Sobejamente conhecida pelos vinhos que produz, a Quinta Casal das Freiras, em Carvalhal Grande – Tomar, tem vindo a apostar modernização da sua adega, tendo submetido um projecto ao fundo comunitário PRODER2020, através da ADIRN – Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.
Com 180 hectares, esta quinta inclui ainda searas, olival e floresta além dos 16 hectares dedicados à vinha, implantadas em solos argilo-calcários de declive suave e ondulado com exposição a sul, onde predominam as castas nacionais.
José Vidal, proprietário da Quinta Casal das Freiras, recebeu-nos com simpatia na companhia da filha, Rita Vidal, explicando que esta é uma propriedade que tem passado de geração em geração, com muito carinho e dedicação. “Esta propriedade foi adquirida pelo meu bisavô sendo que, neste momento, estamos numa fase de transição para a quinta geração”, disse-nos. O nome desta propriedade advém de a mesma ter sido administrada por freiras até meados do século XIX.
Quando o seu bisavô a comprou, para além de vinho também se dedicou à produção de azeite, podendo ser encontradas na propriedade oliveiras milenares e um lagar do início do século XX hoje funcionando como um micro museu. “O meu bisavô era de Ovar e quando a filoxera (praga que em meados do século XIX, resultou na destruição de videiras) aparece começou a percorrer o país à procura de vinhos e toda esta zona era uma zona de produção de vinhos, sendo que numa dessas viagens encontrou esta propriedade que acabou por adquirir”, explicou.
– Notícia desenvolvida na edição que está nas bancas