16.3 C
Tomar
Início Site Página 50

E, como vamos de preços de água?

0
Antonio Madureira

Nota do Director – 

Era grande a expectativa dos habitantes do nosso Concelho, talvez mesmo dos habitantes dos Concelhos que com Tomar integram a sociedade Tejo Ambiente, no sucesso ou insucesso da Assembleia Municipal Extraordinária de 22 de Março de 2025.

Na verdade, lendo o ponto único da convocatória da mesma Assembleia Municipal, onde se escreve “Tejo Ambiente -Discussão e Análise: Decisão do Conselho de Administração sobre o tarifário de 2025, … “ pensar-se-ia que de tão importante reunião, e com urgência de convocação, sairia o que todos esperávamos – a alteração, talvez anulação, da anterior deliberação da Assembleia Municipal de Tomar que ao vetar a proposta do Conselho de Administração de Tejo Ambiente, reporia a mesma proposta pelo que, mal ou bem, o preço da água em Tomar seria actualizado em valores que se poderiam considerar razoáveis. Ou seja, aplicar-se-ia um tarifário inferior ao que vamos a estar sujeitos.

Não obstante o esforço dos intervenientes Deputados Municipais que são em número de 32, em 2025 – 21 eleitos pelos habitantes de Tomar em eleições autárquicas de 2021 e 11 Presidentes de Junta de Freguesia – a conclusão final dos trabalhos, sem decisão sobre o preço da água, foi o de levar em conta uma proposta da CDU – Coligação Democrática Unitária, no sentido de criar uma Comissão de Avaliação da Empresa Tejo Ambiente. Proposta aquela, no entanto, a ser objecto de apresentação em próxima assembleia municipal a realizar no prazo que Lei determina.

E, pergunto: como humilde munícipe do Tomar – para quê, então, a realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária quando resulta de Lei Autárquica e dos Poderes dos Órgãos Autárquicas que uma assembleia municipal não pode alterar deliberações de uma Assembleia Ordinária? Aliás, a convicção de grande parte dos tomarenses seria, ou não, a alteração do valor a cobrar, principalmente, pelo fornecimento de água às nossas casas.

Mais pergunto: vale a pena ressuscitar o regresso aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Tomar, – os SMAS – extintos com a criação e integração de Tomar na empresa Tejo Ambiente sem cuidar de saber os custos da saída de Tomar da empresa?

Ainda – valeu a pena interrogar à exaustão – como se de um Tribunal Plenário, de má memória, se tratasse o Sr. Director Geral da empresa, quando o mesmo responde perante o respectivo Conselho de Administração e executa deliberações do mesmo Conselho de Administração? A não ser que tenha, ou assuma, poderes delegados que, em muito, ultrapassam o executar das decisões do mesmo Conselho de Administração.

Por último – não devia importar aos Senhores Deputados Municipais levarem em conta que a tomada de atitudes, que respeito, em sede do funcionamento da empresa Tejo Ambiente e envolvendo os seus funcionários e, eventualmente o seu futuro, se pautassem com a devida serenidade tal como o Senhor Presidente da Câmara bem analisou e defendeu?

Na verdade, só quem passou com processos de fusão, integração ou extinção de serviços públicos, como foi o meu caso, quer no Ministério do Ambiente, quer no Ministério da Agricultura, pode alcançar tudo o que se prende com o seu futuro e da incerteza do mesmo que o atinge e, mesmo, às respectivas famílias.

Deixo estas reflexões que entendo pertinentes e que nos abrangem no nosso direito comum de seremos informados. E, neste campo de informação, não posso deixar de observar a resposta do Sr. Director Geral da Tejo Ambiente quando questionado sobre a informação prestada aos utilizadores dos serviços da empresa – abastecimento de água, recolha de resíduos, etc – referiu que tal informação era disponibilizada nas facturas que recebemos e no site da empresa. Talvez se devesse conhecer melhor o universo dos habitantes de Tomar e dos outros concelhos sócios da Tejo Ambiente. Ou não?

Tomar, aos 26 de Março de 2025.

O Director,

António Cândido Lopes Madureira.

Relógios adiantam uma hora com a chegada do horário de verão

0
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

A hora vai mudar. Na madrugada de sábado, 29 de março, para domingo, 30 de março, os relógios em Portugal serão adiantados para marcar a transição para o horário de verão.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, a mudança tem lugar à 01h00, momento em que os ponteiros deverão ser ajustados para as 02h00. Já na Região Autónoma dos Açores, a alteração acontece à meia-noite (00h00), passando diretamente para a 01h00.

A medida, adotada anualmente, visa aproveitar melhor a luz natural durante os meses mais longos do ano.

Peralva recebe a 1.ª edição do Festival “Peralva Rural Jazz Experience”

0
O Centro Recreativo dos Trabalhadores da Peralva, na freguesia de Paialvo, Tomar será o palco da 1.ª edição do Festival Peralva Rural Jazz Experience, que decorre de 17 a 19 de abril. O festival propõe uma experiência que alia o jazz ao ambiente rural, promovendo a cultura e a música na região. O evento conta com concertos, workshops e uma jam session, com entrada gratuita.
Os interessados em participar ou colaborar no evento podem inscrever-se através deste formulário: https://docs.google.com/…/1FAIpQLScxXvRXmfS2ZD…/viewform
Já as inscrições para o workshop com Desidério Lázaro podem ser feitas em https://docs.google.com/…/1FAIpQLScabEKoFmOsqw…/viewform

PSP, ASAE e Autoridade Tributária realizaram fiscalização na Ponte Nova

0
A Ponte Nova, em Tomar, foi o local escolhido, na manhã desta terça-feira, 25 de março, para uma operação de fiscalização (vulgo operação STOP) conjunta com a intervenção da Polícia de Segurança Pública (PSP), da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e da Autoridade Tributária (AT). Durante a ação, várias viaturas, especialmente de transporte de mercadorias, foram paradas no tabuleiro da ponte, causando alguns constrangimentos no trânsito.
Neste tipo de operação, as autoridades verificam habitualmente a documentação dos condutores e dos veículos, bem como a legalidade das mercadorias transportadas. O objetivo é garantir o cumprimento das normas de segurança rodoviária, fiscal e económica, prevenindo irregularidades.
A iniciativa insere-se num conjunto de ações regulares realizadas pelas forças de segurança em várias regiões do país, reforçando a vigilância e o controlo sobre o setor dos transportes e do comércio

Sons na Adega em Tomar: a fusão da música tradicional com os vinhos de qualidade

0

A Casa Agrícola Solar dos Loendros, em Marmeleiro, Paialvo, em Tomar, acolheu no sábado, 22 de março, o primeiro evento Sons na Adega, que combinou música tradicional e vinhos de qualidade. A animação começou com o Grupo Folclórico “Os Pescadores de Tancos”, com o tradicional Fandango, e seguiu com o fadista Peu Madureira Trio, que apresentou um repertório de fado.

Peu Madureira, fadista desde jovem e com uma grande ligação a Tomar, tem levado o fado a vários países e, em 2023, lançou seu primeiro álbum Espera, apresentando-se regularmente no Clube de Fado, em Lisboa, cidade onde vive. Na sua atuação, fez-se acompanhar por Afonso Carvalhais (guitarra portuguesa) e Pedro Salgado (viola de fado).

O evento, que contou com as explicações vínicas de Teresa Nicolau, enóloga do Solar dos Loendros, foi uma fusão de boa música e vinhos, criando uma atmosfera única para o público, que encheu esta adega.

Carlos Gonçalves

– Desenvolvimento na próxima edição

Livro “O Trio – e o Mistério da Moura Encantada” apresentado em Ferreira do Zêzere

0

O Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, foi palco da apresentação do livro O Trio – e o Mistério da Moura Encantada, durante o concurso concelhio de leitura, decorrido a 18 de março. A obra, com texto de Hélio Antunes e ilustrações de Pedro Rocha e Mello, é uma edição da Fundação Maria Dias Ferreira em parceria com o Município de Ferreira do Zêzere.

A história acompanha Maria, Pedro e Gonçalo, três jovens que exploram os recantos do concelho e, em Águas Belas, encontram uma figura misteriosa que lhes propõe um desafio. A missão leva-os a uma viagem pelo espaço e pelo tempo.

O livro está disponível para compra nos Postos de Turismo de Ferreira do Zêzere.

XI Feira da Laranja regressa ao Convento de Cristo a 13 de abril

0

 

O Convento de Cristo, em Tomar, volta a ser palco da XI Feira da Laranja no dia 13 de abril, um evento solidário que já se tornou tradição para visitantes e comunidade local. Inspirada no histórico laranjal do monumento, a feira reúne instituições de solidariedade social, coletividades e associações de pais das escolas do concelho, que comercializam diversos produtos derivados da laranja. Além da vertente solidária, a feira conta com um concurso que premiará os melhores produtos e bancas, atribuindo vouchers de compras no Intermarché de Tomar. As categorias em disputa são originalidade, doçaria, compotas, licores e melhor banca.

A programação inclui ainda momentos de animação musical, com a participação de associações culturais do concelho. A entrada para o evento é gratuita e será feita pelo Portão da Micha. O evento é organizado pelo Convento de Cristo, com o apoio da Câmara Municipal de Tomar e da União de Freguesias de S. João Baptista e Santa Maria dos Olivais. O concurso tem como patrocinador o Intermarché de Tomar e conta ainda com os apoios de Luís Mota Figueira – IPT, responsável pelo cartaz, e Tânia Grazinas, que assina os troféus.

O sorteio dos lugares das bancas será realizado no dia 6 de abril, às 10h30, na Sala Multiusos do Convento de Cristo, com entrada pela loja. Os participantes vão receber laranjas do laranjal do convento para a produção das iguarias, sujeito à disponibilidade de stock.

Obras levam a estacionamento gratuito temporário na Alameda Um de Março

0

O estacionamento será gratuito em todos os lugares que habitualmente são tarifados na Alameda Um de Março, em Tomar, devido às obras que decorrem nas proximidades. Deste modo, esta isenção vigora desde segunda-feira, dia 24 de março e mantém-se até ao fim da empreitada, que está prevista terminar a 4 de abril.

“A medida foi tomada tendo em conta as restrições de estacionamento causadas pela empreitada de requalificação da Rua Miguel Ferreira, que tem vindo a provocar naturais transtornos aos habitantes daquela zona, bem como o facto de as condições climatéricas terem causado o prolongamento do prazo da obra”, refere a autarquia, que emitiu um despacho no sentido da interrupção temporária do estacionamento tarifado na Alameda Um de Março.

Coletividade de Vales de Cima em Assentis – Torres Novas comemorou 34 anos de vida

0

O Centro de Cultura, Recreio e Desporto de Vales de Cima, situado na freguesia de Assentis, no concelho de Torres Novas, celebrou o seu 34.º aniversário na presença de dezenas de associados e amigos, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e o presidente da Junta de Freguesia de Assentis. Os atuais membros dos corpos sociais expressaram o seu agradecimento a “todos os sócios e amigos que nos ajudam a fazer desta casa a nossa casa”.

O Centro de Cultura, Recreio e Desporto de Vales de Cima colabora estreitamente com a Comissão da Capela da localidade para garantir as melhores condições de vida não só para os residentes, mas também para proporcionar uma receção acolhedora a quem visita a terra.

Manuel Subtil

– Desenvolvimento na próxima edição semanal

Sociedade Filarmónica Payalvense “Manoel de Mattos” assinala 129 anos de cultura, música e serviço à comunidade

0

A Sociedade Filarmónica Payalvense “Manoel de Mattos” comemorou 129 anos de história, no sábado, dia 22 de março. As celebrações começaram com uma missa de sufrágio por intenção dos sócios já falecidos, seguindo-se romagem ao cemitério, onde foi inaugurado um memorial, erigido com o apoio da Junta de freguesia de Paialvo. Já na sede da Sociedade Filarmónica foi recebida a banda convidada, do Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande, do concelho de Torres Novas. A sessão solene contou com a presença de familiares do benemérito Comendador Manoel de Mattos, nomeadamente a sua neta, Luísa Aguiar de Matos, e o seu bisneto, Bernardo Aguiar de Matos. Estiveram ainda presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Filipa Fernandes, a secretária da Junta de Freguesia, Élia Lopes, e diversas associações congéneres da freguesia e concelho, que felicitaram a sociedade filarmónica por mais um aniversário.

Seguiram-se concertos pelas duas bandas filarmónicas, sendo este o último concerto que a banda de Paialvo teve sob a direção do maestro Paulo Maciel, que por motivos pessoais termina a sua colaboração com a filarmónica. Foram ainda entregues diplomas a um aluno da escola de música e a três músicos que detêm mais de 20 anos de atividade musical na filarmónica.

  • Notícia desenvolvida na próxima edição semanal