O Sp. Tomar/IPT perdeu em Barcelos, por 7-4, no arranque do play-off de discussão do título nacional de hóquei em patins.
Neste primeiro jogo dos quartos de final, disputado hoje, sábado, a equipa tomarense chegou ao intervalo com uma igualdade no marcador, a dois golos.
A primeira grande oportunidade do encontro surgiu logo no segundo minuto, num livre direto resultante do cartão azul mostrado a Miguel Rocha: Constantino ‘Conti’ Acevedo travou o remate do jovem Lucas Honório.
Reinaldo Ventura adiantou a equipa barcelense no marcador, já no minuto 7, após livre cobrado (de forma rápida) por Darío Giménez. Mas a resposta dos leões surgiu volvidos quatro minutos, por Filipe Almeida, na conclusão de um rápido contra-ataque.
Rúben Sousa, de livre direto (cartão azul a Reinaldo Ventura), colocou a equipa tomarense na frente do marcador, à entrada dos últimos dez minutos.
O capitão Luís Querido, também de bola parada (grande penalidade), passados dois minutos, estabeleceu o resultado da primeira parte… marcada por cinco cartões azuis!
Darío Giménez, logo no terceiro minuto da segunda parte, na cobrança de um livre direto (décima falta do Sp. Tomar/IPT), consumou a reviravolta no marcador (3-2).
Foi de grande penalidade, volvidos dois minutos, que Rúben Sousa forçou novo empate, a três golos.
Francisco Veludo negou o golo a Darío Giménez, na cobrança de um livre direto (cartão azul a Filipe Almeida). Rúben Sousa, em igual situação (décima falta do Ó. Barcelos), falhou a baliza de ‘Conti’ Acevedo.
O ‘veterano’ Reinaldo Ventura, em remate frontal, desfez a igualdade… e Darío Giménez, de livre direto (15.ª falta do Sp. Tomar/IPT), elevou para 5-3.
Ivo Silva aproveitou erro de Tomás Pereira na saída para o ataque e, avançando rápido, surgiu isolado… e reduziu para 5-4. Voltava a esperança leonina…
Contudo, passados apenas 45 segundos, Xanoca não conseguiu travar a finalização de Miguel Rocha, que, em posição frontal, repôs a diferença de dois golos (6-4).
O treinador Nuno Lopes (esteve na bancada, a cumprir o segundo de cinco jogos de castigo) ainda apostou no ataque com cinco elementos… Mas quem marcou foi o Ó. Barcelos, a 12 segundos do final, por José Pedro, fixando o resultado em 7-4.
A equipa de Barcelos ganha vantagem neste duelo… e ao Sp. Tomar/IPT, para não ser eliminado, resta ganhar o segundo jogo, em casa, no próximo sábado, 1 de maio.
Outros resultados destes quartos de final do play-off: FC Porto-Juv. Viana, 8-1; Benfica-Oliveirense, 1-2; Sporting-Valongo, 4-2.