portugueses. A outra metade completa-se com 10 espanhóis (nove deles catalães), nove argentinos, dois italianos e um francês.

Curiosamente, na liderança das equipas há a mesma proporção: 50%. Oliveirense (Paulo Pereira) e Sporting (Paulo Freitas) têm treinadores portugueses; Benfica (Alejandro Dominguez) e FC Porto (Guillem Cabestany) apostaram em técnicos estrangeiros (argentino e espanhol, respetivamente).

Nas 47 edições da Liga Europeia realizadas até 2012, 42 títulos foram para Espanha e apenas quatro para Portugal (o Follonica, de Itália, conquistou, em 2005/06, o que falta nas contas).

Depois o paradigma mudou um pouco. Nas sete edições após 2012, a Espanha continuou a ganhar mais – quatro conquistas. Mas desde 2013 que a final tem quase sempre presença portuguesa (a exceção foi em 2014/15). E em três das sete finais, estiveram mesmo duas equipas portuguesas. Este ano, com quatro equipas na final-4, estava garantida uma quarta final.

E está também garantida a oitava conquista portuguesa da Liga Europeia (designada Taça dos Campeões entre 1965/66 e 1995/96 e Liga dos Campeões entre 1996/97 e 2006/07): o Sporting venceu em 1976/77 e 2018/19; o FC Porto em 1985/86 e 1989/90; o Benfica em 2012/13 e 2015/16; o Ó. Barcelos em 1990/91.

Nas 56 edições (em 2019/20 não foi disputada devido à pandemia de Covid-19), o Barcelona lidera destacadíssimo a lista de vencedores (11 clubes distintos), com 22 conquistas.

 Com hoqueipt.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Ferreira do Zêzere: XXIV Feira e Mostra de São Brás a 9 de fevereiro de 2025

A 24.ª Feira e Mostra de São Brás e a 14.ª Mostra da Tigelada, organizada pela Junta de Freguesia...

Vila Nova da Barquinha: GNR e Município assinam protocolo para implementação de sistema de videovigilância

O Comando Territorial de Santarém e o Município de Vila Nova da Barquinha, assinaram, no dia 7 de janeiro,...
- Advertisement -

Mais notícias