31.8 C
Tomar
Início Site Página 4

Obras de requalificação da Igreja de São Sebastião em Cem Soldos avançam no final deste mês de junho

0

As obras de requalificação da Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, deverão arrancar no final deste mês de junho. A informação foi avançada pelo pároco Luís Martinho. depois de o presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, ter anunciado a previsão do início da intervenção.

“Há dois dias, na Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, o senhor presidente da Câmara, Tiago Carrão, anunciou que está previsto que as obras de remodelação avancem no fim deste mês de junho”, referiu Luís Martinho.

Segundo o pároco, o projeto contempla a intervenção na cobertura do telhado e no isolamento térmico, a colocação de teto em madeira, a recuperação da escada da torre sineira e a pintura das fachadas. A requalificação deverá ser apoiada essencialmente pelo programa Portugal 2030, contando também com o acompanhamento dos técnicos da Câmara Municipal de Tomar.

– Leia a notícia completa na edição que já está nas bancas

Comemoração do 10 de Junho… e Tomar – que futuro?

0

Com o correr do calendário, de novo estamos em tempo de comemoração do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

Celebrações que se devem revestir de importância, nestes temos de guerras e de incertezas em que valores de humanidade são ou querem ser esquecidos.

Fazendo apelo às Comunidades Portugueses espalhadas pelo Mundo, e pelo Mundo enaltecidas, facto de que nos devemos orgulhar, não deveremos, igualmente, reflectir sobre as comunidades que se instalaram entre nós e que muito contribuem para o nosso sucesso económico? Era bom, tendo presente o que em tempos idos as Comunidades Portugueses sofreram – quando muitos de nós tiveram de procurar melhor vida fora de Portugal -, o modo de tratamento de que padeceram, o da sua elevação em termos sociais, como é o caso de muitos. Daí o orgulho de ser português.

No entretanto, na edição de 29 de Maio de 2026, Luís Francisco e José Rogério, a quem agradeço a sua colaboração para com o Cidade de Tomar, em textos de opinião, expressaram a sua posição sobre Tomar e o seu futuro… com particular acuidade no que importa ao desenvolvimento de Tomar.

Neste sentido, muito particularmente no texto de Luís Francisco, entre outros aspectos, o desenvolvimento com incidência no Rio Nabão trouxe-me à memória o projecto de instalação no Complexo da Levada – pelas então Fábricas de Mendes Godinho – de um Museu de Ciência Viva. Corriam, então, os anos de 1991/1992 e o projecto integrava uma apresentação pelo Arquitecto José Lebre intitulada, salvo erro, A riqueza de uma Cidade atravessada por um Rio.

Eis, agora, entre outros aspectos do texto de Luís Francisco, a pergunta: E, desde então, o que fizemos? Sim, o que fez Comunidade em defesa, activa, com acuidade, do seu rio, reconhecendo que muitos textos de indignação foram publicados, dado que os Poderes Municipais, pouco ou nada conseguiram?
José Rogério, entre outros aspectos, após se debruçar sobre a Governação Municipal nos seus seis primeiros meses, questiona que medidas de desenvolvimento vai o executivo municipal, com a sua configuração, assumir em sede de desenvolvimento da nossa Terra.

Ou seja, em minha opinião, o que importa, em defesa de Tomar, do aproveitamento do edificado – algum em ruínas, como é o caso da Fábrica de Fiação e do espaço junto ao Antigo Quartel General -, é saber que perspectivas vão assumir as Sras. Câmara e Assembleia Municipal, que, em si, congregam a responsabilidade de Governar em nosso nome, para o nosso desenvolvimento com fixação de munícipes, empresas, trabalho local.

Reconheço que estes primeiros meses de Governação, com alteração de procedimentos e de estruturas municipais, mudanças de intervenientes, não desprezando a tempestade Kristin, foram, naturalmente, esforçados. Medidas houve que mereceram contestação, e que o decidido talvez mereça reflexão.

Outras demonstram mudança, como o são a implementação de uma taxa turística; o pagamento para acesso a eventos; o regulamento de recolha de resíduos e lixos domésticos com efectiva aplicação; o destino de alteração de utilização do antigo Colégio Nun’Álvares. Mas tal contribuirá para o desenvolvimento efectivo de Tomar?

E deixo mais perguntas. O chamado Parque Empresarial de Tomar – que futuro? Revisão do Plano Director Municipal – que novas perspectivas estão ponderadas, que, a meu ver, devem reflectir um todo, ao invés de intervenção isolada e muito dirigida? Albufeira de Castelo do Bode – que nos espera de um plano de que pouco de conhece com intervenção de duas Comissões de Coordenação – Centro e Lisboa e Vale do Tejo – por vezes não coincidente?
São estas algumas reflexões que os artigos de Luís Francisco e de José Rogério me levam a apresentar. Outras haverá que merecem, igualmente, reflexão. Mesmo dos Poderes Locais, porque só assim contribuiremos para o futuro de Tomar. Como escreve Luís Francisco: Tomar precisa de ousar.

Finalmente, não posso terminar esta minha Nota sem uma palavra de saudade para com o José Cipriano. Figura de muitos conhecida, particularmente daqueles que frequentavam a Casa do Concelho de Tomar e que orientava o bar da nossa casa. Deixou-nos no passado dia 5 de Junho. Fica, desde já, a saudade.
À Família enlutada, os nossos sentimentos.

O diretor,
António Cândido Lopes Madureira

Novo comandante Miguel Novais apresentado ao Quadro de Honra dos Bombeiros do Município de Tomar

0

O comandante Miguel Novais reuniu recentemente com os elementos que integram o Quadro de Honra dos Bombeiros do Município de Tomar, numa iniciativa que teve como principal objetivo a apresentação de cumprimentos e o estabelecimento de uma relação de proximidade com aqueles que dedicaram parte significativa das suas vidas ao serviço da corporação e da comunidade.

Durante o encontro, cada um dos membros do Quadro de Honra teve a oportunidade de se apresentar ao novo comandante, partilhando o seu percurso enquanto bombeiro e a ligação que mantém à instituição. Este primeiro contacto permitiu dar a conhecer as diferentes gerações que ajudaram a construir a história dos Bombeiros do Município de Tomar, reforçando o sentimento de pertença que continua a unir estes homens à corporação.

O comandante Miguel Novais agradeceu os contributos e as palavras partilhadas durante o encontro, manifestando-se particularmente lisonjeado por se encontrar perante um grupo que reúne tantas décadas de dedicação, experiência e história ao serviço dos Bombeiros do Município de Tomar.

Destacou ainda a importância de preservar esta ligação ao Quadro de Honra, reconhecendo o valor do conhecimento, da memória e do legado que estes homens representam para a Instituição. Sublinhou igualmente que a história centenária dos Bombeiros do Município de Tomar foi construída por sucessivas gerações de bombeiros que, em diferentes épocas, contribuíram para o crescimento, afirmação e prestígio da corporação, sendo a sua força resultado dessa continuidade, do respeito pelo passado e da capacidade de cada geração acrescentar valor ao trabalho desenvolvido pelas que a antecederam.

Os elementos do Quadro de Honra manifestaram a sua permanente disponibilidade para continuar a acompanhar a vida da corporação, sublinhando que o corpo de Bombeiros foi e continuará a ser a sua casa. Uma mensagem que encontrou plena concordância por parte do comandante Miguel Novais, que reafirmou a sua vontade de fortalecer os laços entre a corporação e aqueles que fazem parte da sua história.

Mini BRIncka regressa à Junceira para a 11.ª Exposição de Construções LEGO

0

A Junceira, no concelho de Tomar, vai receber a 11.ª edição da Mini BRIncka, uma exposição dedicada ao universo LEGO que promete atrair visitantes de todas as idades entre os dias 17 e 19 de julho.

O evento decorre no Edifício da Associação, onde serão apresentadas diversas construções criadas com peças LEGO, demonstrando a criatividade e o talento de construtores e colecionadores. A iniciativa é já uma referência na região e tem vindo a consolidar-se como um ponto de encontro para fãs da marca e famílias que procuram uma atividade cultural e recreativa durante o verão.

A exposição estará aberta ao público na sexta feira, das 19h00 às 22h00, no sábado, das 15h00 às 22h00, e no domingo, das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

A organização está a cargo da Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Freguesia de Junceira, contando com o apoio da PLUG – Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO, do Município de Tomar e de diversas entidades e órgãos de comunicação social da região.

Além das construções expostas, a Mini BRIncka constitui uma oportunidade para promover o convívio entre entusiastas LEGO e dar a conhecer ao público o potencial educativo, artístico e criativo das famosas peças de construção.
A organização convida toda a população e visitantes a marcar presença naquele que promete ser mais um fim de semana repleto de imaginação, engenharia e diversão para toda a família.

China e Laos elevam parceria estratégica e projetam nova fase de cooperação bilateral

0

Visita de Estado de Thongloun Sisoulith à China culmina com o compromisso de aprofundar a comunidade de futuro partilhado entre os dois países e reforçar a cooperação em áreas estratégicas, da economia à inovação tecnológica.

A visita de Estado do Presidente do Laos e secretário-geral do Comité Central do Partido Revolucionário Popular do Laos, Thongloun Sisoulith, à China, entre os dias 2 e 6 de junho, ficou marcada pelo compromisso de ambas as partes em aprofundar as relações bilaterais e promover a construção de uma comunidade de futuro partilhado China-Laos para uma nova era e em todas as condições. A deslocação foi amplamente valorizada pelos dois países e acompanhada com interesse pela comunidade internacional.

A visita assumiu um significado particular por ter sido a primeira deslocação oficial ao estrangeiro de ThonglounSisoulith após a sua reeleição para os mais altos cargos do partido e do Estado laosianos. O encontro coincidiu ainda com o 65.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e com a celebração do Ano da Amizade China-Laos.

Num contexto em que ambos os países iniciam novos ciclos de planeamento estratégico para o desenvolvimento económico e social, com o arranque dos respetivos planos quinquenais, os líderes decidiram elevar o nível da relação bilateral, reafirmando o objetivo de construir conjuntamente uma comunidade de futuro partilhado para uma nova era e em todas as condições climáticas.

Durante os encontros realizados em Pequim, o Presidente chinês, Xi Jinping, defendeu a continuidade da orientação socialista, o reforço da cooperação mutuamente benéfica, o aprofundamento da amizade tradicional entre os dois povos e uma maior coordenação das políticas externas. Segundo analistas, estas orientações traçam o rumo para o desenvolvimento futuro das relações sino-laosianas.

A confiança política mútua continua a ser apontada como um dos pilares da relação bilateral. A China reiterou o apoio ao percurso de desenvolvimento do Laos, enquanto as autoridades laosianas reafirmaram a adesão ao princípio de Uma Só China e o apoio às iniciativas globais promovidas por Pequim.

A cooperação económica permanece igualmente em destaque. A China é atualmente o maior investidor estrangeiro no Laos e o segundo maior parceiro comercial do país. Em 2025, o comércio bilateral atingiu 9,82 mil milhões de dólares, representando um crescimento de 19,3% face ao ano anterior.

Entre os principais projetos de cooperação destaca-se a ferrovia China-Laos, considerada uma infraestrutura emblemática da Iniciativa Cinturão e Rota. Em mais de quatro anos de operação, a linha ferroviária registou mais de 100 mil viagens de passageiros, transportou mais de 73 milhões de pessoas e movimentou mais de 84 milhões de toneladas de mercadorias, consolidando-se como um importante corredor logístico e económico regional.

A inovação tecnológica foi outro dos temas em destaque durante a visita. Thongloun Sisoulith visitou instituições chinesas ligadas à robótica e ao setor aeroespacial, tendo contactado com projetos nas áreas da inteligência artificial, automação e tecnologia espacial. A imprensa laosiana sublinhou a crescente relevância das indústrias inovadoras na cooperação entre os dois países.

Nas conversações oficiais, ambas as partes manifestaram ainda a intenção de aprofundar a cooperação no âmbito do Corredor Económico China-Laos, acelerar a interligação ferroviária entre China, Laos e Tailândia e expandir parcerias em áreas tradicionais, como agricultura e energia, bem como em setores emergentes, incluindo inteligência artificial e economia digital.

No final da visita, os dois países divulgaram uma declaração conjunta sobre a construção de uma comunidade de futuro partilhado China-Laos para uma nova era e em todas as condições climáticas, estabelecendo um conjunto de medidas destinadas a reforçar a cooperação bilateral e a impulsionar novas oportunidades de desenvolvimento económico e regional.

Segundo a avaliação das autoridades chinesas e laosianas, as relações entre os dois países atravessam atualmente um dos períodos mais favoráveis da sua história, com perspetivas de aprofundamento da amizade tradicional e de expansão da cooperação em múltiplos domínios.

Texto ao abrigo do acordo com o Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China

 

Festa da Cereja da Cruz dos Canastreiros: uma boa aposta na venda e divulgação da cereja, com centenas de caixas vendidas

0

Decorreu na aldeia da Cruz dos Canastreiros, mais propriamente no antigo campo de futebol, promovido pela Junta de Freguesia do Beco, com o grande apoio da Câmara de Ferreira do Zêzere, que montou os stands e barracas de venda, mais uma edição, a primeira fora do centro da aldeia, da Festa da Cereja, que superou, segundo o executivo da junta, todas as expetativas.

Mal se saía da A13, na saída 22, na direção do Beco, e a 500 metros do local da feira, já havia fila de carros. Centenas de viaturas ao longo da estrada e dificuldade de estacionamento, dado não haver nenhum parque e os visitantes serem muitos, muitos mesmo. Só se viam pessoas com caixas de cerejas. Caixas essas oferecidas aos produtores pela Junta de Freguesia. O evento contou com o apoio do município ferreirense e destaca um dos produtos mais emblemáticos da região, tendo sido um dia de convívio, cultura e animação. A feira teve início às 14h00, com a abertura oficial, tasquinhas das associações da freguesia e venda de cerejas durante toda a tarde. Pelas 17h00, decorreram as atuações do Rancho Folclórico Lírios do Nabão e do Rancho Folclórico da Alegria, do Alqueidão de Santo Amaro.

António Freitas

Jéssica Pina atua na Adega Casal Martins no próximo Sons na Adega

0

A trompetista e cantora Jéssica Pina sobe ao palco da Adega Casal Martins, no concelho de Tomar, no próximo dia 6 de junho, às 18h00, para mais uma edição do projeto Sons na Adega. O concerto integra uma experiência que junta música, vinho e azeite, contando também com a presença do Azeite Templarium.

O evento é promovido pelo Município de Tomar e pelos Produtores de Vinho do Concelho de Tomar certificados pela CVR Tejo, numa iniciativa que pretende valorizar os produtos e os espaços vínicos da região através da cultura.
Conhecida pela fusão entre jazz, soul e música urbana, Jéssica Pina tem vindo a afirmar-se como uma das artistas portuguesas mais versáteis da atualidade. A artista participou na digressão mundial “Madame X”, de Madonna, e colaborou com nomes internacionais como Mikky Blanco e Brooklyn Funk Essentials. Em 2025 destacou-se também no Festival da Canção com o tema “Calafrio”.

O concerto terá lugar na Adega Casal Martins, projeto liderado pela enóloga Anca Martins, cuja produção vínica se tem destacado na região do Tejo. A organização descreve o espaço como um exemplo de dedicação e aposta na qualidade dos vinhos produzidos no concelho.

Os bilhetes têm o custo de 20 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Cine-Teatro Paraíso, entre terça-feira e sábado, das 15h00 às 18h00, e também através da plataforma BOL. O espetáculo tem uma duração prevista de duas horas.
A edição deste ano do “Sons na Adega” prossegue até dezembro, passando por vários espaços vínicos do concelho de Tomar. Entre os próximos concertos confirmados estão atuações de André Sardet, Resenha do Samba, ELAS e o Jazz, um tributo aos ABBA e Tatanka.

Autocaravanas “fugiram” de Tomar para concelhos vizinhos, alerta munícipe

0

O autocaravanismo em Tomar voltou a ser tema no período de intervenção do público da reunião da Câmara Municipal, a 1 de junho. O munícipe Vítor Santos questionou o executivo sobre o futuro desta oferta turística no concelho, depois de ter lido que a autarquia reuniu recentemente com três associações ligadas ao setor.
“Tomar está nulo em autocaravanas”, afirmou o autocaravanista há uma década, recordando que, no passado, o parque existente chegou a ter dezenas de veículos.

“Tem quatro onde havia 50”, disse. Vítor Santos, o antigo parque de autocaravanismo de Tomar chegou a estar “entre os 20 primeiros a nível europeu”, sendo procurado por autocaravanistas de países como Itália, França e Espanha.

O munícipe alertou que muitos autocaravanistas que antes pernoitavam em Tomar “fugiram” para outros concelhos da região: “Alcobaça, que tem parques de qualidade, para a Batalha, que tem um parque bom”, para Constância, Vila Nova da Barquinha, com paisagem natural elogiada, mas também para o Entroncamento ou Porto de Mós, enumerou.

Salão Internacional da Miniatura & Companhia regressa a Tomar no fim de semana de 6 e 7 de junho para a 4.ª edição

0

Entrevista: José António (RCT)

O Salão Internacional da Miniatura & Companhia regressa a Tomar nos dias 6 e 7 de junho para a sua quarta edição, consolidando-se como um dos principais encontros nacionais dedicados ao colecionismo e ao universo das miniaturas. A iniciativa decorre no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio e tem entrada gratuita.

Em entrevista à Rádio Cidade de Tomar e ao Jornal Cidade de Tomar, José Vaz, um dos organizadores do certame, recordou a génese do projeto, explicou a evolução do evento ao longo dos últimos anos e destacou as novidades preparadas para esta edição.

“Esta é uma história já com mais de 20 anos de participação em eventos do género, pelo país e não só”, referiu José Vaz, da organização do evento, explicando que a sua ligação ao colecionismo e às miniaturas remonta a mais de duas décadas.
A realização do salão em Tomar nasceu na sequência do Encontro de Colecionadores da cidade. Segundo explicou, durante uma visita ao evento, a então presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, mostrou interesse pelo universo das miniaturas e lançou o desafio de criar uma mostra dedicada a esta área.

“Lançou-me o desafio de realizarmos um evento do género na cidade. Na altura disse que sim, mas a ideia acabou por ficar quase esquecida”, recordou.

O projeto ganhou forma em 2023, numa primeira edição integrada no Encontro de Colecionadores organizado por Vítor Domingos. Apesar das limitações de espaço, a experiência revelou-se positiva. “Chegámos ao fim com saldo positivo”, sublinhou.
Nos anos seguintes, o certame autonomizou-se e cresceu significativamente.

Em 2024 teve como padrinho o piloto Joaquim Santos, falecido pouco antes do evento, e em 2025 decorreu já no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio, sob o apadrinhamento do piloto Santinho Mendes.

– Leia a entrevista completa na edição que está nas bancas.

Dona Céu, do ‘Chico Elias’, reconhecida como embaixadora da gastronomia tomarense

0

Num tempo em que a gastronomia tradicional enfrenta os desafios da modernidade e da uniformização dos sabores, a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas decidiu prestar homenagem a uma das figuras que, ao longo de décadas, ajudou a preservar a identidade culinária de Tomar. Maria do Céu Simões, rosto maior do histórico restaurante Chico Elias, foi distinguida pelo seu contributo para a valorização e divulgação da gastronomia nabantina, numa cerimónia marcada pela emoção e pelo reconhecimento de uma vida dedicada à cozinha tradicional portuguesa.

Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa
Tomar, 31 de maio do ano da Graça de N.º Sr. Jesus Cristo
“A história faz-se com documentos. Na ausência deles, especula-se, mas ficando invariavelmente refém das verdades. Pato com Migas, Coelho na Abóbora, Couves à D. Prior, são documentos de referência que marcam a imagem, sem perverter os princípios da gastronomia tradicional portuguesa, a partir da geografia, centrada na cidade de Tomar, que irradiou pelo mundo, da “taberna do Chico Elias”, na linhagem familiar, com talento e fogo de lenha.
Também as homenagens e reconhecimento se fazem em vida.
Por isso, Sr.ª D. Maria do Céu Pereira Simões, a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, alertada pela Confraria dos Templários da existência do “Chico Elias”, presta publicamente o seu reconhecimento ao contributo e trabalho esforçado, que permitiu elevar a gastronomia nabantina ao altar desejado do Património Gastronómico de Portugal”.
O presidente da Federação,
Alcides Nóbrega