Mais uma desilusão! O U. Tomar cedeu um empate, a dois golos, em casa, frente ao vizinho Ferreira do Zêzere, na manhã de domingo, em jogo a contar para a jornada 5 (em atraso) do principal campeonato distrital.
Depois do empate caseiro frente ao Mação (2-2) e da derrota em Fazendas de Almeirim (1-0), os unionistas tentavam voltar aos sucessos, mas, devido sobretudo à pouca eficácia, não foram além da conquista de um ponto… e estão, por isso, ainda mais afastados da luta pelo título, como assumiu o treinador Filipe Pinto.
Este embate entre vizinhos começou por sorrir aos ferreirenses, pois abriram o marcador logo no minuto 9: cruzamento da esquerda e Guilherme Oliveira (ex-U. Tomar ‘B’), de cabeça, surpreendeu o guardião Ivo Cristo (0-1).
Mas a resposta unionista foi célere: logo no minuto seguinte, em ataque pela zona frontal, Cláudio Major adiantou a bola na direita e atirou cruzado, rasteiro, restabelecendo o empate (1-1).
A equipa unionista, apesar de nova contrariedade (lesão aparentemente grave de Caio Lucas, substituído pelo também brasileiro Chrystian Pedroso), assumiu o domínio… e criou duas excelentes oportunidades para se adiantar no marcador: Tiago Vieira, no minuto 28, após passe na zona frontal, entrou na área e disparou… para grande defesa de Fábio Silva; o costa-marfinense Siaka Bamba, volvidos dois minutos, na sequência de um canto na direita, finalizou de cabeça… para nova grande defesa do guardião do Ferreira do Zêzere.
O esforço unionista deu frutos já perto do intervalo, no minuto 42: troca da bola entre vários elementos… e Cláudio Major, em mais um remate da direita, cruzado, consumou a reviravolta (2-1).
Eduardo Fortes (no primeiro jogo realizado em Tomar depois do estádio ter sido rebatizado (em julho) com o nome do seu pai, António Eduardo Fortes – Totói), treinador de Ferreira do Zêzere, reforçou a aposta atacante com Fá e Ricardo Natividade (e recuando Rafael Henriques para lateral-direito). Contudo, a equipa visitante, mesmo assumindo mais posse de bola, raramente incomodou seriamente o guarda-redes Ivo Cristo.
E o U. Tomar, sobretudo em rápidas transições, esteve por diversas vezes à beira de consolidar a vantagem no marcador… mas Chrystian Pedroso não estava numa manhã inspirada.
Embora com menos volume de ataque, a equipa ferreirense também nunca deixou de olhar para a baliza contrária… e, no minuto 79, na sequência de um livre cobrado por Fábio Silva, o suplente Leonardo Fontes, em finalização acrobática, forçou o empate, a dois golos.
Os minutos finais foram de grande pressão do U. Tomar, em busca do terceiro golo: Chrystian Pedroso, isolado, permitiu nova grande defesa a Fábio Silva… e, já no quarto minuto dos descontos, após alívio do guarda-redes para a zona frontal, Ricardo ‘Riscas’ Simões atirou… a rasar o poste direito!
Com este empate (o quarto em 10 jornadas), o U. Tomar caiu para o sétimo lugar, ultrapassado pelo Alcanenense. Embora ainda faltem cinco jornadas para terminar a primeira volta, a equipa tomarense já está a 11 pontos do líder Coruchense… que tem também já significativo avanço (sete pontos) sobre os segundos classificados, Cartaxo e Abrantes e Benfica.
Outros resultados desta jornada 5 (em atraso): Rio Maior-Glória Ribatejo, 3-0; Samora Correia-Entroncamento, 1-1; Torres Novas-Fazendense, 2-0; Coruchense-Abrantes Benfica, 5-1; Alcanenense-Amiense, 3-1; Mação-Cartaxo, 1-1; Riachense-Moçarriense, 1-1. Resultado da jornada 4 (jogo realizado no dia 23): Abrantes Benfica-Alcanenense,1-1.
No próximo dia 3 de janeiro, também em horário matinal (11h00), o U. Tomar recebe o Alcanenense, para a ronda 11 do campeonato distrital.