Pedro Dias da Silva e José Janela brilharam aos comandos da Ford EXR 05 na Baja Portalegre 500, tendo terminado o primeiro dia no segundo posto da ‘geral’ e liderando a classificação entre os portugueses, com um avanço de quase minuto e meio para o mais direto rival do SS 4.
Nesta curta etapa de sábado, a dupla da PRK Sport Rally Team ia mantendo a segunda posição e estava a apenas quatro segundos do líder. Contudo, um problema de motor da Ford EXR 05 impediu o piloto tomarense de ir além do quilómetro 30 e de continuar a lutar numa prova em que superou as maiores dificuldades.
O austríaco Mike Braun e o tomarense Ivo Santos, em Porsche Cayenne Proto, terminaram no terceiro lugar do Evento Nacional, realizando uma prova sem mácula, embora tenham cumprido menos 100 quilómetros devido à neutralização do primeiro setor e cancelamento do terceiro. A equipa considerou o resultado muito positivo e uma excelente forma de terminar a temporada.
Bernhard Ten Brinke (Toyota Hilux Overdrive) venceu, pela primeira vez, a Baja de Portalegre, a mais emblemática prova portuguesa de todo-o-terreno, que, este ano, ficou marcada pela chuva diluviana.
Alejandro Martins (Mini Jow Rallye) foi o melhor representante nacional, terminando na sexta posição, a 8.51,9 minutos do vencedor.
A Baja de Portalegre consagrou, também, Miguel Barbosa (Toyota Hilux) como campeão nacional, título que conquista pela oitava vez na sua carreira, depois de ter sido confirmada a anulação da Baja de Idanha a Nova.