16.9 C
Tomar
Início Site Página 15

Tomar diz sim à Festa dos Tabuleiros 2027 e elege Mário Formiga como mordomo

0

Tomar disse sim à realização da Festa dos Tabuleiros em 2027 e elegeu Mário Formiga como mordomo, na sequência da reunião do povo realizada no dia 20 de abril de 2026, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e posteriormente na Praça da República, devido à elevada participação popular.

A sessão, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, registou uma forte adesão da população, o que levou à transferência do encontro para a Praça da República, onde se concentrou uma grande multidão num ambiente de participação cívica e decisão comunitária.

No decurso da reunião, os presentes pronunciaram-se favoravelmente à realização da Festa dos Tabuleiros em 2027, decisão tomada por ampla manifestação de apoio.

Hospital de Tomar realiza primeira cirurgia urológica assistida por robôt

0

O Hospital de Tomar realizou na quarta-feira, dia 15, a primeira intervenção urológica assistida por robôt na região do Médio Tejo, marcando o arranque de uma nova fase na prestação de cuidados de saúde diferenciados pela Unidade Local de Saúde do Médio Tejo.

A cirurgia consistiu numa prostatectomia radical – procedimento utilizado no tratamento do cancro da próstata – e foi conduzida por uma equipa liderada por João Carlos Dias, diretor do Serviço de Urologia, que recentemente concluiu formação especializada na Bélgica no âmbito da implementação desta tecnologia.

Segundo o responsável, a introdução da cirurgia robótica representa “um momento de grande entusiasmo”, destacando que esta técnica permite maior precisão cirúrgica e melhores resultados clínicos, particularmente em contexto oncológico.

– Notícia desenvolvida na edição semanal

Tomar decide a 18 de abril Festa dos Tabuleiros de 2027

0

 

O Povo de Tomar reúne-se no sábado, dia 18 de abril, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para decidir sobre a realização da Festa dos Tabuleiros de 2026 e eleger o mordomo responsável pela organização do evento.

A convocatória foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal na reunião de segunda-feira, 6 de abril. “Como é de esperar, está-se a aproximar o momento de chamar o povo para decidir se há festa e também eleger o mordomo. A proposta é que esta convocatória para tomar estas duas decisões aconteça no dia 18 de abril, às 18 horas”, referiu.

A iniciativa dá continuidade a uma tradição secular que assinala o arranque de uma das mais emblemáticas festividades do país. Caberá à população pronunciar-se sobre a realização da festa e escolher a figura que irá liderar a sua preparação.

Mário Formiga, mordomo da última edição, realizada em 2023, já manifestou disponibilidade para voltar a assumir a função. A eleição poderá também recair em Francisco Madureira, ligado há mais de 30 anos consecutivos à Comissão da Festa dos Tabuleiros.

A decisão do Povo constitui um momento simbólico e determinante no ciclo desta celebração, que mantém raízes históricas profundas em Tomar e continua a atrair centenas de milhares de visitantes.

Município de Tomar inicia remoção de amianto espalhado pelas freguesias

0
A presença de materiais com amianto espalhados por várias freguesias de Tomar, na sequência de intempéries recentes, motivou um alerta na reunião de Câmara de segunda-feira, 6 de abril, tendo o executivo anunciado que já arrancaram os trabalhos de remoção.
Durante a reunião, o vereador do PS, José Delgado, chamou a atenção para os riscos de saúde pública associados ao amianto, referindo que, após os estragos provocados pelo mau tempo, existem chapas de fibrocimento dispersas e acumuladas em diversas zonas do concelho.
Sublinhou ainda que uma nova diretiva europeia, atualmente em fase de implementação, prevê limites de exposição significativamente mais baixos, reforçando a necessidade de intervenção. “Fiz uma visita pelas nossas freguesias e as espalhas de fibrocimento estão espalhadas por muitas zonas. E não há forma de resolver isto se não houver uma ação concertada”, disse.
De acordo com o vereador, muitas destas estruturas contêm entre 10% a 15% de amianto e que a sua manipulação ou degradação pode libertar fibras perigosas, associadas a doenças graves, incluindo vários tipos de cancro. O vereador defendeu, por isso, a criação de uma resposta organizada e urgente, com envolvimento das juntas de freguesia, para identificar e recolher estes materiais de forma segura.
“Está na hora de tomar uma ação no sentido de recolher o amianto espalhado, porque o que vi é que as pessoas estão a amealhar essas chapas de fibrocimento e esse amianto ao fim de alguns anos pode provocar cancro e a morte. O amianto está espalhado. Há que criar uma empreitada com carácter de urgência para fazer a recolha”, disse.

Centro Social de Além da Ribeira celebrou 21 anos de atividade

0
O Centro Social e Paroquial de Além da Ribeira, de Tomar, comemorou no domingo, 12 de abril, 21 anos de existência, com a presença de mais de 130 pessoas que se juntaram num almoço de convívio, entre as quais, o presidente do município, Tiago Carrão e o presidente da União de Freguesias Além da Ribeira e Pedreira, Jorge Graça. A instituição conta, atualmente, com 18 colaboradoras e dá apoio a 40 idosos, nas valências de centro de dia e apoio domiciliário.
A história do Centro Social Paroquial de Além da Ribeira (CSPAR) é já muito antiga. Uma família ofereceu uma casa da habitação, pedindo em troca poder usufruir do espaço, continuando a habitar na sua residência. A ideia do casal era que a sua antiga casa se transformasse num Centro de Dia ou num Lar, mas a burocracia foi tão longa que o último dos dois parceiros acabou por falecer 12 anos antes da abertura do mesmo. Todo o processo burocrático e logístico levou cerca de 20 anos a ser executado.
– Notícia desenvolvida na edição semanal
Manuel Subtil

Festa dos Tabuleiros: aproxima-se o dia da grande decisão, há dois candidatos a mordomo

0
A população de Tomar reúne-se no próximo sábado, dia 18 de abril, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para decidir a realização da Festa dos Tabuleiros em 2027 e eleger o respetivo mordomo, função à qual se candidatam Mário Formiga e Francisco Madureira.
A sessão, convocada pela Câmara Municipal de Tomar e conduzida pelo presidente Tiago Carrão, seguirá o modelo tradicional. Numa primeira fase, os tomarenses serão chamados a pronunciar-se sobre a realização da festa, decisão que se prevê consensual, mantendo-se a periodicidade de quatro em quatro anos.
Segue-se a escolha do mordomo, responsável pela organização do evento, num momento que deverá concentrar maior atenção. Mário Formiga, que desempenhou o cargo na edição de 2023, assumiu a disponibilidade de voltar a apresentar-se a sufrágio e também Francisco Madureira declarou que “sim, estou disponível”. Ambos estão ligados à festa há mais de 30 anos.
De acordo com o procedimento habitual, o presidente da autarquia questionará o presente sobre eventuais auto-propostas. Confirmando-se apenas os dois candidatos, a escolha será feita por votação de braço no ar.
A reunião deverá contar com forte participação popular, à semelhança de ocasiões anteriores. Caso seja confirmada a realização da festa, o momento será assinalado com o lançamento de foguetes, oficializando a edição de 2027.
Nas mensagens divulgadas publicamente nas suas redes sociais, os dois candidatos sublinham o carácter coletivo da Festa e as motivações da sua candidatura. Mário Formiga escreveu que: a Festa dos Tabuleiros é do Povo – sempre foi, sempre será. Se for essa a vossa decisão, assumirei com muito orgulho e um profundo sentido de responsabilidade a missão de voltar a ser Mordomo”.
Já Francisco Madureira referiu que “o compromisso e empenho que hoje declaro são de trabalho, de dedicação constante, de promoção da partilha sem exclusões, de respeito pelo coletivo e pela dignidade da Festa dos Tabuleiros, bem como de dignificação do seu legado e da sua preservação para as gerações futuras, celebrando o espírito de união com que a Festa nos abraça”.

MultiOpticas de Tomar celebra 25 anos com aposta contínua na inovação e atendimento humanizado

0
A loja MultiOpticas de Tomar celebrou, no passado dia 5 de abril, 25 anos de atividade, assinalando um percurso marcado pela expansão, adaptação constante ao mercado e por uma forte aposta na proximidade com os clientes, colocando as pessoas no “centro”.
Carla Dias Crispim, gerente da empresa, destaca que a aposta constante na inovação é também um fator de sucesso que pode explicar a longevidade do negócio. “Uma das razões do nosso sucesso é que nós estamos sempre a nos reinventar e isso faz-nos ter sempre um ar fresco e atual e isso permite-nos crescer”, atesta.
Aberta em 2001, na Alameda Um de Março, a loja de Tomar foi a primeira de um percurso que viria a estender-se a sete estabelecimentos na região do Médio Tejo, incluindo Ourém, Abrantes e, mais recentemente, Almeirim. Segundo Carla Dias Crispim, a escolha de Tomar revelou-se “definitivamente acertada”, permitindo consolidar um modelo de negócio que cresceu de forma sustentada ao longo dos anos.
A loja vende produtos óticos desde sempre e, ao longo de 25 anos, foi alvo de várias remodelações, acompanhando as tendências do retalho e as necessidades dos consumidores. “Os clientes que nos acompanham desde 2001 reconhecem que a loja não tem nada a ver com aquilo que era, porque nestes 25 anos fizemos três remodelações. A única coisa constante são alguns dos colaboradores que ainda mantemos”, refere a responsável, sublinhando a importância de manter uma imagem atual e dinâmica.
Exemplo disto mesmo é Teresa Pesqueiro, funcionária na Multiopticas de Tomar desde a sua abertura, conhecida pelo sorriso aberto com que recebe os clientes. Aliás, neste estabelecimento, a simpatia e o bom acolhimento são característicos reconhecidas por quem ali entra, muitos já tratados pelo nome.
– Leia a entrevista na próxima edição semanal

“Invisible Talks” promovem inclusão e dão visibilidade à incapacidade invisível no Médio Tejo

0

 

A CIM Médio Tejo está a dinamizar a iniciativa “Invisible Talks | Capacitar para a Inclusão”, com o objetivo de sensibilizar e capacitar a comunidade para os direitos, a autonomia e a cidadania plena das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PCDI).

As sessões “A1 | Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, com uma duração de 12 horas, decorrem entre março e junho nos 11 municípios da região. A iniciativa dirige-se a pessoas com deficiência, famílias, profissionais e agentes dos setores público, social e privado, promovendo a partilha de experiências e o debate.

Centradas na temática da incapacidade invisível, entendida como um conjunto de condições de saúde físicas, mentais ou sensoriais não imediatamente percetíveis, estas sessões pretendem reforçar a participação cívica das PCDI, bem como contribuir para a definição de estratégias inclusivas e a adoção de boas práticas em diferentes contextos sociais, institucionais e profissionais.

As primeiras sessões realizaram-se em março, nos dias 19 e 20, em Torres Novas, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e nos dias 26 e 27, em Ferreira do Zêzere, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Até junho, estão previstas nove sessões nos restantes municípios da região. Em abril, as ações decorrem nos dias 9 e 10, em Ourém, no Auditório da StartUp; nos dias 16 e 17, em Constância, na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill; e nos dias 23 e 24, em Mação, no Auditório Elvino Pereira da Biblioteca Municipal. Em maio, as sessões têm lugar nos dias 7 e 8, em Sardoal, no Centro Cultural Gil Vicente; nos dias 14 e 15, em Vila Nova da Barquinha, no CAIS – Espaço Empresarial; nos dias 21 e 22, em Alcanena, no Auditório da Câmara Municipal; e nos dias 28 e 29, no Entroncamento, no Centro Cultural. Já em junho, as últimas sessões estão agendadas para os dias 18 e 19, em Abrantes, e 25 e 26, em Tomar, estando os locais ainda por confirmar.

A participação é gratuita, mediante inscrição online, sendo que os formulários para cada sessão são disponibilizados dias antes da sua realização.

A iniciativa integra a candidatura Pessoas 2030 – Capacitação de Públicos Estratégicos para a Cidadania e Inclusão, enquadrada pelo Referencial do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIC), aprovado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, e articulada com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025.

Tomar acolhe a Presidência Aberta: o Presidente da República instala-se na cidade durante uma semana

0

A cidade de Tomar foi escolhida como sede da primeira Presidência Aberta do Presidente da República, António José Seguro, que decorrerá entre os dias 6 e 10 de abril. A iniciativa, centrada na zona centro do país, abrange os distritos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém, severamente afetados pelas intempéries das últimas semanas, e tem como objetivo ouvir as populações e acompanhar de perto os processos de recuperação dos territórios sinistrados.

A escolha de Tomar como base de operações do Chefe de Estado ao longo de toda a semana é um reconhecimento da centralidade e da capacidade de acolhimento do nosso concelho, mas também do dinamismo com que o município tem respondido aos desafios colocados pelas intempéries e aos compromissos de desenvolvimento e resiliência que tem assumido perante os seus cidadãos.

“É uma honra enorme receber o Presidente da República em Tomar, e fazê-lo durante uma semana inteira. Esta presença diz muito sobre o que Tomar representa na região, e aproveitaremos cada momento para lhe dar a conhecer a realidade do nosso território”, afirmou Tiago Carrão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar.

Para além da resposta aos impactos da tempestade, que continuam a exigir acompanhamento próximo, o autarca pretende colocar na agenda um conjunto de temas estratégicos que marcam o presente e o futuro do município. “Vamos falar sobre o rio Nabão e o que é preciso fazer para o devolver à cidade e às pessoas. Vamos falar sobre a Mata Nacional dos Sete Montes, sobre a execução do PRR e sobre um problema que afeta diretamente a qualidade de vida dos nossos munícipes: as perdas de água na rede de Mendacha. São temas que merecem atenção nacional, e esta é a oportunidade de os colocar ao mais alto nível”, sublinhou Tiago Carrão.

A Presidência Aberta é uma iniciativa com uma longa tradição na democracia portuguesa, que coloca o Chefe de Estado em contacto direto com os territórios e as suas gentes. Tomar recebe esta visita com abertura, orgulho e a determinação de quem tem muito para mostrar.

Paixão” mobilizou mais de 200 pessoas e esgotou com 640 espectadores em Tomar

0

A encenação de “Paixão”, dirigida por Carlos Carvalheiro e concretizada pelo grupo Fatias de Cá, em parceria com várias entidades, (destacando a RFE Alviobeira, a Universidade Senior de Tomar e a Comissão de Festas da Senhora da Piedade), bem como grupos informais, mobilizou mais de duas centenas de participantes e esgotou a totalidade dos lugares disponíveis, no domingo, dia 29 de março, em Tomar.

O espetáculo ocupou ruas, largos e edifícios da cidade ao longo de várias cenas, propondo um percurso imersivo que envolveu diretamente o público.

Em Tomar, a mobilização coletiva em torno de acontecimentos culturais não é um fenómeno recente. Faz parte de uma prática enraizada, visível em momentos de grande escala e forte envolvimento comunitário.

O que esta edição de “Paixão” veio confirmar – numa outra dimensão – foi a continuidade dessa capacidade. A concretização de um projeto desta natureza implicou várias semanas de preparação, ensaios e coordenação, exigindo uma organização rigorosa e a articulação de diferentes agentes.

Texto: Alexandra Azevedo de Carvalho
Foto: Nuno Garcia Lopes