A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer positivo ao Estudo Hidrológico e Hidráulico do rio Nabão promovido pela Câmara de Tomar, um documento estratégico que irá permitir, para além da salvaguarda das questões ambientais, a aprovação de alguns projectos que estavam parados no tempo, desde logo a criação de um Parque de Feiras em Marmelais.
Recorde-se que o Nabão é considerado como um rio com risco de cheia rápida e, por isso, estavam definidas quotas máximas que influenciam toda a envolvência do leito. A obra no Flecheiro permitiu criar uma bacia de retenção, assim como, agora, já há uma conduta que canaliza as águas pluviais da área de São João Batista para São Lourenço. Ou seja, o risco de cheia diminuiu de forma significativa.
Hugo Cristóvão, presidente da Câmara de Tomar, apresentou o processo em recente sessão do executivo, documento esse aprovado por unanimidade, reforçando que a “luz verde” da APA possibilita, agora, avançar para a concretização de projetos que estavam na gaveta.
“Aguardávamos há um ano pelo parecer da APA relativo ao estudo hidráulico que fizemos para o Rio Nabão, em função daquilo que foram as obras que fizemos no Flecheiro, que nos garante a redução das quotas máximas de cheia por via dessa obra, muito importante para podermos avançar não só com a conclusão da revisão do Plano de Pormenor do Flecheiro mas, com isso também, viabilizar um conjunto de investimentos públicos e privados, acima de tudo privados, que têm estado dependente desta definição da lista de quota máxima. Esse parecer chegou e é positivo. Finalmente temos esta boa notícia”, disse.
– Notícia desenvolvida na próxima edição semanal