Terceira vitória seguida do Sp. Tomar/IPT, quinta nos últimas seis jornadas! A equipa tomarense bateu, nesta noite de quarta feira, o Famalicense por expressivo 8-3, em jogo a contar para a sexta jornada (adiada devido às restrições impostas pelo Governo no âmbito do combate à pandemia de Covid-19).
Foi o segundo embate entre as equipas de Tomar e Famalicão, esta época: na jornada 4 da ‘liguilha’ de acesso à 1.ª Divisão, os leões perderam em casa por claro 3-6. Mas desta vez a história foi bem diferente… sobretudo a da segunda parte!
Ainda assim, foi a equipa visitante que abriu o marcador, no minuto 9, por Juan ‘Juanjo’ López, na sequência de um livre direto (falta sobre Nuno Silva). A resposta leonina tardou apenas um minuto, por Ivo Silva, em remate da direita, igualando o marcador. Pedro Mendes, numa recarga, volvido apenas um minuto e meio, colocou o Famalicense novamente na frente (1-2).
Nuno Lopes mexeu então na equipa… e, já no minuto 15, o recém-entrado Rúben Sousa, num remate cruzado, impôs nova igualdade, a dois golos. O número 66 leonino, a pouco mais de dois minutos do intervalo, permitiu a defesa a João Peixoto na cobrança de um livre direto (cartão azul a ‘Juanjo’ López por atingir Ivo Silva com o setique).
No início do segundo tempo, o Sp. Tomar/IPT apresentou-se com um sistema defensivo mais subido, mais agressivo, aumentando assim o volume de ataque e dificultando a construção ofensiva do adversário. E as oportunidades foram surgindo em maior número…
Alexandre ‘Xanoca’ Marques, num remate frontal, colocou a equipa tomarense no comando do marcador (3-2), no minuto 33. Rúben Sousa (passou por trás da baliza e surpreendeu Peixoto) e Filipe Almeida (recarga no livre direto pela décima falta do Famalicense) aumentaram a diferença: 5-2. Em igual situação (livre direto pela décima falta), ‘Juanjo’ López reduziu para 5-3, já a menos de seis minutos do final.
Os sexto e sétimo golos do Sp. Tomar/IPT, por Rúben Sousa e Anderson ‘Nery’ Silva, também na cobrança de livres diretos (cartões azuis a Hugo Costa e López), quebraram definitivamente a equipa de Famalicão. Hernâni Diniz, num remate frontal, fixou o resultado em 8-3, a pouco mais de um minuto do apito final.
Com esta vitória, o Sp. Tomar/IPT subiu (embora à condição) ao terceiro lugar, em igualdade pontual (16) com o Valongo. E o Benfica, segundo classificado, tem apenas mais um ponto…
Outros resultados desta sexta jornada: FC Porto-Valongo, 6-0; Riba D’Ave-Turquel, 3-2; Sanjoanense-Benfica, 4-4; Tigres Almeirim-Oliveirense, 1-5; Juv. Viana-Ó. Barcelos (adiado); Sporting-H. Braga (adiado). Resultado da quinta jornada: H. Braga-Juv. Viana, 4-6.
No próximo domingo, pelas 11h00 da manhã, o Sp. Tomar/IPT joga em Barcelos, para a jornada 9.