Câmara Municipal de Tomar disponibiliza balneários para apoiar população sem água a tomar banhos quentes
Disponibilizado espaço de coworking no Convento de São Francisco, para munícipes sem eletricidade
Município de Tomar ativou Plano Municipal de Emergência após a passagem da tempestade Kristin
O Município de Tomar ativou o Plano Municipal de Emergência e colocou o concelho em estado de alerta, na sequência dos danos provocados pela passagem da tempestade Kristin, que deixou um rasto de destruição generalizada em todo o território.
Segundo informação divulgada pela autarquia, registou-se “um cenário de grande devastação”, marcado pela queda de um elevado número de árvores, destruição de várias estruturas, derrocada de muros, acumulação de detritos e destroços nas vias públicas, bem como pela existência de estruturas em risco de queda. Esta situação está a condicionar a circulação rodoviária e obriga a cuidados redobrados por parte da população.
Ao nível dos serviços essenciais, praticamente todo o concelho ficou sem fornecimento de energia elétrica, à exceção da zona central da cidade. Verificaram-se ainda falhas generalizadas nas telecomunicações, tanto nas redes móveis como fixas, bem como constrangimentos no abastecimento de água, em parte resultantes da falta de energia nas estações elevatórias. De acordo com o município, os serviços de saúde mantêm-se a funcionar normalmente.
Até ao momento, não existe previsão para a estabilização do fornecimento de energia elétrica, face à dimensão dos estragos registados. As equipas da E-Redes encontram-se no terreno a desenvolver todos os esforços para a reposição do serviço.
No terreno estão igualmente mobilizados vários meios e entidades, nomeadamente os serviços municipais, a Proteção Civil, os Bombeiros com reforço proveniente da Área Metropolitana de Lisboa, as Juntas de Freguesia, a PSP, a GNR e os Sapadores Florestais. Estas equipas estão a trabalhar de forma contínua na remoção de obstáculos, sinalização de zonas perigosas e reposição gradual da normalidade, estando também assegurado o acompanhamento social às famílias que dele necessitem.
O município alerta ainda para a manutenção de condições meteorológicas adversas, com previsão de continuação de precipitação nas horas seguintes, o que dificulta os trabalhos em curso.
A autarquia apela à população para que evite deslocações desnecessárias, não circule em zonas com árvores caídas, detritos ou estruturas instáveis, permaneça, sempre que possível, em segurança nas suas habitações e siga rigorosamente as indicações das autoridades.
Face aos constrangimentos nas linhas fixas, o Município de Tomar recomenda a utilização preferencial dos contactos móveis 964 812 298 e 912 456 811, garantindo que continuará a acompanhar de forma permanente a evolução da situação, tendo como prioridade absoluta a segurança das pessoas, a proteção dos bens e a recuperação gradual da normalidade.
Câmara de Tomar aprova orçamento de 65,95 milhões de euros
Derrocada deixa duas famílias desalojadas na R. Voluntários da República
Cineteatro Ivone Silva esgota com a peça “Fios Soltos” do Rancho de Alviobeira
O Cineteatro Ivone Silva, em Ferreira do Zêzere, recebeu no passado dia 24 de janeiro, pelas 21h30, a peça “Fios Soltos”, uma produção do Rancho Folclórico de Alviobeira, apresentada a convite e com o apoio da Fundação Maria Dias Ferreira.
O espetáculo explora histórias, momentos e memórias que permanecem – ora nítidas, ora distorcidas – refletindo sobre a vulnerabilidade na velhice e o poder da memória. O texto e a direção estiveram a cargo de Manuela Nunes, com os elementos do rancho a interpretarem os seus papéis com assinalável desempenho, destacando-se a interpretação principal de Gisela Miranda.
O espetáculo registou lotação esgotada, numa vila com forte tradição cultural e teatral, evidenciada, entre outros exemplos, pelas produções de Manuel Diogo e pelas interpretações da Filarmónica de Ferreira do Zêzere.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal
António Freitas
Unidades Móveis de Proximidade vão reforçar cuidados de saúde no Médio Tejo
Diálogo e cooperação com a China ganham centralidade na agenda internacional
O reforço dos contactos políticos e económicos entre a China e diversos países, evidenciado por recentes visitas oficiais e debates em fóruns internacionais, reflete uma tendência global de aposta no diálogo e na cooperação com a segunda maior economia do mundo.
Nos últimos dias, o diálogo entre a China e a comunidade internacional tem vindo a intensificar-se. Há cerca de dez dias, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, realizou uma visita oficial ao país, durante a qual foram assinados vários documentos de cooperação bilateral. Pouco depois, no Fórum Económico Mundial de Davos 2026, na Suíça, a chamada “oportunidade chinesa” destacou-se como um dos temas amplamente debatidos. A partir deste domingo (25), o primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, liderará igualmente uma delegação de dirigentes empresariais à China, sinalizando a vontade de aprofundar as relações económicas e comerciais entre as duas partes.
Este crescente interesse em desenvolver diálogos com a China insere-se num contexto internacional marcado por incertezas. No Fórum de Davos, um relatório divulgado antes da abertura do evento apontou o confronto geoeconómico como o principal risco global em 2026. Sob o lema “O Espírito do Diálogo”, o encontro refletiu a aspiração da comunidade internacional por maior cooperação e superação de divergências. Enquanto segunda maior economia do mundo, a China tem vindo a afirmar-se como um parceiro relevante para um número crescente de países.
As quatro proposições apresentadas pela China em Davos — defesa firme do livre comércio, promoção do multilateralismo, cooperação de benefício mútuo e respeito recíproco com consulta em pé de igualdade — foram interpretadas como um contributo de estabilidade num contexto global volátil, reforçando a perceção internacional da China como um parceiro fiável, estável e aberto.
No plano político, a China tem reiterado o seu compromisso com a promoção da globalização económica. Em Davos, o país voltou a sublinhar a importância do desenvolvimento de qualidade, da ampliação da abertura a um nível elevado e da construção de uma globalização económica mais inclusiva e equilibrada.
Paralelamente, a solidez da base económica chinesa tem contribuído para reforçar a confiança na recuperação da economia mundial. Em 2025, o Produto Interno Bruto da China ultrapassou, pela primeira vez, os 140 biliões de yuans, com um crescimento anual de 5%, mantendo-se como um dos principais motores do crescimento económico global.
A China mantém relações comerciais com mais de 240 países e regiões, tendo registado crescimento da balança comercial com mais de 190 parceiros. Nos últimos cinco anos, o volume acumulado de importações de bens e serviços ultrapassou os 15 biliões de dólares, enquanto o investimento chinês no exterior gerou mais de 300 mil milhões de dólares em receitas fiscais para os países de destino.
Com o início do 15.º Plano Quinquenal, em 2026, a China reafirma a sua estratégia de abertura ao exterior, apresentando novas oportunidades de cooperação internacional e partilha dos benefícios do seu desenvolvimento económico.
Publicidade: Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China
“Juntos pelos Nossos 2025” entrega quatro mil euros a instituições do concelho de Tomar
Tertúlia comemorativa dos 163 anos do General Bernardo de Faria realiza-se domingo em Alviobeira
O Museu Rural e Etnográfico de Alviobeira (MREA) promove, no próximo domingo, dia 25, entre as 15h00 e as 17h00, a 2.ª Tertúlia Comemorativa dedicada ao General Bernardo de Faria e Silva, por ocasião dos 163 anos do nascimento desta figura histórica natural daquela freguesia.
A iniciativa assinala a efeméride celebrada no passado dia 12 de janeiro e pretende homenagear um dos mais ilustres filhos de Alviobeira, cuja relevância marcou a história local e nacional. A tertúlia terá lugar nas instalações do museu e é aberta à participação da comunidade.
Segundo a organização, o objetivo passa por dar continuidade a uma tradição instituída pelo MREA, valorizar a memória e o legado do General Bernardo de Faria e Silva, bem como promover a partilha de estórias e memórias associadas à identidade local. A iniciativa pretende ainda reforçar o espírito comunitário e a valorização do património histórico da freguesia.
A entrada é livre, sendo o convite extensivo a todos os interessados em associar-se à comemoração.









