Duarte Carolino, 48 anos, designer do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Tomar, venceu a 7ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria Ilustração. O designer viu o seu trabalho “Leituras e Papas de Aveia” ser reconhecido pelo júri, composto por André Letria, Jorge Nesbitt, Jorge Silva, Paula Tavares e Sara Miranda – a decisão foi unânime.
“O conjunto de ilustrações que o Duarte Carolino trouxe a concurso sintetiza uma gramática gráfica madura, que conjuga de forma original referências da linguagem contemporânea da ilustração portuguesa”. O júri destaca ainda “a qualidade lúdica do trabalho apresentado pelo Duarte, com uma narrativa visual pensada de forma muito consistente para o objecto-livro.””. O Jornal “Cidade de Tomar” foi saber mais sobre o designer que vive em Tomar há nove anos, mas com ligações à cidade desde sempre já que, como conta, o seu pai e a sua tia estudaram no colégio D. Nuno Álvares Pereira e os avós tiveram um negócio de panificação no Bodegão, Olalhas.
Duarte Carolino descobriu muito cedo que queria ser ilustrador. “A verdade é que desde que me lembro que gosto de desenhar. Ilustrar, no fundo, é criar pontes com outra linguagem – a literatura, e como sempre tive hábitos de leitura era inevitável que fosse parar à ilustração”, conta. A nível do que foi o seu percurso, é designer gráfico em full time há cerca de 20 anos e tem trabalhado maioritariamente em autarquias. Atualmente encontra-se no Município de Tomar no gabinete de comunicação.
– Leia a notícia desenvolvida na próxima edição semanal