O decrescente número de casos positivos à Covid-19 retira o concelho de Tomar da lista de concelhos de risco elevado que passa, agora, a englobar o grupo de concelhos de risco moderado, a partir das 00h00 do dia 24 de dezembro, refere a autarquia de Tomar numa nota de imprensa enviada às redações na tarde desta segunda-feira, 21 de dezembro.
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar mantém o acompanhamento ativo das situações epidemiológicas na comunidade em geral bem como em instituições, como é o caso de escolas e lares.
Entre 14 e 19 de dezembro a situação epidemiológica no concelho revelou-se controlada. No entanto, foi detetado, no dia 20, um surto num “lar” em Asseiceira cuja situação está a ser devidamente acompanhada pela Autoridade de Saúde de Âmbito Local. Apesar de assintomáticos, 7 utentes e 3 funcionários, testaram positivo à covid-19.
De acordo com os dados enviados pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, o concelho de Tomar, na semana entre 14 e 20 de dezembro, registou 33 novos casos existindo 106 em vigilância ativa. Até à data, 587 pessoas testaram positivo à Covid-19, tendo recuperado da infeção 468.