O Sp. Tomar/IPT perdeu, este sábado, no reduto do Valongo, por 4-2, na primeira jornada do Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins.
Foi uma derrota amarga para a equipa comandada por Nuno Lopes, que jogou o suficiente para conseguir um resultado positivo. Mas a falta de eficácia… e os erros cometidos pelos leões de Tomar, sobretudo nos minutos finais, foram bem aproveitados pelo adversário.
A equipa tomarense assinou uma excelente primeira parte, cumprindo com rigor a estratégia delineada. Faltaram apenas os golos!
Alexandre ‘Xanoca’ Marques abriu o marcador já no minuto 36, ao finalizar um ataque rápido pela direita. Diogo Fernandes, também em remate da direita, restabeleceu a igualdade volvidos apenas três minutos.
Rúben Sousa, passados mais três minutos, no livre direto resultante do cartão azul mostrado a Diogo Fernandes, atirou forte… à trave da baliza de Ricardo Silva!
Mais eficaz foi Nuno Araújo, em igual situação (cartão azul a Nery), já a menos de três minutos do final (2-1). E o capitão Diogo Fernandes marcou o terceiro golo, volvidos 45 segundos, novamente em remate da direita (e com alguma sorte, pois a bola, depois de bater no guardião Francisco Veludo, subiu… e rolou para dentro na baliza).
Rúben Sousa, logo no minuto imediato, desperdiçou uma grande penalidade (por falta de Nuno Santos sobre Ivo Silva). Xanoca, num forte remate da esquerda, devolveu a esperança à equipa leonina: 3-2.
O minuto final foi muito intenso, pois as duas equipas estavam à beira da décima falta… A penalização do Sp. Tomar acabou por surgir precisamente no último segundo: Nuno Araújo, novamente certeiro na bola parada, fixou o resultado em 4-2.
Outros resultados desta primeira jornada: Turquel-H. Braga, 3-1; Famalicense-Ó. Barcelos, 2-8; Benfica-FC Porto, 7-3; Oliveirense-Juv. Viana, 6-4; Tigres Almeirim-Sporting, 3-4; Sanjoanense-Riba D’Ave, 4-1.
Na segunda jornada, no dia 3 de outubro (18h00), o Sp. Tomar recebe a Sanjoanense.