O Sp. Tomar/IPT sofreu, nesta noite de quarta feira, em casa, diante do Famalicense, por claro 3-6, a primeira derrota na ‘liguilha’ de acesso à 1.ª Divisão.
A equipa leonina sabia que uma vitória (ou um empate, embora ficando, nesse caso, dependente de um resultado positivo do Sp. Marinhense em Almeirim) lhe daria o almejado bilhete para o principal campeonato nacional. Contudo, nesta jornada 4, tudo saiu ao contrário do que os tomarenses desejavam: perderam o seu jogo e ainda viram a equipa da Marinha Grande sair derrotada da capital da sopa da pedra (7-4) e o Paço de Arcos bater o vizinho Parede (7-3). Ou seja, à entrada para a última jornada, há ainda cinco concorrentes para os três lugares de promoção!
Os leões de Tomar estiveram claramente desinspirados… frente a um adversário que encarou este encontro como uma autêntica final.
A equipa de Famalicão, que até começou por desperdiçar um livre direto (Pedro Mendes), abriu o marcador no minuto 18, por Hugo Costa, a finalizar um rápido contra-ataque.
Segundos depois, Paulo Passos não conseguiu chegar ao empate, na cobrança de uma grande penalidade. Foi também de grande penalidade que Hugo Costa ampliou a vantagem (0-2), logo no minuto imediato.
No recomeço (27’), igualmente na cobrança de um penálti, Rúben Sousa atirou ao lado… mas, na insistência, acabou mesmo por reduzir para a diferença mínima (1-2).
Este golo não afetou a equipa visitante, que, com o guardião Manuel Silva inspirado e superior eficácia no ataque, foi ampliando a vantagem no marcador: Pedro Silva, num lance individual e num livre direto (cartão azul a João Lomba), marcou os terceiro e quarto golos (31’ e 35’); Hugo Costa, também numa jogada individual, elevou para 1-5 (36’).
Rúben sousa, no minuto 42, de livre direto (décima falta do Famalicense), reduziu para 2-5.
Pedro Mendes e Alexandre ‘Xanoca’ Marques, já dentro do penúltimo minuto, fixaram o resultado final em 3-6.
Vitória justa do Famalicense, que, assim, se mantém vivo na luta pela subida de divisão. A equipa de Nuno Lopes terá de batalhar pela promoção na Marinha Grande, no próximo sábado, na derradeira jornada.
Classificação: 1.º – Paço de Arcos, 8 pontos; 2.º – Sp. Tomar, 7; 3.º – Sp. Marinhense, 7; 4.º – Tigres Almeirim, 6; 5.º – Famalicense, 6; 6.º – Parede, 0.
5.ª Jornada – 19 setembro (sábado): Sp. Marinhense-Sp. Tomar (17h00); Famalicense-Paço de Arcos (17h00); Parede-Tigres Almeirim (17h00).