4.1 C
Tomar

Covid-19: presidente da câmara apela mais uma vez para que todos cumpram as regras

Relacionadas

Ana Isabel Felício
Comecei a trabalhar no Jornal Cidade de Tomar em 1999. Já lá vão uns anitos. Depois de sair da Universidade e de todas as dúvidas e dificuldades que surgem, foi-se construindo um caminho de experiência, com muitas situações, muitas pessoas, muitas aventuras e, claro, muito trabalho. Ao fim de todos estes anos, apesar de todos os percalços que a vida nos vai dando, cá estou, todos os dias a fazer o meu trabalho o melhor que sei, aprendendo com os que me rodeiam e também ensinando alguma coisa.

Entre as medidas que entraram em vigor na terça feira, a presidente da câmara, Anabela Freitas, na reunião de câmara, na segunda feira, avançou mais medidas locais a concretizar durante este período, nomeadamente o reforço de medidas no mercado semanal que continuará a realizar-se, com obrigatoriedade de uso de máscara por parte dos feirantes e também por parte dos clientes. Esta medida será reavaliada nas reuniões da Proteção Civil.

Em Tomar, durante este período, os restaurantes terão de encerrar às 22h30 e os cafés e pastelarias às 22h00. Estão também proibidos os festejos no âmbito académico. Os funerais poderão contar com a presença de familiares de acordo com as regras em vigor.

A nível dos serviços camarários, com a obrigatoriedade do teletrabalho, nos serviços onde é possível esse sistema, o mesmo será adotado. As reuniões de câmara vão realizar-se em vídeo-conferência, assim como a assembleia municipal, neste último caso ainda por decidir se será totalmente em vídeo-conferência ou em formato misto, com a presença física apenas dos líderes de bancada.

O vereador Luís Ramos (PSD) questionou o executivo sobre o impacto da pandemia nos serviços da câmara, tendo Anabela Freitas avançado que a Divisão Financeira esteve duas semanas em isolamento devido a uma funcionária que testou positivo. Os restantes funcionários dos vários serviços têm trabalhado em espelho e horários desfasados. Há igualmente setores em teletrabalho, mas não é possível fazer tudo em teletrabalho, recorrendo-se, por isso, a sistemas mistos entre trabalho presencial, em espelho e com horários desfasados. Há ainda alguns trabalhadores que se mantêm em teletrabalho desde o início. Nestes casos, em teletrabalho desde o início, mantêm-se três pessoas, dois gráficos do gabinete de comunicação e um funcionário do setor do turismo, segundo informação do vice presidente, Hugo Cristóvão.

Concretamente sobre casos na câmara de momento, disse a presidente que há um funcionário que vive com um caso positivo, o qual foi testado e deu negativo, mas continua em isolamento. Há mais três funcionários em isolamento profilático a aguardar pelos testes.

Em Tomar, na semana de 16 a 22 de novembro, registaram-se 91 casos e dois óbitos (no lar de Vila Nova), salientando Anabela Freitas que a transmissão no concelho é comunitária, ou seja, os casos estão na comunidade quer seja na escolar, quer seja fora das escolas, apelando, por isso, para que os tomarenses cumpram com rigor as novas medidas impostas no concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Lançamento do XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção” do professor Jorge Mascarenhas na Ordem dos Arquitectos

O XVIII volume da coleção “Sistemas de Construção”, da autoria do professor Jorge Mascarenhas, professor no Instituto Politécnico de...

Oficina de Cestaria e Latoaria abre portas no Convento de S. Francisco

No Convento de S. Francisco, em Tomar, será inaugurado a 18 de janeiro, sábado, pelas 16h00, um novo espaço oficinal...
- Advertisement -

Mais notícias