16.3 C
Tomar
Início Site Página 52

Jornal “Cidade de Tomar” faz história ao celebrar 90 anos de jornalismo de proximidade sem interrupções

0

“O nosso jornal, ao iniciar a sua publicação, apresenta a toda a população do Concelho de Tomar as suas melhores saudações com um cumprimento especial para todos os tomarenses que os acasos da sorte fazem viver longe da sua terra. Cumprimenta também as autoridades e corporações públicas, os seus colegas de imprensa e os seus estimados colaboradores, assinantes e anunciantes.” Era assim que o nosso semanário se apresentava ao mundo no domingo, 17 de março de 1935. Foi neste dia que o Jornal “Cidade de Tomar saia para as bancas pela primeira vez, sob direção de Libério Mourão (Diretor e Editor) com administração de Manuel Torres Campos. Era composto e impresso na Tipografia e Papelaria “A Gráfica” com telefone 54, sita na Rua Infantaria 15, e propriedade da Empresa Editora “Cidade de Tomar”, na altura ainda em organização. O preço era de 50 centavos.

Dizem que os jornalistas não devem ser notícia, mas teremos que abrir uma exceção: celebrar 90 anos de uma história sólida e ininterrupta de jornalismo de proximidade – ou seja o jornal nunca deixou de sair para as bancas ao longo de nove décadas – mantendo-se fiel à missão de informar e acompanhar a evolução da cidade e da região, é obra.  Numa altura em que a comunicação assume novos desafios, o jornal continua a ser um elo vital entre os tomarenses, as suas histórias e as suas vozes. Há um passado a honrar.

Reproduzimos, por isso, a “SINFONIA DE ABERTURA que constava neste primeiro número. “É hábito velho que no primeiro número de qualquer jornal se venha dizer das razões que ocasionaram o seu aparecimento e, frequentes vezes, se venha traçar um largo e longo programa, realizável ou não consoante as fáceis ou difíceis condições em que o periódico for vivendo. Sabe-se que nada há pior que certo hábitos inveterados e quanto é difícil romper com eles quando se quere sair fora das normas preestabelecidas. Por nossa vontade apresentar-nos-íamos com singeleza, sem outra explicação que não fosse a de comunicarmos, leal e sinceramente aos leitores, as nossas sãs intenções. Fazermos o auto-elogio dos nossos próprios esforços, parece-nos ridículo pretensiosismo em que não desejamos cair. A que vimos então? Que desejamos dizer neste artigo? Qual a missão a que se propõe o nosso jornal? Muito simplesmente as poucas palavras que seguem: ser um propugnador, sincero e consciente, das realizações regionais; exercer uma forte e sólida ação construtiva com todos os bons espíritos que se dediquem à magna e grata tarefa da defesa dos interesses coletivos; realizar uma critica serena e produtiva, fora e acima dos diversos particularismos que enxameiam a vida contemporânea. Pretende muito? Pretende pouco? Os leitores o poderão dizer no exame que realizarem, à maneira que o nosso jornal for desenrolando a sua ação. O que podemos afirmar antecipadamente é que pretendemos que essa ação dignifique a vida regional visto que ela é uma das parcelas constitutivas desse formoso concelho.”

 

 Município de Tomar promove concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa

0
O Município de Tomar está a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre os dias 12 e 16 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Reconhecida internacionalmente como um importante ponto de encontro para profissionais do setor do turismo e para o público em geral, a BTL é a plataforma ideal para atrair investimentos e fortalecer parcerias com operadores turísticos reforçando e solidificando a região como um destino turístico de referência em Portugal.
Diariamente, no stand do município, uma equipa de profissionais estará disponível para fornecer informações detalhadas sobre as atrações de Tomar, desde a sua rica herança histórica e cultural, a opções de alojamento e gastronomia. Neste espaço, os visitantes poderão saborear as delicias da região desfrutando de uma degustação de produtos locais, com um toque de entretenimento cuja animação ficará a cargo do grupo Drama & Beiço. Durante este evento, o município irá, ainda, oferecer vouchers que podem ser utilizados para descontos em alojamento.
Paralelamente, no stand da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Tomar, como membro integrante da direção, também marca presença com atendimento e divulgação. Esta participação e dinâmica da associação visa salvaguardar os caminhos históricos e mantê-los seguros, tendo-se assumido como um ponto relevante desta rota de peregrinação.
Na quarta-feira, dia 12, para além de acompanhar a Abertura Oficial da BTL 2025, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Filipa Fernandes, no stand da CIMT, apresentou a 4ª edição do Wellness Weekend Tomar, iniciativa em parceria com a ADIRN.

Pérola do Nabão reabriu em instalações remodeladas

0
Reabriu ao público em instalações remodeladas, na quinta-feira, 13 de março, a “Pérola do Nabão”, loja de vestuário na Rua dos Santos Simões n.º 55, em Tomar. O espaço apresenta-se agora com nova decoração e disposição, com roupa de senhora e homem, desde peças mais práticas até vestuário para cerimónias.

TomarAçaí traz sabores do Brasil ao coração da cidade templária

0

Foi inaugurado na quarta-feira, 12 de março, na Avenida Cândido Madureira o “TomarAçaí”, um espaço que promete trazer sabores do Brasil ao coração da cidade templária.  O nome é uma homenagem de Márcia Hagge que, juntamente com Paulo Gonçalves, apostou neste conceito. “Tomar me escolheu e esta é uma homenagem a esta cidade, não esquecendo as minhas raízes”, explicou.

Neste estabelecimento, junto à Casa dos Tetos, em Tomar, vai ser possível apreciar petiscos brasileiros e portugueses com especial destaque para o açaí e as suas diversas variantes, do sumo ao bolo ou pudim, acompanhado pelo pastel recheado, bolinho de queijo, coxinha, boliviano, entre outras iguarias.

Convento de Cristo recebe apresentação do livro “O segredo de Tomar”

0
Decorre no  sábado, 15 de março, pelas 17 horas, a apresentação do livro “O segredo de Tomar”, de Rui Miguel Pinto. O evento tem lugar no Convento de Cristo, um dos pontos centrais do enredo, sendo que a apresentação, numa organização da Porto Editora, em parceria com aquele monumento, está a cargo de João Patrício e Joana Costa.
Nascido em Benavente, em 1994, Rui Miguel Pinto apaixonou-se pela temática dos Templários, ainda em criança, precisamente na primeira visita ao Convento de Cristo. Admirador confesso de autores de referência nessa área, como Dan Brown, Daniel Silva e Luís Miguel Rocha, foi com naturalidade que dedicou aos sempre inspiradores segredos templários o seu primeiro romance, mais uma obra a atestar a capacidade de atração que Tomar tem tido ao longo dos tempos.

Casa do Concelho de Tomar distinguida com a Medalha Municipal de Mérito Cultural em Lisboa

0

A Casa do Concelho de Tomar, sediada na Rua Flores do Lima, em Lisboa, celebrou no sábado, 8 de março, o seu 82.º aniversário com uma cerimónia marcada pela emoção, reconhecimento e homenagem às ligações históricas entre Tomar e Lisboa.

Neste dia, a instituição foi agraciada com a Medalha Municipal de Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa, por unanimidade, uma distinção entregue pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas, em reconhecimento do contributo dos tomarenses para a cidade. Esta medalha foi atribuída “pela sua história de dedicação e pelo relevante papel social e contínua promoção e valorização cultural”, através da proposta 87/2025, subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e pelo vereador Diogo Moura.

“São 82 anos desta casa, uma das casas regionais mais antigas da nossa cidade e um símbolo do regionalismo em Lisboa. O que fazem pela nossa Lisboa é algo único”, afirmou Carlos Moedas. “Este espaço foi um ponto de apoio para tantos que vieram para Lisboa ajudar a construir a nossa terra e, por isso, hoje estou aqui com a missão de distinguir a Casa do Concelho de Tomar. A Casa de Tomar é única”, salientou.

Foto: Arlindo Homem

– Leia a notícia completa na próxima edição semanal

Sons na Adega oferece roteiro cultural, vínico e gastronómico pelos produtores de vinho de Tomar

0

Decorreu na tarde de quinta-feira, 6 de março, na Fábrica das Artes no Complexo Cultural da Levada, a apresentação pública do Sons na Adega, uma nova iniciativa do Município de Tomar em parceria com os produtores de vinho certificados pela CVR Tejo, que pretende valorizar os produtos endógenos da região através de um roteiro cultural, vínico e gastronómico.

O objetivo é que, de março a julho e de outubro a dezembro, uma adega por mês abra as suas portas oferecendo, em simultâneo, provas de vinhos, degustação de produtos regionais e momentos artísticos únicos. Mais do que um evento, Sons na Adega é uma oportunidade para mergulhar na essência dos vinhos templários, conhecendo os espaços onde a terra se transforma em sabor e tradição, num ambiente de partilha e descoberta.

Hugo Cristóvão, presidente da autarquia, referiu nesta ocasião que esta iniciativa pretende ser mais um dos instrumentos no sentido de promover “este sector da nossa atividade económica que são os vinhos e aquilo que em seu torno se pode gerar, tentando juntar à cultura do vinho outras formas de arte. “Queremos levar o cidadão a conhecer as adegas e conhecer os nossos vinhos e quem sabe, fazer alguns negócios”, disse.

Carlos Gonçalves

Projeto “Rede de Guardiãs da Natureza” vai ser lançado em Alcanena

0
A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte promove, no dia 17 de março, a partir das 14h30, no Auditório Municipal de Alcanena, o lançamento do projeto “Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural”.
A sessão começa às 14h30 com a abertura por Rui Anastácio, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, seguida de uma caracterização do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros por Sofia Edra Quaresma (ICNF).
A apresentação do projeto será feita por Susana Viseu (Business as Nature). Às 15h30, terá lugar uma mesa redonda sobre mulheres na conservação da natureza, moderada por Maria João Botelho, com a participação de Verónica Paiva (BioVó) e Edite Lopes.
O evento inclui ainda a assinatura de um protocolo com a ADIRN e um workshop de imersão no território, das 17h15 às 19h30.

Cem Soldos assinala um ano do Largo com almoço comunitário

0
Largo Cem Soldos


Para celebrar o primeiro aniversário da inauguração do Largo de Cem Soldos, na União das Freguesias da Madalena e Beselga, em Tomar, será realizado um Almoço Comunitário no dia 23 de março, a partir das 13h00. A participação é gratuita, mas requer reserva, que pode ser feita no SCOCS, em dias úteis, das 15h00 às 18h30, ou através do e-mail geral@scocs.pt. Os participantes são convidados a trazer algo para partilhar, seja um prato salgado, doce ou bebidas.

CCR da Charneca da Peralva comemora 46 anos

0

O CCR da Charneca da Peralva comemorou, no dia 9 de março, 46 anos de vida, com um almoço de aniversário, que juntou cerca de 100 associados, autarcas do município e da junta de freguesia de Paialvo, entre eles, Filipa Fernandes, Tiago Carrão e Amâncio Ribeiro.

Rui Rodrigues, presidente da coletividade agradeceu a presença de todos os associados, amigos e convidados. Referiu que os atuais corpos sociais esperam continuar o trabalho feito até aqui e que contam com a ajuda e presença de todos os sócios e simpatizantes desta associação em todos os seus eventos, um dos quais marcado para o dia 1 de maio o “Charneca Rider” passeio de motas.

Neste evento, a vice presidente do Município de Tomar, Filipa Fernandes, revelou a criação de uma Escola de Olaria na antiga Escola Primária da Charneca da Peralva. “Como sabem, há uma escola que, ainda hoje, está fechada, que é a escola da Charneca da Peralva, que muito me diz e que a vocês muito mais. Ela guarda história, guarda memórias, guarda muita partilha de aprendizagem.


A mensagem que eu vos queria dizer é que brevemente a escola será devolvida à vossa comunidade, com um novo conceito mas que muito diz a esta terra e a esta freguesia: vamos torná-la uma escola viva, uma Escola de Olaria”, anunciou.

Manuel Subtil

– Leia o desenvolvimento desta noticia na edição semanal