Os dois clubes que sobem ao principal escalão do futsal português vão ser definidos entre amanhã e domingo, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas. O sorteio da prova de acesso à Liga Placard realizou-se no dia 28 de agosto, na Cidade do Futebol.
A prova será disputada por 11 clubes, em formato de play-off (três eliminatórias), com jogos a 16, 18 e 20 de setembro, sem público nas bancadas. Os vencedores dos jogos da terceira eliminatória sobem à Liga Placard.
A equipa do Ferreira do Zêzere, vencedora da Série D da 2.ª Divisão (líder destacada aquando da interrupção das competições), entra em campo na segunda eliminatória deste play-off, uma vez que está apurada como uma das melhores quatro da competição.
Recorde-se que os campeonatos de futsal foram suspensos devido à pandemia de Covid-19… e cancelados a 8 de abril.
O principal campeonato nacional foi alargado de 14 para 16 clubes, sendo depois reduzido para 12 em 2022/23, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no seu plano de reestruturação da modalidade. Ou seja, aos 14 clubes que já disputavam o principal escalão vão juntar-se os dois vencedores do play-off.
Play-off de acesso à Liga Placard
1.ª Eliminatória – 16/09/20
Jogo 1: Rio Ave – Sassoeiros;
Jogo 2: Barreirense – ABC Nelas;
Jogo 3: Fonsecas Calçada – Ladoeiro.
2.ª Eliminatória – 18/09/20
Jogo 4: Dínamo Sanjoanense – Vencedor Jogo 3 (Fonsecas Calçada – Ladoeiro);
Jogo 5: Nun’Álvares – Santa Clara;
Jogo 6: Vencedor Jogo 1 (Rio Ave – Sassoeiros) – Ferreira do Zêzere;
Jogo 7: Caxinas – Vencedor Jogo 2 (Barreirense – ABC Nelas).
3.ª Eliminatória – 20/09/20
Jogo 8: Vencedor Jogo 4 – Vencedor Jogo 5
Jogo 9: Vencedor Jogo 7 – Vencedor Jogo 6