18.6 C
Tomar
Início Site Página 34

Círio de Nossa Senhora Piedade cumpre a tradição a 13 e 14 de setembro

0

O Círio de Nossa Senhora da Piedade regressa no fim de semana de 13 e 14 de setembro próximo em Tomar, uma das mais antigas manifestações religiosas da cidade.

O momento alto tem lugar no domingo, dia 14 de setembro, na Mata dos Sete Montes, com a concentração, seguida do cortejo até à Praça da República para receber o Círio. Seguir-se-á a procissão até à Ermida da Nossa Senhora da Piedade, onde será celebrada missa e o tradicional leilão de fogaças.

Programa:

Sábado – dia 13 de setembro

19h00 – Recitação do Terço na Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

20h00 – Jantar na Ermida de Nossa Senhora da Piedade (é necessária a inscrição prévia). Momento musical por Ricardo Luíz e Joana Vieira.

Domingo – dia 14 de setembro

9h00 – Mata dos Sete Montes: concentração de cavaleiros, charretes, fogaças e banda.

9h30 – Saída do Cortejo (Praça Infante D. Henrique – Avenida Cândido Madureira – Praceta Alves Redol – Ponte Nova – Rua de Santa Iria – Rua Marquês de Pombal – Rua Serpa Pinto).

10h00 – Praça da República: entrega do Círio Procissão (Rua Silva Magalhães – Rua de Leiria – Rua Cónego Manuel Formigão).

11h00 – Missa Campal, no recinto da Ermida, presidida por D. Manuel Clemente, Patriarca Emérito de Lisboa e transmitida pelo facebook da Paróquia de Tomar, seguida de Leilão de Fogaças.

12h30 – Almoço, serviço de restaurante com porco no espeto

As inscrições para o jantar, levar ou ofertar fogaças, decorrem na Igreja de São João Baptista.

À semelhança de anos anteriores, todos os lucros obtidos revertem a favor das obras de manutenção da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

TAGUSVALLEY organiza workshop sobre criação de negócios alimentares em Abrantes

0
O TAGUSVALLEY Parque de Ciência e Tecnologia promove, no próximo dia 11 de setembro, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório de Abrantes, o workshop “Como iniciar o seu negócio de produção de alimentos”, uma iniciativa pensada para apoiar empreendedores, pequenos produtores e futuros empresários que pretendem entrar no setor agroalimentar.
O programa inclui temas centrais para quem deseja iniciar atividade nesta área, como o processo de licenciamento industrial, as normas de higiene e segurança alimentar, a adoção de boas práticas de produção e a análise de casos práticos inspirados em situações reais. A sessão contará com a participação de técnicos especializados, proporcionando um momento de esclarecimento, capacitação e partilha de experiências, com espaço para perguntas e interação direta com os formadores.
A participação no workshop é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia devido à limitação de lugares. A iniciativa integra a missão do TAGUSVALLEY de estimular o desenvolvimento de novos negócios no setor agroalimentar e de reforçar a qualificação dos empreendedores do Médio Tejo.
Inscrições e informações estão disponíveis em www.tagusvalley.pt.

Torres Novas promove 38.ª Feira Nacional dos Frutos Secos de 2 a 5 de outubro

0
De 2 a 5 de outubro, o centro histórico de Torres Novas volta a acolher a Feira Nacional dos Frutos Secos, que este ano cumpre a sua 38.ª edição. O certame terá lugar na Praça 5 de Outubro e na Praça dos Claras, reunindo cerca de 80 expositores de frutos secos e derivados, artesanato, produtos alimentares e restauração, num evento que afirma o concelho como “capital dos frutos secos”.
Com entrada gratuita, a feira alia tradição e inovação, valorizando a identidade local e promovendo o figo preto de Torres Novas como produto diferenciador. Além da componente expositiva, o programa oferece quatro dias de animação com música, teatro de rua, dança, magia e momentos de gastronomia, destacando-se concertos, noites de fado, atuações de ranchos folclóricos e um showcooking com a chef Bruna Simões.
O evento pretende dinamizar e dignificar o setor dos frutos secos, preservar saberes e sabores ligados à cultura rural torrejana e reforçar o papel do município como palco de iniciativas de âmbito nacional.

Entroncamento recebe Feira de Antiguidades e Velharias a 14 de setembro

0
A cidade do Entroncamento volta a acolher no domingo, 14 de setembro, a Feira de Antiguidades e Velharias, que terá lugar entre as 09h00 e as 18h00, na Praça Salgueiro Maia e na Rua Luís Falcão de Sommer. O evento reúne expositores e apreciadores de peças antigas, colecionáveis e objetos com história, promovendo a partilha cultural e o comércio tradicional.
Os interessados em participar como vendedores devem contactar o Gabinete de Turismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal do Entroncamento, através do email empresario@cm-entroncamento.pt ou pelo telefone 249 720 415.

3.º Círculo Emanifesto em Tomar aborda Marca Pessoal e Alta Performance com Patrícia Sampaio

0
A Fábrica das Artes, em Tomar, recebe no sábado, 27 de setembro, entre as 16h00 e as 19h00, o 3.º Círculo Emanifesto, dedicado ao tema “Marca Pessoal & Alta Performance”. A convidada especial é a judoca olímpica tomarense Patrícia Sampaio, que partilhará a sua experiência de vida e de carreira enquanto exemplo de determinação e superação.
O encontro pretende criar um espaço de partilha e desenvolvimento pessoal, pensado para todos os que desejam fortalecer a sua marca individual e alcançar maior desempenho nos seus projetos profissionais e pessoais.
A inscrição tem o custo de 10 euros e pode ser realizada através do email diana@emanifesto.pt ou do formulário disponível na bio do Instagram @emanifesto.pt.

São Silvestre recebe caminhada de 12 km no dia 14 de setembro

0
No próximo domingo, 14 de setembro, São Silvestre será palco de uma caminhada de 12 quilómetros, aberta a todos os interessados em desfrutar de um percurso saudável e descontraído. A concentração está marcada para as 08h45, na sede da ACD São Silvestre.
As inscrições podem ser feitas até quinta feira, 11 de setembro, pelo telefone 918 155 395 ou pelo e-mail acdsaosilvestre@gmail.com.
.

Projeto HEDGE digitaliza património do Convento de Cristo

0
Está em curso no Convento de Cristo o Projeto HEDGE, financiado pelo PRR, que visa a digitalização de bens culturais de museus e monumentos nacionais. A iniciativa recorre a diversas tecnologias, incluindo fotogrametria, microscanner e scanner de luz estruturada, com o objetivo de criar um acervo digital universalmente acessível, permitindo que o património cultural seja explorado e estudado de forma inovadora e inclusiva.

Exposição “Mudam-se os tempos, mudam-se as modas – Camões patente no Convento de Cristo até 12 de dezembro

0
Foi inaugurada na sexta-feira, 5 de setembro, a exposição “Mudam-se os tempos, mudam-se as modas – Camões e o vestir no tempo dos Descobrimentos”, integrada no evento LEVADA – Festival de Dança e Música Histórica Thomar.
A mostra pretende enriquecer a experiência cultural dos visitantes e destacar a importância do vestuário na compreensão e recriação histórica, inserindo-se nas comemorações do V Centenário do nascimento de Camões.
A iniciativa é promovida pela Thomar Honoris, em colaboração com o Museu Nacional do Traje e o Convento de Cristo, e estará patente até 12 de dezembro, convidando o público a descobrir como a moda refletia a sociedade e os costumes da época dos Descobrimentos.

NOTA DO DIRECTOR

0
A FESTA MERECE RESPEITO – 2
Retenho e recupero o que escrevi na passada semana sobre o respeito que a Festa Maior do nosso concelho nos deve merecer.
Naturalmente que esperava reações, favoráveis ou não, sobre o meu profundo sentimento do que entendo ser a Festa dos Tabuleiros. É, como bem se entende, a minha opinião pessoal sujeita a contradita, que respeito.
Todavia, este mesmo respeito para com a opinião de terceiros em minha opinião não deve ser exercida senão em termos de urbanidade, o que não sucedeu com a opinião de Luís Ferreira. Ou seja, em nenhuma parte a minha nota se dirigiu a terceiros. Foi uma manifestação sobre a não utilização da Festa em termos comerciais e políticos de que a Festa se deve afastar. Esta era, fundamentalmente, a razão da nota.
Ainda, a preocupação que sinto de tal ou tais utilizações poder fazer perigar um processo de candidatura que nos devia unir. Razão pela qual gostava, mesmo particularmente, que a equipa que preparou e apresentou a candidatura à UNESCO se tivesse manifestado. O que, infelizmente, não aconteceu por razões que desconheço, mas respeito. Talvez, tenham entendido que o silêncio, neste particular, é de oiro.
Ainda, não comungo com Luís Ferreira o que escreveu sobre o que expressei e sobre só os naturais de Tomar puderem opinar sobre, em geral, Tomar. Triste entendimento sobre o sentido de comunidade. E, lembro, que muitos dos que estabeleceram entre nós dedicaram a Tomar o seu saber, labor, sentido de cidadania. Mesmo ultrapassando os que naturais de Tomar nunca fizeram.
Finalmente, neste particular e muito pessoalmente, dou nota que exerci durante cerca de 12 anos mandato de membro da nossa Assembleia Municipal e durante 8 anos de Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João Baptista e de vogal da mesma assembleia. Acho que, como exercício cívico, estamos falados.
Por último, quanto ao carácter profano ou religioso da Festa dou nota de, durante muitos anos, anos de realização da Festa antes do 25 de Abril o Vigário de Tomar, de que recordo o Sr. Padre David Lopes Paixão, na 1.ª saída de coroas, em Domingo de Páscoa, este APENAS E SÓ levava a Coroa do Espírito Santo desde a saída da Igreja de São João à Travessa da Rua Serpa Pinto. Apenas, e só, um percurso de 100 metros. E, foi com João Borga e Mário Duarte que a intervenção da Igreja se tornou visível e atuante. Talvez fruto de uma aproximação do religioso ou profano. Não ficou mal quando enchemos a Festa como um agradecimento, na modernidade, ao Espírito Santo.
É esta a minha maneira de ver a Festa. Outras ou outros terão outra opinião. É salutar que, assim, seja finalizando, com esta nota, o meu entendimento sobre merecimento que a Festa deve merecer e, igualmente, com ânsia de ouvir repicar os sinos das nossas Igrejas e Capelas quando o tão ansiado reconhecimento da FESTA DOS TABULEIROS DE TOMAR for uma realidade. A Festa merece tratamento digno e condigno e o respeito daqueles que sobre ela se pronunciam.
Todavia, não quero terminar esta minha nota sem trazer ao conhecimento dos nossos leitores o respeito de quem nos vista deve merecer. Assim, é uma constante o estacionamento de autocarros de turismo no largo do Pelourinho. Já não falo da ideia da construção, no local, de uma rotunda, melhor de uma rotundazinha, que muito dificulta a manobra dos mesmos autocarros. Mas, ainda na passada 3.ª feira, assisti a este espectáculo – pára o autocarro, saem os visitantes e, de imediato, antes da visita aos monumentos localizados no centro histórico, procuram instalações sanitárias, se o autocarro não dispuser de tal equipamento. E, dirigem-se aos cafés, pastelarias, etc, existentes junto ao Largo do Pelourinho. Será razoável viver-se esta situação quando amiúde apresentamos Tomar como um destino turístico de eleição? Não será razoável, face à não actual utilização da conhecida Casa dos Pobres, de a Autarquia protocolar, com a Direcção daquela instituição, a possibilidade de haver instalações sanitárias de apoio ao turista naquele imóvel?
Fica a sugestão, naturalmente aberta à contradita.
O Director,
António Cândido Lopes Madureira

Vendedores do Mercado Municipal isentos de taxas em outubro

0
Os vendedores permanentes do Mercado Municipal de Tomar não vão pagar taxas no mês de outubro. A decisão foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de segunda-feira, 1 de setembro, tendo em conta os constrangimentos causados pela realização da Feira de Santa Iria, que ocupa parte significativa desse período. O presidente da autarquia, Hugo Cristóvão (PS), destacou que a medida pretende compensar os comerciantes pelos impactos diretos que o evento tem na sua atividade diária.