O U. Tomar entrou da melhor maneira no Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Santarém, época 2020/21, ao golear o Cartaxo por expressivo 5-2.
Foi o segundo jogo oficial da equipa unionista, esta época; no passado domingo, tinha perdido, também em casa, frente ao Portomosense, por 2-3, para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Desta vez, num embate entre duas das melhores equipas do campeonato, a eficácia dos pupilos de Filipe Pinto acabou por fazer a diferença.
Tiago Vieira abriu o marcador, logo no minuto 17, através de uma grande penalidade a castigar corte com o braço de Kiko, após cruzamento de Hélio Ocante.
O segundo golo surgiu à passagem da meia hora, numa iniciativa desenvolvida e finalizada por Ocante.
A reação do Cartaxo, no último quarto de hora de primeira parte, só não deu resultados práticos graças a três excelentes intervenções do guardião unionista Ivo Cristo.
No segundo tempo, também com as iniciativas de ataque repartidas pelas duas balizas, a eficácia do U. Tomar voltou a ser decisiva… O brasileiro Caio Lucas, num remate em rotação (e chapéu ao guarda-redes), elevou para 3-0, no minuto 64. Fábio Luzio, volvidos nove minutos, rematou forte da direita, sem hipóteses de defesa para o guardião Tiago Saraiva.
Contudo, passados mais quatro minutos, Douglas Pissona, num toque infeliz, introduziu a bola na sua própria baliza, descontando para o Cartaxo (4-1).
A diferença de quatro golos foi reposta, já no minuto 89, pelo brasileiro Chrystian Pedroso, à boca da baliza, após cruzamento de Cláudio Major.
Gonçalo Benavente fixou o resultado final em 5-2, mesmo no final do terceiro minuto de compensação, aproveitando uma desatenção da defesa tomarense.
Outros resultados desta primeira jornada: Torres Novas-Samora Correia, 0-0; Coruchense-Rio Maior, 4-2; Glória Ribatejo-Alcanenense, 1-4; Riachense-Fazendense, 1-1; Ferreira Zêzere-Abrantes Benfica, 1-5; Mação-Entroncamento, 8-0; Moçarriense-Amiense, 0-3.
Na segunda jornada, agendada para dia 11 de outubro, o U. Tomar viaja até Samora Correia.