Francisco Sousa, natural e residente em Tomar, vai dar início à época desportiva no Algarve, concretamente em São Brás de Alportel, no próximo fim de semana, 10 e 11 de abril. Será na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill 2021 – vertente mais radical do BTT -, que marca o reinício das grandes competições desportivas após a paragem devido à pandemia de Covid-19.
“O objectivo passa apenas por ajudar a equipa a somar pontos para começar a época com um bom lugar na tabela; a nível individual, um lugar nos 10 primeiros já seria bom! Ninguém vai estar a cem por cento. As incertezas sempre foram muitas; há 15 dias ninguém sabia que a prova se ia realizar. Apesar de ser um desporto individual, é preciso um suporte de pelo menos três pessoas para treinar, e supostamente só esta semana é que podíamos treinar ‘legalmente’. Tenho feito alguns treinos na Serra de Tomar, mas sempre com muitas limitações devido à pandemia. Vai ser um teste, tanto para a organização como para nós”, refere o atleta tomarense, que irá competir na categoria principal, Elites-DH.
A organização – Município de São Brás de Alportel/X-Dream/Federação Portuguesa de Ciclismo – já conta com um total de 120 inscritos, de pelos menos quatro nacionalidades.
Devido ao contexto da pandemia, a corrida vai realizar-se sem a presença de público.
Fotos: Adriano Martins