Que medidas serão implementadas para apoio a empresa e famílias, que espaços culturais, desportivos ou comerciais vão reabrir e que balanço faz do período de confinamento, foram algumas das questões colocadas nesta entrevista à presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, agora que estamos em estado de calamidade e em processo de desconfinamento.
Cidade Tomar (CT) – Que balanço faz deste mês e meio de confinamento? Os tomarenses “portaram-se bem”?
Anabela Freitas (AF) – O balanço é claramente positivo, como o número de casos confirmados o demonstram, mesmo sendo o concelho de Tomar, o concelho da região Médio Tejo que tem maior número de testes realizados. De um modo geral os tomarenses “portaram-se” bem, tendo existido em algumas zonas do nosso concelho alguns “ajuntamentos” de pessoas que contrariavam claramente as orientações da autoridade de saúde e o Estado de Emergência que se viveu mas que foram reportados às autoridades policiais.
CT – Quais as principais medidas que já foram (ou vão ser) tomadas no âmbito do desconfinamento?
AF – Em matéria de desconfinamento na parte de comércio, temos estado a trabalhar em articulação com a ACITOFEBA no sentido de fornecer a quem necessita, de viseiras e de prestar esclarecimentos, situação que vamos incrementar a partir da próxima semana, ao nível dos procedimentos e prestação de apoio às empresas nos processos de candidatura às linhas de financiamento e no processo de atribuição do selo Clean&Safe. Vamos iniciar a distribuição de máscaras comunitárias pela população como forma de ajuda à proteção própria e dos outros. Junto das instituições: creches, amas familiares e instituições para deficientes estamos a acompanhar a realização de testes, processo esse que se manterá para as próximas fases de desconfinamento.
Leia a entrevista completa na edição impressa, hoje nas bancas.