O desfecho já era esperado: chegou ao fim o projeto ambicioso do Fátima SAD. A equipa da SAD, que não compareceu, no passado domingo, no encontro com o U. Almeirim – no campo de Vila Chã de Ourique, concelho do Cartaxo -, desistiu do Campeonato de Portugal. Noel Gomes, presidente da SAD, tinha informado jogadores e equipa técnica, na véspera, por mensagem, que não tinha condições para pagar a logística deste jogo, em casa, para a jornada 7 da Série F.
Na passada segunda feira, pelo mesmo meio, Noel Gomes comunicou ao plantel a drástica decisão (reproduzida pelo jornal ‘A Bola’): “Falei com o representante do grupo investidor brasileiro e após longa conversa resolvemos findar o processo e não avançar com a continuidade da SAD. Para além da necessidade de eles entrarem no imediato, existe burocracia que não está nem nas minhas mãos, nem nas deles, tem a ver com o administrador de insolvência e o tribunal e suas tramitações. E porque burocraticamente isto leva tempo e o grupo investidor também não quer entrar sem certezas por parte do tribunal, decidiu-se pôr termo às conversações. Nesse sentido, falei com os restantes administradores e decidimos pôr termo à atividade desportiva da SAD. Iremos comunicar esta decisão ao administrador de insolvência e também à FPF”.
Confirmou-se, assim, o que os jogadores temiam há alguns meses. O plantel não recebeu salários desde o início da época e, por vezes, foi disputar jogos sem realizar qualquer treino.
Recorde-se que a SAD do Fátima – controlada pelo Lleon Group, dos empresários Noel Gomes e Mário Lopes – foi alvo de um processo de insolvência por dívidas a ex-jogadores e também ficou impedida de utilizar o Estádio Municipal Papa Francisco por dívidas à Câmara de Ourém. Deixou ainda um rasto de dívidas na cidade, a pessoas e empresas.
Temendo este desfecho, e para não perder totalmente a presença de atletas do concelho no clube, o Fátima recomeçou do zero no escalão de seniores: criou, no início desta época, uma nova equipa para competir na segunda divisão da Associação de Futebol de Santarém.