A vereadora Filipa Fernandes apresentou, na reunião de câmara, na segunda feira, o relatório final sobre a campanha “Tomar Natal é no comércio local”, salientando que a iniciativa teve bastante adesão e foi bem vista pela população e comerciantes. Disse mesmo a vereadora que a visibilidade e sucesso da iniciativa levou outros municípios a solicitar as normas da iniciativa para replicarem nos seus territórios, bem como à atenção dos meios de comunicação social, incluindo duas reportagens televisivas.
Esta campanha teve um impacto direto de 324 mil euros em compras nos 112 estabelecimentos comerciais aderentes. A iniciativa do município, com o objetivo de promover as compras no comércio do concelho durante a quadra natalícia, minimizando o impacto da pandemia, implicou um investimento de 100 mil euros por parte da autarquia.
A campanha consistiu na venda de cartões de desconto por metade do valor, depois utilizados em 7151 compras que totalizaram 323.618,76 €, evitando que fossem feitas fora do concelho. Resultados que satisfizeram os comerciantes, pois, além do incremento direto das vendas, deram a conhecer os seus estabelecimentos e produtos. O maior número de vendas decorreu entre 23 e 28 de novembro.