fbpx
23.2 C
Tomar

Carina Januário lançou um serviço de assistente virtual em Tomar

Relacionadas

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a...

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o...
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Carina Januário, 30 anos, é a primeira assistente virtual a exercer atividade a partir de Tomar. A jovem empreendedora esteve nos estúdios do Jornal e Rádio “Cidade de Tomar” para nos contar um pouco sobre o seu projecto “Infinita-te” – lançado recentemente em http://infinitate.pt/ –  e qual o conceito desta atividade que ainda é um pouco desconhecida do público mas que promete ser uma das profissões do futuro. 

Jornal Cidade de Tomar – Quem é a Carina Januário e como chegou a assistente virtual?
Carina Januário – Vim do Alentejo para Tomar com 18 anos, para estudar no Politécnico de Tomar. Tirei Gestão Turística e Cultural.  Acabei por arranjar sempre trabalho na zona de Tomar e, desde essa altura até ao presente, percebi que gostaria de abraçar um novo desafio, um novo projecto “Infinita-te”, um serviço de assistente virtual que me permite chegar e ajudar o maior número de pessoas. Creio que em Portugal este conceito ainda não é muito conhecido no entanto, estamos a viver tempos diferentes, de mudança e acredito que tanto no presente como no futuro este serviço vai ser muito importante para os empreendedores…
 
A formação superior foi em Gestão Turística Cultural, houve a adaptação ao mercado de trabalho profissional mas sentiu que não era por aí o caminho. Tem que se ter coragem. Não é fácil largar o convencional e abraçar o novo…

Sim, não é fácil. Ainda existe aquela ideia enraizada de termos um trabalho tradicional, num espaço físico e a cumprir o horário. Que o trabalho em casa à partida não é valorizado. Mas isso não é verdade. Ainda bem que o mundo está a mudar, nem sempre devido aos melhores acontecimentos – como é o caso desta pandemia que levou muitos ao teletrabalho – mas é uma oportunidade para as pessoas poderem abrir um pouco mais os horizontes existindo muito mais do que um trabalho das 9h às 17h.

Para quem quer trabalhar a partir de casa existe ainda o desafio das pessoas, familiares e amigos, questionarem a nossa decisão de largarmos um trabalho fixo e começarmos a trabalhar num projecto que é um sonho nosso… Porque é que se chama “Infinita-te” e qual é a matriz deste projecto?
O Infinita-te para mim é muito especial. É o meu primeiro bebê. É algo que nasce de um processo interno e tal como o nome indica remete para o Infinito. A nível pessoal sentia que necessitava de uma maior flexibilidade de horários, de não estar tão presa a um local físico diariamente e, por outro lado, a nível profissional – senti que poderia ser útil multiplicando o tempo das pessoas, uma vez que o meu público alvo são os empreendedores/as e as pequenas empresas – permite facilitar e ajudar nos desafios diários que estes têm. 

Na prática, que tipo de serviços oferece através do Infinita-te?
Neste momento, os serviços que tenho são de gestão, organização e resposta a emails, fazendo telefonemas para clientes e fornecedores, marcação de viagens e também organização e apresentações de negócios/eventos ou workshops. São os serviços que normalmente são feitos por uma administrativa mas, neste caso, a nível remoto. Mesmo a nível de gestão de agenda pessoal ou profissional, fazendo marcações de reuniões, consultas médicas, por exemplo, estou disponível para facilitar. Também faço gestão de redes sociais, como facebook ou instagram ou LinkedIn, dinamizar conteúdos.


. Leia a entrevista completa na próxima edição semanal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Natália Cardoso era professora na Guiné-Bissau no 25 de Abril de 1974

Falar no 25 de Abril é falar do que se sentia nas Províncias Ultramarinas por parte de...

Carlos Beato: “O 25 de Abril valeu a pena”

Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974....

Celebrar Abril com arte

No passado domingo, na Praça da República, uma outra forma de contar a história e de a recordar, com as estátuas vivas....

“Os caminhos para a liberdade” com trabalhos dos alunos de artes visuais

Porque os cravos têm que ser semeados e cuidados, e a Democracia também, a Assembleia Municipal de Tomar promoveu, em conjunto com...

Primeiro TESP de Turismo Equestre aprovado vai ser ministrado na Golegã

A Golegã irá receber o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TesP) de Turismo Equestre do país, o qual será ministrado pelo ISLA...

Casa do Concelho de Tomar promove seminário para debater migração, emigração e imigração

A Casa do Concelho de Tomar em Lisboa vai prover, em três sessões, em diferentes datas, um seminário sobre os “Efeitos do...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -