Com o aproximar da reabertura dos espaços escolares, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, desenvolveu várias ações de formação dirigidas a assistentes operacionais de Agrupamentos Escolares dos Médio Tejo.
Estas ações decorreram em diferentes Municípios do Médio Tejo, nomeadamente Sardoal, Entroncamento, Abrantes, Alcanena, Ourém, Mação, Vila de Rei, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Com uma carga horária de 21 horas, as ações de formação, que decorreram entre os dias 27 de abril e 6 de maio, foram dinamizadas por equipas constituídas por três enfermeiros do CHMT, e envolveram mais de 100 assistentes operacionais dos agrupamentos escolares.
Direcionada aos cuidados necessários nesta nova fase de pandemia, esta formação incidiu sobre várias temáticas, como os cuidados de higiene e conforto; cuidados na alimentação e hidratação; cuidados na mobilidade, controlo de infeção, treino de EPI’s(Equipamentos de Proteção Individual) e suporte básico de vida.
Esta foi uma formação desenvolvida com uma forte componente prática e com apoio de material de formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo e Instituto de Formação Profissional, numa parceria com a Comissão de Proteção Civil do Distrito de Santarém.