24.1 C
Tomar
Início Site Página 54

Banda Sinfónica do Exército celebra 130 anos do Estabelecimento Prisional de Tomar com concerto especial

0

Tomar prepara-se para uma noite de celebração musical no dia 6 de março, com um concerto especial da Banda Sinfónica do Exército. O evento assinala o 130.º aniversário do Estabelecimento Prisional de Tomar e terá lugar no Cine-Teatro Paraíso, a partir das 21h00. O espetáculo, com duração aproximada de uma hora, é aberto ao público, mediante levantamento prévio de bilhete.

Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente no local, de terça a sábado, entre as 15h00 e as 18h00, ou uma hora antes do concerto.

Foto: Jorge Velez

Restrições ao investimento entre EUA e China considerado “um tiro no pé” dos americanos

0

O site da Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, divulgou na passada sexta-feira (dia 21) o memorando “America First Investment Policy” (Política de Investimento América Primeiro), anunciando o reajustamento das políticas de investimento do país. O conteúdo principal do documento é definir uma “zona proibida” para os investimentos recíprocos entre a China e os EUA.

O memorando afirma, por exemplo, que impedirá que indivíduos relacionados com a China “adquiram empresas e ativos importantes dos EUA”, restringirá “investimentos em setores estratégicos dos EUA, como tecnologia, infraestrutura crítica, agricultura e energia” e “considerará impor novas ou expandir restrições ao investimento dos EUA em semicondutores, inteligência artificial, tecnologia quântica, biotecnologia e outros campos relacionados com a China”.

Nos últimos anos, os EUA sempre aproveitaram a chamada “segurança nacional” para impor medidas de revisão de investimentos e de controle de exportação contra a China, tentando enfraquecer a influência económica chinesa, especialmente as capacidades de desenvolvimento do país asiático na área de alta tecnologia.

Ao longo dos anos, o governo norte-americano vem alegando que aplica o sistema económico de mercado mais livre e aberto, mas as suas práticas reais têm sido constantemente “revertidas”. Sobre a política económica conservadora geral dos EUA, alguns políticos norte-americanos justificam a preocupação com a concorrência vinda do mercado externo. Frequentemente recorrem a meios injustos, interferindo ou impondo restrições a investimentos normais e fusões e aquisições entre países, com o pretexto da chamada “segurança nacional”. As medidas norte-americanas não visam apenas a China, mas também os seus aliados. Há não muito tempo, os EUA fizeram todo o possível para obstruir a aquisição da empresa United States Steel pela Nippon Steel, o que acabou por levar ao fracasso do plano.

Nos últimos anos, com o desenvolvimento da economia chinesa, muitas empresas do país investiram nos EUA, um comportamento normal de mercado. Muitas empresas norte-americanas também estão dispostas a aceitar investimentos chineses, acreditando que isso ajudará a enriquecer o capital de desenvolvimento e a obter mais lucros e oportunidades de desenvolvimento. Atualmente, há mais de 7 mil empresas da China a investir e a fazer negócios nos EUA.

Alguns políticos norte-americanos acreditam que, ao restringir o investimento na China das suas próprias empresas de alta tecnologia, podem abrandar o ritmo de desenvolvimento da China e impedir os seus avanços industriais.

Mas a verdade é que, perante a pressão externa, a China acelerou os seus passos na inovação científica e tecnológica. Em contraste, devido às políticas restritivas norte-americanas, a participação de mercado e os lucros de muitas empresas norte-americanas na China foram afetados. Se a Casa Branca insistir em expandir as restrições a investimento, o espaço de geração de riqueza das empresas norte-americanas será reduzido ainda mais.

Segundo analistas, “o poder das regras de mercado é forte, o desejo de cooperação entre empresas chinesas e norte-americanas é grande e a cooperação com benefícios recíprocos é a melhor opção para os dois lados”. E sublinham:

“Restringir à força o investimento mútuo é como ‘dar um tiro no próprio pé’. Os EUA devem pensar duas vezes antes de agir nessa direção”.

Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China

25.º Encontro Nacional de Colecionadores reuniu mais de 100 participantes de norte a sul do país

0

Realizou-se no sábado, 22 de fevereiro, o 25.º Encontro Nacional de Colecionadores na Tenda do Mercado Municipal de Tomar com a presença do executivo municipal e com os representantes da associação “Os Amigos do Colecionismo de Tomar”, responsável pelo evento. Participaram neste evento 111 expositores, vindos de norte a sul do país.


Vítor Domingos (Tita), organizador da iniciativa, disse ao nosso jornal que o objetivo é de ano para ano, “fazer sempre mais e melhor e ir arranjar os colecionadores, sendo que a maior riqueza é o convívio”. Nesse sentido, aponta que “ano após ano, os colecionadores, de norte e sul do país, vêm a Tomar, que é uma cidade bonita, onde se come bem, e é um convívio. Ou seja, colecionar amizades é o percurso que nós temos vindo a viver ao longo desses 25 anos”, disse.

Carlos Gonçalves

– Leia a notícia desenvolvida na próxima edição semanal

Protocolo publicitário firmado entre o Crédito Agrícola e a Secção de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas

0

O Crédito Agrícola assinou na tarde de sexta-feira, 21 de fevereiro, um protocolo publicitário com a Secção de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, um apoio que se estende por um período alargado quatro anos, ou seja, até às próximas Olimpíadas (Los Angeles 2028). O momento, no auditório do Crédito Agrícola em Torres Novas contou com a presença de alguns atletas do CNTN, incluindo os atletas olímpicos, Maria Tomé e Ricardo Baptista, entre autarcas e outros convidados.

Carlos Gonçalves

– Leia a notícia na próxima edição semanal

Empreitada da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) foi lançada

0

Está lançada a empreitada de construção das novas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e para assinalar a ocasião, o Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia acolheu na quinta-feira, 20 de fevereiro, a cerimónia que contou com diversas entidades, empresários e comunidade educativa. Na ocasião, foi assinado o protocolo de colaboração entre o Município de Abrantes e o Instituto Politécnico de Tomar que tem por objeto estabelecer a forma de colaboração entre as duas entidades durante o processo da empreitada.

A nova ESTA “não é mais uma promessa, não é mais um desejo adiado por tantos e longos anos, será uma realidade. O concurso está lançado e não há volta a dar”, afirmou o Presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, referindo que “Abrantes terá uma nova ESTA, moderna, funcional e inovadora, que honrará o seu passado e estará à altura das ambições dos nossos alunos e professores e com os desafios do futuro”.

Duas centenas de convivas celebraram os 45 anos da ACRS da Venda Nova

0

Duas centenas de convivas celebraram, no domingo, 23 de fevereiro, os 45 anos de Associação Cultural, Recreativa e Social da Venda Nova – União das Freguesias de Casais e Alvioveira, entre os quais, o presidente do Município de Tomar Hugo Cristóvão, o presidente da Assembleia Municipal Hugo Costa, o vereador do PSD Tiago Carrão, o presidente da junta de freguesia João Alves, representantes das diversas associações da União das freguesias e o padre Tiago Alberto da Paróquia de Casais.

Para além de outras atividades, a ACRS da Venda Nova tem no Centro de Dia a sua principal valência, e, a ambição de construir um lar, para o qual está já a desenvolver respetivo projeto com capacidade para 40 quartos.

Luís Duarte recordou que em outubro haverão eleições para os corpos socias da coletividade, apelando a que outras pessoas avancem para os órgãos diretivos até porque, ao atingir 14 anos como presidente, a lei não permite a sua continuidade. No entanto, mostrou-se disponível para ajudar aqueles que vierem a assumir os destinos da ACRS da Venda Nova.

– Leia a reportagem completa na próxima edição semanal

Manuel Subtil

XI Mostra das Sopas da Aldeia em Carregueiros deu a provar 34 sopas

0

O Centro Recreativo e Cultural da Freguesia de Carregueiros, em Tomar, foi o palco da XI Mostra das Sopas da Aldeia, realizada no domingo, 16 de fevereiro, um evento gastronómico que atraiu mais de duas centenas de pessoas a esta localidade. Tradicionalmente organizado na segunda semana de fevereiro, o evento tem como objetivo angariar fundos essenciais para o funcionamento das atividades associativas.

Hélder Lourenço, presidente da direção do C.R.C. da Freguesia de Carregueiros, revelou à nossa reportagem que a adesão ao evento tem vindo a crescer a cada ano. Este ano, estiveram à disposição dos participantes 34 sopas, todas oferecidas pelos habitantes da aldeia, incluindo elementos do Rancho Folclórico de S. Miguel de Carregueiros e a própria direção da coletividade. “Também preparamos uma panela grande de sopa de pedra, uma tradição da nossa terra, que é feita pelo Sr. Acácio, da direção.

As sopas são o mais tradicional possível, como a sopa de feijão, a canjinha, a sopa de chícharos”, explicou, sublinhando que a sopa de pedra é a mais emblemática. De acordo com o presidente da direção, a coletividade mantém-se extremamente dinâmica, desenvolvendo atividades quase todos os meses.

– Leia o desenvolvimento na próxima edição semanal

Reportagem: Carlos Gonçalves

Tomar à Prova promove rota das tapas e petiscos até dia 2 de março

0

O “Tomar à Prova – Rotas das Tapas e Petiscos” começou na tarde de sábado, 15 de fevereiro, e prolonga-se até dia 2 de março, todos os dias a partir das 17 horas, em 19 espaços de cafetaria e restauração do concelho.

A abertura oficial contou com a presença do presidente da câmara, vereadores e diversas entidades convidadas, que percorreram alguns dos espaços participantes, no espírito da iniciativa que convida à descoberta de novos locais e à fruição dos já conhecidos.

Nesta tarde, a comitiva visitou o Café Esperança, a Tertúlia com Sabores by Kebab do Oriente, o Dropzone Bike Café e o Galeão. Estes são apenas uma pequena parte dos 19 espaços do concelho (um recorde de aderentes), onde, por apenas 4 euros cada, se podem degustar 41 petiscos diferentes, acompanhados por um copo de vinho tomarense ou de outra bebida típica do concelho. A saber: 1.º de Maio, 116 Café Restaurante (em Carvalhos de Figueiredo), Adhoc, Biscaia, Café da Piscina Restaurante, Café Santa Iria, Café Snack-Bar Esperança, Café Stop, Cervejaria Casa da Vera, Dropzone Bike Café, Galeão, Mouchão, Nabão, Primorosa, Refúgio, Requinte, Taverna D’Talha, Tertúlia com Sabores by Kebab do Oriente e Tomar Café.

Reportagem: Carlos Gonçalves

Carnaval de Tomar ganha nova mascote e máscaras criadas pela comunidade

0

A TomarIniciativas – Associação de Cultura apresentou, na tarde de terça-feira, 11 de fevereiro, na Casa Vieira Guimarães, o programa preparado para os festejos carnavalescos em Tomar. Leonor Ferreira, agente imobiliária, e António Mata, empresário, foram os Reis escolhidos para animar o corso carnavalesco deste ano.

Luis Honório, da TomarIniciativas – Associação de Cultura, referiu que esta apresentação faz todo o sentido, pois “há cada vez mais pessoas entusiasmadas com o Carnaval. Destacou, a título de exemplo, a grande adesão ao Workshop de Criação de Máscaras e Cabeçudos para o Carnaval, com alguns destes trabalhos a integrar o desfile de terça-feira de Carnaval. “A TomarIniciativas começou a organizar o Carnaval há 17 anos. Nunca foi nada de extraordinário, mas também não deixámos morrer a tradição. No entanto, penso que há aqui uma base para o futuro, que pode crescer, atrair mais foliões e motivar mais pessoas a participar”, afirmou.

A mascote do Carnaval foi criada por Mona Martins, anunciou Luis Honório, acrescentando que participam os grupos habituais. As inscrições continuam abertas e, quem desejar integrar o desfile, basta aparecer meia hora antes do início, na Mata dos Sete Montes.

O presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, afirmou que o Carnaval é uma das manifestações mais populares do país e que, no concelho de Tomar, se celebra em duas localidades: Tomar e Linhaceira.

“A TomarIniciativas recuperou, há 17 anos, o Carnaval da cidade, que foi crescendo ao longo dos anos com o apoio do município, da comunidade e dos grupos que nele participam. Este ano, com a particularidade de ter uma mascote e cabeçudos”, destacou.

– Leia a notícia completa na próxima edição semanal

GNR e Município de Tomar assinam protocolo de cedência de instalações

0

 O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Tomar, a 14 de fevereiro, assinou o protocolo de cedência de instalações com a Câmara Municipal de Tomar. A cerimónia contou com a presença do Comandante do Comando Territorial de Santarém, Coronel Pedro Miguel Duarte da Graça e do Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão. As referidas instalações, situadas na Avenida António Fonseca Simões, são utilizadas pela GNR há 42 anos, sem que até à data tivesse sido formalizado um documento que atribuísse a sua titularidade.