Ana Acto, 42 anos, reside em Setúbal, mas tem raízes nas Olalhas, Tomar. A escritora e poetisa esteve nos estúdios da Rádio e do Jornal Cidade de Tomar para nos falar seu primeiro livro “Nua” (edições in-Finita), onde surge como protagonista na capa. Nas redes sociais conta com milhares de seguidores, que se identificam com a sua escrita, simples, mas com uma carga sentimental forte.
Jornal e Rádio Cidade Tomar – Queria começar por pedir que se apresentasse. Quem é a Ana Acto?
Ana Acto – Nasci na cidade de Tomar a 5 de abril de 1979.A minha terra é Alqueidão-Olalhas. Era uma menina com muitos sonhos, que idealizava muitas coisas, e há perto de dois anos abri uma página nas redes sociaiscom o meu nome Ana Acto – página de autora – onde comecei a publicar post’s, algumas frases inspiradoras e fui ganhando alguns milhares de seguidores.As coisas foram evoluindo e fui sendo convidada para participar em obras coletivas e é o culminar agora do meu “Nua.
Sempre gostou de escrever ou foi algo que descobriu mais tardiamente?
Sempre gostei muito de ler, era uma leitora compulsiva, sem nenhum género preferido. Mas acho que sempre tive o bichinho da escrita dentro. Na adolescência tinha o “Livro em Branco”,reunia algumas poesias, desenvolvia composições, lembro-me do professor me chamar para ler em frente ao quadro o que escrevia em casa. Há pouco é que comecei a perceber onde este caminho começou. Mas escrever mais a sério foi há dois anos atrás.
Escreve para si ou para os outros?
Eu comecei a escrever, como muitos autores e poetas, como uma forma de desabafo, de exteriorizar os sentimentos. Mas fui entrando na prosa poética, na poesia – um caminho que nunca pensei. A minha poesia é muito simples na forma de escrita, mas com uma carga sentimental forte. Porque eu escrevo com a simplicidade de maneira a que as pessoas entendam, mas descrevo situações e emoções que todos vivemos no dia a dia. E isso chega ao coração das pessoas. No dia a dia e no meu “Nua” quis escrever esta poesia mais simples, mas que consegue chegar às pessoas.
– Leia a entrevista completa na edição que vai esta quinta-feira para as bancas e oiça na Rádio Cidade de Tomar no sábado, 15 de agosto, a partir das 10h em 90.5 FM