fbpx
22.7 C
Tomar

Cogumelos Cláudio Silva- CCS de Tomar nascem em troncos de madeira através de modo biológico

Relacionadas

Creactivity Bus em Tomar de 10 a 14 de maio

O Creactivity Bus é uma iniciativa da Educaixa (parceria do BPI e Fundação "la Caixa") e vai...

Lurdes Ferromau Fernandes: “Sinto necessidade de dar o meu contributo para mudar o paradigma do que se quer para Tomar”

Esta semana, o Jornal e Rádio "Cidade de Tomar" falaram com a candidata do PSD à Câmara...

Reativada a recolha de papel e cartão no concelho

Já foi reativada a recolha de papel e cartão em todos os restaurantes, hotelaria e comércio do...

Ténis Clube de Tomar concluiu as competições na fase regional de Interclubes

O Ténis Clube de Tomar realizou, no passado fim de semana, três encontros com as suas equipas...
Elsa Ribeiro Gonçalves
Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

Esta semana apresentamos a empresa de Tomar “Cogumelos Cláudio Silva- CCS” que se dedica à à produção de cogumelos shiitake em troncos de madeira em modo biológico e aderiu ao projecto “Alimente quem o alimenta”.

A ADIRN, como Grupo de Acção Local do Ribatejo Norte, associa-se a esta campanha na divulgação e promoção dos produtos e produtores da região, uma acção desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e restantes parceiros responsáveis pelo seu surgimento e funcionamento, nomeadamente a Rede Rural Nacional, a Federação Minha Terra, os Grupos de Ação Local e os Municípios.

Cláudio Miguel Lopes da Silva, 37 anos, residente em Tomar, é o proprietário e administrador da empresa que se designa “Cogumelos Cláudio Silva- CCS”. Ao nosso jornal conta que a empresa foi criada em janeiro de 2018, dedicando-se à “produção de cogumelos shiitake em troncos de madeira em modo biológico”. A ideia surgiu depois de uma viagem ao Norte de Portugal onde Cláudio Silva teve a oportunidade de visitar algumas estufas de cogumelos. A produção destes cogumelos, para uso gastronómico, é feita exclusivamente em toros de madeira de carvalho é inoculada com Shiitake. Os produtos podem ser adquiridos diretamente no local de produção, uma propriedade em Cardelas – Tomar, ao final da tarde, ao fim de semana, no mercado local e pelo telm: 93 487 39 59. “Além destes espaços de venda ao público, também estão a ser divulgados junto da hotelaria e restauração”, explica o empresário.

Com o encerramento dos mercados e dos restaurantes o escoamento tornou-se mais difícil, tanto mais que se trata de um produto com um tempo de armazenamento relativamente pequeno, daí que a adesão à Campanha “Alimente quem o alimenta” pode ajudar na divulgação deste negócio que tem como principais clientes-alvo, tanto particulares como a restauração e a hotelaria.

“Acho que tudo o que possa contribuir para promover os nossos produtos, os produtos da nossa terra, trará benefícios para todos”, refere Claudio Silva. “Para os produtores que veem os seus produtos reconhecidos e para os consumidores porque consomem um produto cultivado há mais de 1000 anos no oriente e com grandes benefícios para a saúde, nomeadamente ajuda a controlar a pressão arterial, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e por conter uma substância ativa chamada Lentinula (lentinan) que não só ajuda no reforço do sistema imunitário como também promove a atividade anticancerígena. Não duvido que estamos na presença de um produto com muitas potencialidades tanto a nível alimentar com na promoção e manutenção da saúde e que deverá fazer, cada vez mais, parte dos nossos hábitos alimentares”, sustenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -

Últimas

Creactivity Bus em Tomar de 10 a 14 de maio

O Creactivity Bus é uma iniciativa da Educaixa (parceria do BPI e Fundação "la Caixa") e vai...

Lurdes Ferromau Fernandes: “Sinto necessidade de dar o meu contributo para mudar o paradigma do que se quer para Tomar”

Esta semana, o Jornal e Rádio "Cidade de Tomar" falaram com a candidata do PSD à Câmara Municipal de Tomar, Lurdes Ferromau...

Reativada a recolha de papel e cartão no concelho

Já foi reativada a recolha de papel e cartão em todos os restaurantes, hotelaria e comércio do concelho, por parte da RSTJ.

Ténis Clube de Tomar concluiu as competições na fase regional de Interclubes

O Ténis Clube de Tomar realizou, no passado fim de semana, três encontros com as suas equipas de Interclubes. Na sexta feira,...

“O rosto dum povo | A luz de Tomar” de Tó Carvalho evidencia Rio Nabão e mundo rural português

Foi inaugurada a 26 de abril, no âmbito do Projeto Cultural de Escola, o Plano Nacional das Artes,...
- Advertisement -

Mais notícias

- Advertisement -