Foi com um sentimento de missão cumprida que terminou o “Rural Flavours”, projeto de cooperação europeu para o desenvolvimento do mundo rural, apoiado pela Medida 10.3 – Actividades de Cooperação dos GAL do PDR2020, que levou parceiros de cinco países (Croácia, Finlândia, Chipre, Estónia e Portugal) até à região de Satakunta na província da Finlândia Ocidental, para participar naquele que foi o derradeiro encontro desta iniciativa internacional.
Durante o projecto, e também neste encontro na Finlândia, foi notório o empenho e a cooperação entre todos os parceiros envolvidos, que ficaram a conhecer melhor as especificidades de cada região do mundo rural de cada um dos países, recolhendo ideias para depois as poderem aplicar nos seus próprios países ou estimulando os produtores locais a fazê-lo. Por parte de Portugal, integrou o projeto “Rural Flavours”, o GAL ADIRN – Associação do
Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, sendo que os outros parceiros do projeto foram a Agência de Desenvolvimento Distrital de Paphos “Afrodite” e a Agência de Desenvolvimento da Lemesos LTD de Chipre, GAL “Bura” da Croácia, GAL Karhuseutu da Finlândia, GAL Hiiumaa da Estónia. O primeiro encontro dos parceiros “Rural Flavours” decorreu, precisamente em Portugal,
em setembro de 2018, na cidade de Torres Novas, no âmbito da Feira dos Frutos Secos.
O projeto teve como principal objetivo a promoção do território, de produtos e de produtores locais de cada um destes países, colocando-os em contacto com realidades distintas e ainda transferir conhecimentos diversificados, pretendendo ainda disseminar práticas de colocar esses produtos no mercado.
Inicialmente a Espanha também integrava o grupo de parceiros. O “Rural Flavours” – cuja página pode ser visitada em https://www.facebook.com/RuralFlavours/ – pretendeu, ao longo dos mais de dois anos em que decorreu, promover costumes, produtos e aumentar o alcance do mercado local, promover o turismo, transferir conhecimentos, aumentar a consciencialização da alimentação saudável para crianças em idade escolar e
jardins de infância e destacar produtos locais das zonas rurais representadas pelas associações. A ideia final do projeto passa agora pelo desenvolvimento de um aplicativo móvel que vincule todos os países parceiros ao projeto de promoção e networking, sendo que a ADIRN concebeu um vídeo promocional especificamente para este projeto sobre os produtos locais e que foi apresentado aos parceiros na reunião que teve lugar em Leineperin Ruukki, uma localidade rural na região de Satakunta.
. Notícia completa na edição semanal de 13 de março