O Jornal e Rádio Cidade de Tomar falaram com José Mendes, presidente do Rotary Club Tomar Cidade.
Cidade Tomar (CT) – A ideia que temos do Rotary Club é ser uma organização de causas, de solidariedade, um movimento que já existiu em Tomar?
José Mendes (JM) – Sim, o Rotary Club de Tomar nasceu em 1979 e, na altura, teve como fundadores o meu sogro, o dr. Bento Baptista; o sr. José Nogueira que era gerente bancário; o dr. Salazar; o dr. Ribeiro dos Santos; o dr. Augusto Moucho; o professor Joaquim Valente, enfim, tantas outras personalidades conhecidas de Tomar que na altura fundaram o clube. Em 80 tive a oportunidade de ter o primeiro contacto com o Rotary Club de Tomar, tendo sido o primeiro presidente do Interact Club de Tomar, que nasceu nessa altura com jovens de idade entre os 14 e os 18 anos (agora as idades podem ser entre os 12 e os 18 anos). Mais tarde o Rotary Club de Tomar patrocinou também um Rotaract Club, com elementos jovens dos 18 aos 30 anos. A minha vida desligou-se um bocadinho aqui de Tomar, quando fui para a universidade do Minho, em Braga, e lá fui também fundador do Rotaract Club, em 1981 e representante do Distrito Rotaract em 1983. O Rotary Club de Tomar funcionou de 1979 a 2011, ano em que acabou por ser extinto.
CT – Entretanto este ano a presença de Rotary em Tomar foi reativada?
JM – Sim este ano foi fundado um novo clube: o Rotary Club Tomar Cidade. A governadora de Rotary tinha previsto fazer a convenção rotária em Tomar e tinha como objetivo também, durante essa convenção, fazer o lançamento de um novo clube. Começaram a ser feitos os preparativos, com o past governador distrital, Mário Augusto Rebelo, com a professora Túlia Sá Correia e com o Provedor da Misericórdia, António Alexandre, que começaram a fazer alguns contactos, entre os quais eu fui um dos convidados para estar presente nessas reuniões, fomos convidando outras pessoas até que formámos um conjunto de 27 membros. Tivemos a nossa Carta Constitucional, atribuída pelo Rotary International, no dia 28 de abril, fizemos uma cerimónia de aposição dos emblemas, no dia 18 de junho, e no dia 1 de julho fizemos a escritura formal da associação do Rotary Club de Tomar Cidade.
CT – O José Mendes lidera o grupo em Tomar, é presidente da direção?
JM – Sim. O Rotary International foi fundado em 1905 e está organizado em clubes, tem a sua sede nos EUA, em Evanston (Illinois), Chicago, e tem um presidente internacional que dirige um Conselho Diretor. Depois há a Rotary Foundation que é a entidade que faz a gestão dos fundos e subsídios globais que são atribuídos às causas e programas de Rotary. Depois, há os clubes que no mundo são mais de 35 mil em mais de 200 países. Os clubes estão territorialmente organizados em distritos rotários. Aqui em Portugal, nós estamos divididos em dois distritos. Da linha que no centro do país passa por Tomar e Fátima para sul e ilhas é o distrito 1960 e, destes clubes para norte, é o chamado distrito 1970. Cada clube tem um presidente, um Conselho Diretor e cada distrito tem um governador. Os distritos são agrupados em Zonas que são geridas pelo Rotary International.
Entrevista completa na edição impressa desta semana.