A Federação de Patinagem de Portugal (FPP) publicou ontem, segunda-feira, o planeamento revisto da época desportiva, que aponta a retoma competitiva dos escalões secundários seniores – 2.ª e 3.ª divisão e Sub-23 – em abril e a finalização dessas mesmas competições em julho.
Este novo planeamento resultou das reuniões, na passada quinta-feira, com os clubes que competem nessas divisões: ficou definida a retoma apenas em abril, o que desde logo motivou o cancelamento da Taça de Portugal – nos 16 avos de final, ainda havia 19 equipas dos escalões secundários, 15 da segunda divisão e quatro da terceira.
Segundo o novo planeamento, as competições serão retomadas no mesmo fim de semana em que está prevista a última jornada da fase regular da 1.ª Divisão: 16 (Sub-23), 17 (2.ª Divisão) e 18 de abril (3.ª Divisão), ou seja, quatro meses depois dos últimos jogos realizados.
Os clubes terão levantado algumas questões sobre a realização de jogos em julho e a FPP procurou ‘compactar’ o campeonato, seguindo sugestões apresentadas.
Assim, está previsto colocar em dia as jornadas atrasadas até 2 de maio, retomando os campeonatos o seu curso normal na semana seguinte.
Haverá duas jornadas duplas (dois jogos no mesmo fim de semana) em maio (dias 15 e 16 e 29 e 30), para as 2.ª e 3.ª divisões, e jogar-se-á ainda nos feriados de 3 e 10 de junho (duas quintas feiras).
Ainda em junho, a 26 e 27, haverá mais uma jornada dupla; já em julho, dias 3 e 4, será disputada a jornada final da fase regular dos dois campeonatos… e começa o apuramento de campeão de Sub-23.
Para o segundo fim de semana de julho, 10 e 11, já com poucas equipas envolvidas, ficam as decisões quanto a campeões e promoções. Neste mesmo fim de semana termina o Campeonato de Sub-23 (onde, na Zona Sul, participam duas equipas tomarenses, Sp. Tomar e Santa Cita).
No entanto, tudo isto fica dependente da evolução da pandemia e das consequentes medidas governamentais…
Com hoqueipt.com