Francisco Sousa (Team Ribeirense DH) classificou-se em 11.º lugar na primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Downhill 2021 – vertente mais radical do BTT -, realizada no Algarve, concretamente em São Brás de Alportel, no passado fim de semana, marcando o regresso das grandes competições desportivas após a paragem devido à pandemia de Covid-19.
O atleta tomarense, que na corrida final averbou o tempo de 02’53’’346 (mais 08’’934 do que o vencedor), foi o sétimo classificado entre os portugueses, numa prova que, no escalão Elite Masculino, teve a participação de muitos estrangeiros, nomeadamente espanhóis.
Neste início da época desportiva, “com muitas limitações (para treinar) devido à pandemia”, Francisco Sousa tinha avançado que o seu objetivo, além de “ajudar a equipa a somar pontos”, passava, a nível individual, por “um lugar nos 10 primeiros”. Falhou por pouco esse seu desejo!
Gonçalo Bandeira, campeão nacional de downhill (DHI), entrou da melhor forma na nova época, impondo-se nesta prova em São Brás de Alportel.
O corredor natural da Lousã puxou dos galões e não deu hipóteses à concorrência: na final, com o tempo de 02’44”412, bateu Tiago Ladeira (Miranda Factory Team), segundo classificado a 687 milésimos de Gonçalo Bandeira. O britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de São Brás) fechou o pódio, a 2,859 segundos do vencedor.
A família Bandeira destacou-se também na categoria feminina de elite. Margarida imitou o irmão Gonçalo e suplantou a concorrência ao cumprir a descida final em 03’36”503, menos 49,731 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira).
Devido ao contexto da pandemia, esta primeira prova da época realizou-se sem a presença de público.
A segunda prova da Taça de Portugal de DHI está agendada para o dia 16 de maio, em Boticas.