Cerimónia em Tomar assinala entrega do Estandarte Nacional à 18.ª Força destacada para República Centro-Africana
O Regimento de Infantaria n.º 15, em Tomar, acolheu na quarta-feira, 19 de novembro, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à 18.ª Força de Reação Rápida (QRF) Conjunta, que será projetada para a República Centro-Africana ao serviço da missão das Nações Unidas MINUSCA – Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic. A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão.
O evento marcou o culminar de cinco meses de aprontamento da força, iniciados a 2 de junho, envolvendo uma preparação operacional intensa, exercícios táticos e certificação final no exercício “Bangui 252”, que decorreu entre 3 e 7 de novembro, nas regiões de Tancos, Constância e Vila Nova da Barquinha. A força, composta por 215 militares (202 masculinos e 13 femininos), entre 23 oficiais, 56 sargentos e 136 praças, integra elementos do Exército e da Força Aérea, destacando-se o 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista como núcleo principal.
A 18.ª QRF assumirá, em Bangui, capital da República Centro-Africana, o papel de força de reação rápida sob comando operacional da MINUSCA, substituindo a 17.ª QRF atualmente em missão. Atuará como elemento de intervenção imediata em todo o território, desempenhando tarefas essenciais à estabilização e segurança de populações civis.