A equipa sénior do Sp. Tomar/IPT já alcançou dois importantes propósitos neste início de temporada: o apuramento, com o primeiro lugar na ‘liguilha’, para disputar a 1.ª Divisão; e, ao garantir um lugar na primeira metade da tabela classificativa, a presença na estreia da Taça 1947.
Esta nova competição da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que vai realizar-se entre os dias 9 e 13 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Luso, pelas oito melhores equipas do campeonato nacional no final da primeira volta, foi apresentada no passado dia 4 de novembro, na Mealhada.
Luís Sénica, presidente da FPP, explicou que a nova competição pretende homenagear a data em que Portugal foi, pela primeira vez, campeão do Mundo e da Europa, em 1947. Daí a escolha do nome da prova, carregado de simbolismo e história.
“Somos hoje, em termos de modalidade, muito daquilo que estes homens pioneiros em 47 nos transformaram. Cipriano Santos (guarda-redes), Emídio Pinto (guarda-redes), Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes, Olivério Serpa (capitão), Sidónio Serpa e António Soares, e também o seu treinador, José Prazeres, afirmavam então que Portugal apresentou uma nova maneira de jogar ao mundo, que se baseava principalmente na velocidade”, lembrou o presidente da FPP.
Face à situação atual do país, derivada da pandemia, a competição não deverá ter público a assistir. No entanto, todos os jogos da Taça 1947 terão transmissão televisiva através d’A Bola TV e do site da FPP.
O modelo competitivo, sugerido pelos clubes, consiste em ter dois cabeças de série (primeiro e segundo classificados do campeonato nacional), que não se cruzam nos quartos de final.
“A partir daí vamos ter sorteio puro. O que quer dizer que, tirando o primeiro e o segundo que não se cruzam, do primeiro ao oitavo todos se podem cruzar”, explicou ainda Luís Sénica.
O encontro entre Sanjoanense e Juv. Viana, que estava agendado para a passada quarta feira, da jornada 12 do campeonato, foi adiado para dia 16… e, assim, deixa de contar no apuramento para a Taça 1947.
No entanto, o apuramento das duas equipas continua em aberto… Mais: com a derrota do Tigres de Almeirim (4-8 frente ao FC Porto), passaram a ser as únicas candidatas à última vaga. Isto porque o H. Braga, sem o Tigres nas contas, terá desvantagem no confronto direto com Juv. Viana, num desempate a dois ou a três.
Presença garantida têm, portanto, já sete equipas: Sporting, Ó. Barcelos, Oliveirense, FC Porto, Benfica, Valongo e Sp. Tomar/IPT.
Com a vitória em Tomar, o Sporting garantiu o primeiro lugar na tabela classificativa da 1.ª Divisão, à data da Taça 1947.
Na corrida à segunda posição, a decidir pelo rácio de pontos por jogo, estão Ó. Barcelos e Benfica… que, curiosamente, se encontram no próximo sábado, na cidade do Cávado.
Caso os barcelenses vençam ou empatem, asseguram o segundo lugar. Uma vitória vale à equipa encarnada – que não joga desde 14 de novembro e ocupa o quinto lugar – o privilégio de não defrontar o eterno rival na primeira eliminatória.
Os quartos de final da Taça 1947 realizam-se nos dias 9 e 10. O dia 11, sexta feira, será de descanso. No sábado, 12, jogam-se as meias finais e no domingo, à tarde, realiza-se a final.
O sorteio desta nova competição está agendado para segunda feira, dia 6.