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“Rainha do Sol” em Tomar adere a campanha “Alimente quem o alimenta” para dar a provar o seu mel e pólen biológico

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Elsa Ribeiro Gonçalves
Nasceu em Tomar em 1976. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social do IP Lisboa. É jornalista desde 2005, sempre na imprensa regional. Mãe de uma menina, a escrita e as viagens são as suas outras grandes paixões.

É na Estrada da Serra, em Tomar, que encontramos a marca “Rainha do Sol”, um projecto de Sónia Fonseca, Nuno Duarte e Ricardo Marques que se dedica à produção de produtos da colmeia de origem biológica (mel e pólen) de Tomar e concelhos limítrofes e que  aderiu ao projecto “Alimente quem o alimenta”, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e restantes parceiros responsáveis pelo seu surgimento e funcionamento, nomeadamente a Rede Rural Nacional, a Federação Minha Terra, os Grupos de Ação Local e os Municípios. A ADIRN, como Grupo de Acção Local do Ribatejo Norte, associa-se a esta campanha na divulgação e promoção dos produtos e produtores da região.  

Sónia Fonseca explicou ao Jornal “Cidade de Tomar” que a “Rainha do Sol” começou a ser desenvolvida há 8 anos, quando com o marido, Nuno Duarte, deixou a margem sul de Lisboa para virem viver para esta região. “Viemos da cidade para o campo à procura de uma mudança de paradigma familiar e também com a ambição de contribuir para uma mudança de paradigma social”. Mudamos radicalmente de vida”, conta. Sónia Fonseca conta que já tinham familiares na freguesia de Carregueiros tendo-se juntando com o sócio Ricardo Marques, do Porto, porque se conheceram através de uma rede de permacultura, onde os valores da sustentabilidade e ecologia são prementes. “Tínhamos uma ideia comum que era criar um projecto apícola, ecológico e biológico, e com uma maior consciência ética ambiental”, refere. A apicultura surgiu pela questão da ecologia, nomeadamente pela importância das abelhas para os ecossistemas. A marca “Rainha do Sol” é mais recente, tendo surgido em Fevereiro de 2020. Toda a produção é assegurada pelos três, sendo que enquanto pequenos produtores procuraram pequenas lojas de produtos locais, onde o produtor valoriza o seu produto, para escoamento do mesmo. “O nosso mel é totalmente biológico e certificado, o que permite garantir as suas propriedades medicinais e nutricionais”, salienta.

A apicultora elenca alguns dos constrangimentos à atividade apícola. “A apicultura é uma atividade que está cada vez mais em risco, sendo que existem problemáticas tais como as alterações climáticas, o uso de químicos de síntese na agricultura (aplicação de herbicidas e insecticidas que causam elevada mortalidade às nossas abelhas), a desmatação excessiva dos terrenos agrícolas e florestais e as monoculturas de eucalipto que reduzem a biodiversidade e as fontes de alimento dos polinizadores, a vespa velutina (espécie invasora que causa elevada mortalidade nos enxames e que compromete também alguns produtos) e a entrada de mel adulterado no nosso país, enumera, considerando que estes são riscos sérios não só para a atividade como para as abelhas.

O mel tem como benefícios medicinais a diminuição geral do cansaço; aumenta a resistência; fortalece o sistema imunitário; bactericida e anti-inflamatório; fortalece o sistema nervoso e cardiovascular; melhora a digestão; desintoxica o fígado e é anti tumoral. A apicultora explica que na “Rainha do Sol” existem vários tipos de mel. “O nosso mel é único, sendo isso mesmo que nos distingue. Temos pequenos/médios apiários distribuídos por Tomar e concelhos limítrofes sendo que o mel que resulta num apiário nunca é igual ao do outro apiário. Temos o mel de Tomar, o mel da Serra, o mel de Paialvo… temos lotes distintos, com cores, odores e sabores distintos”, explica. O sabor do mel depende da flora da região onde está instalado o apiário. O slogan da Rainha do Sol passa sempre pela consciência ética e ambiental, procurando dar a provar um mel único e diferenciado de uma região.

Em relação à campanha “Alimente quem o alimenta”do Ministério da Agricultura contam que tiveram conhecimento da mesma através da ADIRN e das redes sociais, tendo aderido à mesma por considerarem que é benéfica. “Penso que é importante dar a conhecer a nossa marca, o que fazemos ao público pelo que estes projectos são muito positivos”, sustentam, privilegiando sempre o contacto directo e criando uma relação de confiança com o consumidor final. A marca pode ser conhecida na página de facebook em https://www.facebook.com/Rainha-do-Sol-Mel-e-Pólen-Biológicos-de-Tomar-101636051521516

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