Entre as medidas que entraram em vigor na terça feira, a presidente da câmara, Anabela Freitas, na reunião de câmara, na segunda feira, avançou mais medidas locais a concretizar durante este período, nomeadamente o reforço de medidas no mercado semanal que continuará a realizar-se, com obrigatoriedade de uso de máscara por parte dos feirantes e também por parte dos clientes. Esta medida será reavaliada nas reuniões da Proteção Civil.
Em Tomar, durante este período, os restaurantes terão de encerrar às 22h30 e os cafés e pastelarias às 22h00. Estão também proibidos os festejos no âmbito académico. Os funerais poderão contar com a presença de familiares de acordo com as regras em vigor.
A nível dos serviços camarários, com a obrigatoriedade do teletrabalho, nos serviços onde é possível esse sistema, o mesmo será adotado. As reuniões de câmara vão realizar-se em vídeo-conferência, assim como a assembleia municipal, neste último caso ainda por decidir se será totalmente em vídeo-conferência ou em formato misto, com a presença física apenas dos líderes de bancada.
O vereador Luís Ramos (PSD) questionou o executivo sobre o impacto da pandemia nos serviços da câmara, tendo Anabela Freitas avançado que a Divisão Financeira esteve duas semanas em isolamento devido a uma funcionária que testou positivo. Os restantes funcionários dos vários serviços têm trabalhado em espelho e horários desfasados. Há igualmente setores em teletrabalho, mas não é possível fazer tudo em teletrabalho, recorrendo-se, por isso, a sistemas mistos entre trabalho presencial, em espelho e com horários desfasados. Há ainda alguns trabalhadores que se mantêm em teletrabalho desde o início. Nestes casos, em teletrabalho desde o início, mantêm-se três pessoas, dois gráficos do gabinete de comunicação e um funcionário do setor do turismo, segundo informação do vice presidente, Hugo Cristóvão.
Concretamente sobre casos na câmara de momento, disse a presidente que há um funcionário que vive com um caso positivo, o qual foi testado e deu negativo, mas continua em isolamento. Há mais três funcionários em isolamento profilático a aguardar pelos testes.
Em Tomar, na semana de 16 a 22 de novembro, registaram-se 91 casos e dois óbitos (no lar de Vila Nova), salientando Anabela Freitas que a transmissão no concelho é comunitária, ou seja, os casos estão na comunidade quer seja na escolar, quer seja fora das escolas, apelando, por isso, para que os tomarenses cumpram com rigor as novas medidas impostas no concelho.