O PSD, através do vereador Luís Ramos, apresentou, na reunião de câmara, na quarta feira, dia 9 de dezembro, uma recomendação à câmara no sentido de que a mesma realize testes à Covid-19 aos emigrantes que venham passar o Natal a Tomar.
A presidente da câmara, Anabela Freitas disse não concordar, pois “deve-se investir em testar os nossos”, considerando ainda que “as famílias têm de se organizar”.
Também o vice presidente, Hugo Cristóvão, não concordou, salientando que a realização de testes aos emigrantes passaria uma “mensagem contraditória” em relação ao que está a ser pedido às pessoas, ou seja, “que celebrem o Natal com o lote familiar mais restrito possível, evitando deslocações”.
O vereador Francisco Madureira reforçou esta recomendação, considerando que a vinda dos emigrantes vai acontecer e com a realização dos testes, essa vinda ofereceria mais confiança e segurança quer às famílias, quer aos próprios emigrantes. Além disso, segundo o vereador do PSD, a mensagem que passaria é que “o concelho de nascença dos emigrantes estaria preocupado com a sua segurança”.
Noutros concelhos há quem concorde com este tipo de iniciativa, exemplo do Município de Leiria que anunciou, em novembro, a disponibilização gratuita de testes à Covid-19 a emigrantes do concelho que venham passar o Natal a Leiria, uma medida com o objetivo de garantir um Natal com a maior segurança possível à população. Esta ação é destinada a emigrantes que regressem ao concelho de Leiria até ao dia 23 de dezembro.
Para a solicitação do teste, os emigrantes deverão aceder ao site do Município de Leiria e descarregar o formulário que disponibilizamos para o efeito em https://www.cm-leiria.pt/pages/617?news_id=4472
Depois de devidamente preenchido o formulário deverá ser enviado por e-mail para o endereço emigrantescovid19@cm-leiria.pt. Com esta medida, pretende-se sensibilizar os emigrantes para a importância de se protegerem a si e aos outros nesta época natalícia, em que muitos regressam a Leiria para passar a quadra festiva junto das suas famílias.