Um golo de Filipe Almeida, a apenas quatro segundos do final, garantiu o empate, 4-4, do Sp. Tomar/IPT diante do FC Porto, na tarde de domingo, para a jornada 10 do principal campeonato nacional.
Depois de três vitórias seguidas – frente a Turquel, H. Braga e Famalicense -, os leões de Tomar tinham perdido em Barcelos por claro 7-3, enquanto os azuis e brancos vinham de três sucessos expressivos em casa, no espaço de oito dias, diante de Valongo, Riba D’Ave e H. Braga.
A equipa tomarense não se encolheu perante o poderio do FC Porto, crónico candidato ao título nacional. Com um coeso sistema defensivo e um guarda-redes em excelente forma, foi travando as iniciativas do adversário… e tentando buscar oportunidades para visar a baliza do espanhol Xavier Malián.
E acabou mesmo por abrir o marcador, já no minuto 23, por Alexandre ‘Xanoca’ Marques, isolado após excelente passe do angolano Anderson ‘Nery’ Silva, da direita.
Xanoca, a poucos segundos do intervalo, desperdiçou, novamente sozinho fente a Malián, a oportunidade de reforçar a vantagem.
O irrequieto Xanoca redimiu-se logo no quarto minuto da segunda parte: passou por Rafa Costa junto à tabela (na direita) e, avançando sozinho para a área, levantou a bola e bateu Malián (2-0).
Como seria de esperar, assistiu-se a uma forte reação dos dragões… que reduziram a desvantagem volvidos apenas dois minutos, por Gonçalo Alves, na cobrança de uma grande penalidade (por falta de Ivo Silva sobre Giulio Cocco).
A pressão do FC Porto intensificou-se… dificultando a saída para o ataque da equipa tomarense. E o empate aconteceu, já no minuto 42, pelo italiano Cocco, em remate frontal, rasteiro, para a direita de Francisco Veludo.
Mas a resposta do Sp. Tomar/IPT tardou apenas 23 segundos, por Rúben Sousa, em remate da esquerda, retomando a liderança do marcador (3-2). Rubinho, a pouco mais de quatro minutos do final, desperdiçou o livre direto resultante da décima falta do FC Porto.
Volvidos apenas 11 segundos, Rafa Costa, numa excelente finalização da esquerda, restabeleceu a igualdade, a três golos. Gonçalo Alves, passado mais meio minuto, consumou a reviravolta no marcador (3-4) na cobrança (remate forte, rasteiro, para a direita de Veludo) do livre direto decorrente da décima falta da equipa leonina.
Era a vez da equipa azul e branca guardar a bola… tentando travar a reação dos leões tomarenses. No entanto, o querer da equipa de Nuno Lopes (tirou o guarda-redes e colocou mais um jogador de campo) acabou por ser recompensado… a quatro segundos do final: remate frontal de Rúben Sousa, defesa de Malián e recarga vitoriosa (levantou a bola e rematou…) de Filipe Almeida, fixando o resultado em 4-4.
Com este empate, o segundo no campeonato, o Sp. Tomar/IPT voltou ao sexto lugar (ultrapassou o Valongo), em igualdade pontual (17) com o Ó. Barcelos.
Outros resultados desta décima jornada: Riba D’Ave-Juv. Viana, 1-3; Tigres Almeirim-H. Braga, 4-5; Oliveirense-Turquel, 7-5; Sporting-Valongo, Sanjoanense- Ó. Barcelos e Benfica-Famalicense foram adiados.
Na próxima jornada, no dia 28, o Sp. Tomar/IPT viaja até Viana do Castelo.